Quem chega ao apartamento da arquiteta Daniele e do administrador Bruno  é logo recebido com um sorriso no rosto e uma decoração que encanta os olhos. De uma só vez, o espaço integrado da sala e da cozinha se revela sem cerimônia, mostrando que nessa casa a interação com as pessoas vem em primeiro lugar. Antes da reforma que deu origem a esse ambiente multifuncional e repleto de detalhes especiais, o apê de 95m² era muito diferente, com cômodos bem apertados e escuros, por isso as mudanças realizadas por Dani e Beatriz Ottaiano, sua sócia no escritório Doob Arquitetura, foram essenciais.

“Muitas paredes foram abaixo e a integração dos ambientes trouxe uma amplitude ao apartamento e definitivamente uma outra dinâmica no dia a dia da casa. Não importa o que cada um esteja fazendo: cozinhando, vendo tv, sentado na sala de jantar… agora é possível interagir e conversar de todos os espaços, assim a família fica mais unida e ninguém fica de fora”, Dani explica. Um dos principais desejos da arquiteta para seu novo endereço era ter uma cozinha que fosse vista como o coração da casa, então ela não poderia ser apenas funcional, mas também aconchegante e muito convidativa.

Dani queria que em sua casa o ato de cozinhar realmente fosse um evento que unisse as pessoas, e ela conseguiu. A grande bancada em U dá o apoio necessário ao ‘chef da vez’, além de permitir que os amigos e familiares fiquem ali por perto batendo papo ou dando seus pitacos nas receitas. “A decisão de roubar um espaço do antigo dormitório de serviços para embutir a geladeira também foi muito assertiva e liberou uma circulação mais livre na cozinha. De quebra, ainda conseguimos colocar o nosso barzinho e a cristaleira na área que sobrou e hoje fica virada para a sala”, ela fala.

A reforma também englobou a troca dos revestimentos de todo o apê, então a moradora pôde começar praticamente do zero, escolhendo materiais que faziam seu coração bater mais forte. “Sou muito fã do trabalho do Athos Bulcão e aquele azul e branco sempre me chamou a atenção, além de amar arte concretista brasileira. Quando vi o azulejo da Lurca nesses tons, foi amor à primeira vista. Sabia que todas as outras escolhas seriam secundárias e que ele seria o painel de entrada da cozinha”. De fato, é impossível entrar no apartamento e não notar a estampa divertida dos azulejos.

Apesar de estarem no apê há apenas 2 anos, Dani e Bruno já possuem uma coleção de histórias legais para contar sobre seu lar – e muitas vezes elas ganham vida por meio de objetos e quadros, como a gravura de Hércules Barsotti na sala de jantar. A obra foi um presente de casamento dos pais da moradora e traz uma linda dedicatória no verso da moldura. Na sala, a estante com nichos vazados também está cheia de lembranças: um vaso feito à mão pelo avô de Dani, fotografias de família, itens garimpados em viagens… “O quadro da sala retrata as Ramblas de Barcelona e compramos este pôster lá, cidade onde nos conhecemos. Olhar para ele faz a gente lembrar de onde tudo começou”.

Descomplicado e prático, sim, mas sem perder a poesia. Assim é o lar de Dani, Bruno e Gabriel, o filhinho do casal – e também não dá para deixar de fora Manuela, a gatinha e xodó da casa. “Nossa cozinha funciona do jeitinho que imaginávamos. É onde depois do trabalho falamos sobre o nosso dia, onde trocamos confidências. Agora com o mais novo integrante da família, o Gabriel, já tenho memórias de cozinhar e vê-lo puxando a barra da minha calça, ou brincando ao meu lado no chão. Quando recebemos a família, todos se juntam ao redor da bancada da cozinha, ela é realmente o coração da nossa casa”.

Agora que você já conheceu o apartamento da Dani, que tal acompanhar a receita de drink que ela preparou para nós? A bebidinha é um Mocktail, que na verdade é como um Cocktail, só que sem o álcool. Uma alternativa legal para quem está grávida ou amamentando – aliás, foi assim que a Dani descobriu esse tipo de drink. Veja o passo a passo do preparo e confira os ingredientes após as fotos.

Mocktail de verão: drink sem álcool

Ingredientes:

• 1 medida de Switchel (Kiro)
• 1 medida de água com gás
• 2 morangos fatiados
• 3 fatias de limão siciliano
• folhas de hortelã
• 1 colher de mel
• muito gelo

Observações da Dani: Switchel é uma categoria de bebida ainda pouco conhecida por aqui. É uma combinação de água, gengibre, mel e vinagre de maçã que resulta em uma bebida adocicada, mas com acidez equilibrada e um punch de gengibre. É uma bebida versátil e pode ser tomada em diversos momentos do dia, dá para inventar bastante coisa ou até tomar pura. Esta é a minha versão para os dias quentes!

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia