Last Updated on: 30th agosto 2021, 06:25 pm
A sala pode ser um dos espaços mais vistosos na casa do arquiteto Fabio, construída do zero e de forma tão detalhada que se assemelha ao processo de um artesão. Só que é na cozinha que a mágica acontece: “A casa oferece vários momentos prazerosos, mas talvez uma das coisas que mais curto é receber os amigos para cozinharmos e ficar ouvindo música”, ele diz. Integrada com os demais ambientes, a área reservada para as experiências gastronômicas do morador é definida por ele como um “grande armário de farmácia antigo”, em estrutura de ferro enferrujada e bancada de ardósia. Outro detalhe que não passa despercebido é a janela redonda novamente: durante a noite, as luzes da cidade viram um pano de fundo especial.
A cozinha, feita para receber pessoas e compartilhar momentos, divide espaço com a parte mais reservada da casa: o quarto. Na realidade, os cômodos possuem a mesma estrutura de armário, que é dupla face. Por isso, o lugar de descanso do Fabio não é totalmente fechado, uma novidade que ele adora: “O que cria o ambiente do quarto é o armário da cozinha e o guarda-roupas, ambos descolados do teto. É muito diferente, até hoje sempre fico fascinado com esse cômodo, realmente inusitado”, revela.
O clima de mistério para descobrir o que há do outro lado dos armários vale a pena quando uma segunda área ao ar livre se revela ali. O lugar é uma espécie de varanda para o quarto, feita para o morador descansar na rede ou aproveitar um tempo relaxando no ofurô – dois itens indispensáveis na rotina de Fabio: “O interessante desse espaço é que ele está sobre uma laje. Ou seja, sem terra direta do solo. Mas mesmo assim, com cachepôs, vasos e muitas plantas, nem parece que não estamos em solo. É bastante aconchegante”, conta. Além disso, toda a vegetação foi pensada pela perspectiva de quem está dentro do ofurô, como uma forma de criar mais privacidade. O mesmo acontece com o banheiro todo envidraçado que possui ligação direta com o ambiente.
A varanda também é o lugar mais ocupado pelos pets. Apesar de toda a casa ser integrada e ter muita fluidez, o quarto foi projetado com um pouco menos de espaço interno para que os cachorros pudessem aproveitar melhor esse segundo jardim: “Deu muito certo, eles adoram ficar lá. Inclusive, tem um acesso secreto para poderem ir até essa parte quando a casa está fechada por causa do frio, por exemplo”.
Espaços bem resolvidos, repletos de detalhes e desenhados com originalidade se misturam com móveis garimpados e com todos os materiais que o morador reutilizou enquanto demolia a antiga construção do terreno. Com um projeto marcado pela liberdade de criação e paciência com o tempo, a casa do mineiro Fabio surgiu como um oásis no meio de São Paulo, transbordando personalidade. E essa característica, todo mundo nota: “Quem me conhece e visita a casa não tem dúvidas, ela é a cara do Fabio. Então, entendo que meu objetivo foi cumprido”.
O arquiteto faz questão de afirmar que o seu abrigo é exatamente como ele sonhava, indo além na definição do que é esse sonho e do que é vivenciar um lugar que pode ser chamado de lar: “Não quero parecer com nada nem seguir nenhuma tendência, quero que meu espaço reflita meu jeito e quero me sentir bem nele”. Sem dúvida, o morador chegou onde queria. E quem pode afirmar isso é a própria casa – toda a energia e afeto depositados nela deixam em evidência essa grande realização de Fabio.
Texto por Natália Pinheiro | Fotos por Rafaela Paoli
Isso que é um lar. Maravilhoso!! Infelizmente, a arquitetura pasteurizou os projetos.
É maravilhosa!! Cheio de histórias, com personalidade e atemporal!! Única!! Casa tem q ser assim…
AMEI
Uma das casas mais incríveis que eu já vi por aqui, amei a profusão de plantas, os tijolinhos e os enfeites sob a mesa de jantar.
Realmente essa casa é especial demais!
Acho que essa é a casa mais linda que eu já vi aqui, e olha que já vi muitas! Incrível!
Ah, que legal que adorou!!
É super interessante né? Muito especial.
Eu estou apaixonada *–* cada cantinho é lindo D++
Por favor mostrem casas de vila. Minha paixão!
Oi, tudo bom? De tempos em tempos mostramos por aqui.
Seguem alguns links para te inspirar:
– https://www.historiasdecasa.com.br/2020/11/23/casa-de-vila-colorida-com-jardim-decoracao-1/
– https://www.historiasdecasa.com.br/2020/09/21/casa-de-vila-com-clima-industrial-e-paredes-coloridas/
– https://www.historiasdecasa.com.br/2020/08/17/as-delicias-de-uma-casa-de-vila-capitulo-1/
– https://www.historiasdecasa.com.br/2018/09/27/casa-de-vila-que-e-puro-aconchego/
– https://www.historiasdecasa.com.br/2019/05/13/casa-que-abraca-capitulo-1/
– https://www.historiasdecasa.com.br/2020/10/19/uma-casinha-de-vila-compartilhada-entre-irmas/
– https://www.historiasdecasa.com.br/2017/01/30/casa-de-vila-encantada-decoracao-1/
Essa casa é mágica, conseguiu superar a outra casa dele que também é encantadora.
Deve ser um privilégio imenso morar numa casa como essa. Parabéns ao proprietário e parabéns à voces pelas matérias, cada vez melhor. .
Oi Helena, tudo bom?
Linda demais a casa, né? E olha que a antiga era super especial também.
É muito talento do morador para conseguir fazer projetos tão únicos!
Parabéns pela sensibilidade, você conseguiu uma casa com alma, a sua alma. Deve ser muito reconfortante e seus cães me parecem privilegiados .Só posso te desejar uma boa vida, você merece!!!
De todas as casas que já vi com vocês essa é a mais original, única que por si só emana uma boa energia mesmo vendo a distância. PARABÉNS!
Ah, que demais!! Essa casa é suuuper especial mesmo.
Nós também amamos. 🙂
Olá, boa tarde!
Parabéns pela matéria.
Sabem dizer onde ele comprou/fez os canteiros portáteis cinzas?
Oi, tudo bom?
Os canteiros ele mandou dobrar em uma serralheria, depois impermeabilizou e pintou.
Beijos
Essa casa é inacreditável, mágica…
Que casa mais linda! Um recanto, imagino o prazer do dono em morar aí…
Que riqueza desse cantinho!!!!
A casa que a gente pensa: – Como é que eu não pensei nisso antes. Quero morar ai.
Que casa linda! Repleta de encantos.