Last Updated on: 20th março 2023, 01:22 pm
Para quem é apaixonado por arquitetura e construções antigas, é impossível passar em frente ao prédio Santo Antônio e não abrir um sorriso. Principalmente agora que sua fachada foi totalmente revitalizada com novas cores. Situado em uma das ruas mais agradáveis de Pinheiros, bairro de São Paulo onde o mercado imobiliário tem avançado sem freios, o edifício de poucos andares e janelas charmosas é um símbolo de resistência arquitetônica. Cercado por prédios altíssimos e recém-construídos, o Santo Antônio continua firme e seus moradores estão cada vez mais empenhados em preservar a história desse lugar tão especial.
E nós, que também amamos arquitetura com história, decidimos fazer um conteúdo diferente dessa vez! Junto com a Suvinil, vamos mostrar para vocês como é viver nesse predinho tão interessante. Ao longo dessa semana, vocês irão conhecer 4 apartamentos diferentes no prédio Santo Antônio: o lar da Lena e do Fabrizio; o apê da Rita e do Nico; o refúgio do Alex e o canto dos sonhos do Rogério. Todos são vizinhos, e acima disso, amigos – inclusive tem até gente da mesma família no meio da turma. Vamos conhecer essa história?
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar direitinho as duas versões!
Antes de abrir a porta e visitar todas essas casas, é preciso entender um pouco sobre o passado do prédio Santo Antônio. Na verdade, os documentos oficiais da construção foram perdidos no tempo, então é difícil identificar quando ela foi erguida, porém acredita-se que tenha sido no final da década de 1920. Sim, de acordo com esses cálculos, em breve o predinho completará 100 anos!
O ilustrador Fabrizio, que comprou um apartamento no endereço em 2013, se interessou pela história do lugar e foi atrás de mais informações: “Fiz inúmeras perguntas para antigos moradores e vizinhos para entender esse passado. Mais tarde, consegui uma planta original e deu pra compreender melhor a configuração dos apartamentos e a distribuição da planta que se usava naquela época”, ele explica. Outro detalhe interessante na arquitetura do predinho é que ele possui dois apartamentos abaixo do nível da rua, assemelhando-se nesse sentido aos prédios de Nova York.
“Os antigos moradores contaram que seus pais compraram os apartamentos quando jovens, então eles cresceram no prédio, mas não se sabe ao certo como e quem construiu. Algumas famílias que moraram aqui ao longo do tempo tinham mais do que um apartamento, então o predinho sempre teve essa atmosfera próxima e calorosa entre os vizinhos”, Fabrizio conta.
Em tantos anos de vida, a construção passou por diferentes fases, é claro. Como a manutenção dos prédios antigos é sempre mais custosa e exige dedicação, no início dos anos 2000 a fachada encontrava-se mal cuidada e os moradores da época não tinham condições de revitalizá-la. Com o tempo, as áreas comuns foram definhando também. Além disso, com o crescimento do bairro e as novas construções em volta, o predinho começou a ter problemas de infraestrutura, alagamento e outras coisas. “Mais ou menos em 2012, alguém deu um tapa no prédio. Passaram massa e pintaram a fachada, mas não foi um restauro completo, por dentro os problemas continuavam”, lembra.
Foi então que ele, junto com uma nova leva de moradores, resolveu encarar a revitalização do prédio Santo Antônio por completo. As mudanças estruturais e mais urgentes vieram primeiro: o conserto do telhado, a reforma da entrada, a troca da caixa d’água, a infraestrutura hidráulica para melhorar a drenagem… foi um processo longo, coletivo e de muito trabalho. E o investimento em tudo isso foi tão maior do que os proprietários imaginaram que eles acabaram não conseguindo restaurar a pintura da fachada, e sobretudo a pintura do pátio interno, que nunca tinha sido feita.
E foi aí que a Suvinil entrou para essa história também. “Queríamos pintar pois o prédio, apesar de todo funcionando, estava um pouco triste com a pintura antiga e descascando. Não refletia todo o amor que dedicamos a ele nesses últimos anos. E a Suvinil embarcou no projeto e nos ajudou a revitalizar a fachada!”, Fabrizio explica. A cor escolhida para essa nova versão do prédio não poderia ter sido mais acertada: a Meia-Luz, além de ser a cor do ano de 2021 da Suvinil, também resgata a memória da arquitetura original do predinho. Já as janelas, portas e muros foram pintadas na cor Anoitecer.
“Conversando com alguns moradores antigos, eles nos falaram que muito lá atrás o prédio tinha um tom rosado. E se você olhar também as camadas de tinta ao descascar a massa, dá pra encontrar um tom salmão, meio rosa velho. Achamos bem legal a ideia de trazer essa história de volta, mas agora usando uma cor mais contemporânea e alegre”, o morador conta.
Com a pintura colorida e a infraestrutura melhorada, o prédio Santo Antônio ganhou fôlego novo – e os moradores só querem celebrar esse momento e curtir muito cada canto. “Realmente mudou nosso cotidiano. A gente brincava que até ficava de mau humor olhando a pintura toda cheia de cicatrizes das reformas dos apartamentos! Nosso prédio é um ambiente muito acolhedor, somos todos próximos e compartilhamos uma vizinhança à moda antiga. Trocamos comida, risadas, recebemos encomendas para os outros, etc. A pintura potencializou essa convivência, pois foi um projeto em conjunto”, Fabrizio diz.
Já imaginou como seria gostoso ter uma vizinhança dessas? Se você tem curiosidade para conhecer esses apartamentos por dentro, fique ligado: ao longo de toda essa semana vamos trazer matérias diárias aqui no blog com tours por 4 apês diferentes no prédio Santo Antônio!
Fotos por Maura Mello
Adorei! Joias destas merecem permanência para darem vida à selva de pedra que as cerca.
Me fez lembrar a casa em que nasci rua Antônio de melo, travessa da São Caetano na LUZ. Lembro que mudamos pois o dono ia derrubar para construir. Sabe a música do Adoniram(Saudosa Maloca),mas longe disso e sim saudoso bairro próximo ao jardim da luz. Palco da primeira Luz Elétrica de São Paulo.
uau! Obrigada por dividir com a gente!
Uau vou olhar o link não sabia. Kk Eu ia ficar esperando as fotinhos de dentro dos aptos haha. Parabéns. Esse site de vocês é show de bola. Muito completo. Não ficam rodeando acho o máximo.
Oi Pri, tudo bem?
Ah, que demais ler isso. Obrigada pelo carinho com nosso site.
Essa história do predinho é super especial mesmo 🙂 bacana que gostou!!!
Eu chorei demais. Foi muito legal e emocionante, pois me fez recordar a infância quando ser pobre era mais gostoso. Pois dividíamos as coisas, ajudávamos uns aos outros. Hoje ser pobre é sobreviver. Mas parabéns pela matéria. Linda. Futuramente quero eu fazer parte de uma matéria como essa. Assim que conseguir meu canto. Rsrs Abraços e felicidades a todos. Riqueza é o que vcs tem…. cumplicidade.
Lindo demais! Um prédio histórico e encantador!
Parabéns a todos que participaram desse projeto, ficou ótimo.
Muito interessante a historia do prédio e parabéns pela iniciativa. NOEMIA
Feliz que tenha gostado!!
Ameeeeeiiiiii a história. Espero que os moradores continuem com esse companheirismo eternamente! Ser humano é um “animalzinho em extinção”, e por isso essa alegre convivência aqueceu meu coração!
Simmmm! Deve ser uma delícia ter vizinhos assim, né?
Nós amamos essa história também!
Maravilhoso! Pena não terem mais informações sobre a construção do prédio. Será que ninguém da cidade de São Paulo sabe algo sobre essa construção?
Muito legal! Se parece a nossa vida aqui do interior. Sou mineira e mineiro tem disso. Convivência, amizade… E estar numa cidade grande e viver isso é um sonho. Felicidades a todos , que sejam muito felizes aí com suas familias e suas histórias.
Verdade, tem essa nostalgia gostosa de vida no interior e convívio com os vizinhos. Legal demais!
Sou de Recife, e amei conhecer a história de vocês que lutam para preservar o nosso passado. E parabéns a Suvinil por colaborar em preservar nossa história. Ficou belíssimo.
Gosto de história, portanto amei a matéria. Parabéns!!! Podem mandar mais. Aguardo.
Muito interessante esses empreendimentos…
apesar de serem antigos, ainda dão glamour pra o local, deixando muito agradável
Adoro estes prédios antigos. Senti falta na matéria de maiores informações sobre os apartamentos.
Oi Gabriel, td bem? Vc viu que colocamos o link das matérias dos apês também?
Visitamos 4 deles:
https://www.historiasdecasa.com.br/2021/07/27/um-reencontro-bem-vindo/
https://www.historiasdecasa.com.br/2021/07/28/viver-entre-a-familia-e-os-livros/
https://www.historiasdecasa.com.br/2021/07/29/lar-acolhedor-para-uma-vida-tranquila/
https://www.historiasdecasa.com.br/2021/07/30/ape-que-mistura-estilos-e-traduz-o-morador/
Adorei saber da história desse prédio! Ele é/ficou realmente muito lindo, romântico! Parabéns!!!
Achei tudo lindo, e a reportagem maravilhosa!
Que demais!! Obrigada pelo carinho.
Fizemos essa matéria com muito amor mesmo.
Que prédio fofo. Um sonho
Lindo! Gostaria de ver o interior dele.
Oi, td bem??? Ao longo dessa semana estamos mostrando quase todos os apês do prédio. Dá uma olhada nos links:
https://www.historiasdecasa.com.br/2021/07/27/um-reencontro-bem-vindo/
https://www.historiasdecasa.com.br/2021/07/28/viver-entre-a-familia-e-os-livros/
https://www.historiasdecasa.com.br/2021/07/29/lar-acolhedor-para-uma-vida-tranquila/
Bjs
Lindo e charmoso, além de ter resgatado e valorizado a própria história, através das cores! Parabéns a todos
Eu amo esta página, mas esta série é a mais linda que já vi e li. Esse prédio é um escândalo de lindo. O Aquarius de Pinheiros.
Oi Rubi, tudo bom?
Ah, que amor!! Muito obrigada. Esse conteúdo falou alto no nosso coração tbm.
Muito legal a referência ao Aquarius, é isso mesmo. 😉
Amei, estou apaixonada por esse prédio! Queria morar lá, com essa vizinhança acolhedora e ambiente familiar!
Arrasaram! O predio ficou lindo e nos dá acolhimento! Parabens!
Adorei!!! Lindo!!! Fiquei com vontade de morar aí.
Dá vontade de morar no predinho mesmo. Ainda mais com vizinhos tão legais!
Amei
Fiquei apaixonada pelo prédio e pelas novas cores ❤️
Oba!!! Tbm amamos muito a história desse predinho.
Ficou muito aconchegante
Amei!!!
Maravilhoso, eu conheci essa preciosidade com a reforma de Patrícia da @domaarquitetura
Que linda história! Fiquei encantada. Admiro esses prédios mais antigos e fico só pensando quanto de histórias de amor e emoções foram vividos nesses espaços. Vou acompanhar tudinho. Amei!
Sim!! Nós também.
Já imaginou quanta história e memória essas paredes guardam? Amor demais. 🙂
Olhando as imagens, a gente pensa que foram utilizadas duas cores na fachada (um rosinha e outro meio lilás). De qualquer forma, ficou lindo, charmoso e cheio de significados. Isso é que vale. Edificações antigas trazem muito da história do local em sua forma. Amo prédios antigos, pois percebo/sinto vida neles. Pena que somos um país que valoriza tão pouco o que é antigo… Parabéns pela escolha e estou ansiosa para “entrar” nos apês.
Oi Vânia, tudo bom?
Dependendo da luz do sol, realmente a cor Meia Luz muda um pouco. Como fizemos as fotos ao longo de algumas horas, a própria mudança do sol no céu já influencia.
Isso na verdade é o mais bonito dessa cor, ela é mutável – achamos lindos. Beijos!
Parabéns. Ah! Se mais paulistanos preservassem os tesouros – pequenos e grandes – de nossa cidade…
Nossa, eu já tinha visto fotos de como o predinho era antes dessa reforma que pintou de branco no site do escri Arkitito, dá muita esperança na vida ver que ainda tem pessoas que se importam em conservar a história s2, a pintura nova ficou linda. O Histórias de Casa tem ajudado muito a mudar o olhar de quem consome. Tive uma cliente que tem aquele piso ceramico sextavado e ela não gostava dele até eu mostrar um dos projetos publicados aqui que tinha um piso vermelho. Jamais deixaria demolir aquilo para colocar uma ceramica sem personalidade. Muito animada em ver as próximas postagens.
Oi, td bem?
Nossa, que bacana ler isso! Ficamos felizes por contribuir de alguma forma para essa mudança de olhar e valorização do antigo, né?
Fora que é muito mais sustentável aproveitar acabamentos originais do que quebrar tudo e reformar por completo sem aproveitar nada.
Lembro desse predinho desde a primeira grande reforma, reconheci na hora! Ficou ainda mais lindo.
Sim!! Ficou lindo na versão branca também.
Mas como já passaram alguns anos, a pintura estava pedindo uma renovação mesmo.
Amei a história!! O prédio tem cara de aconchego, de família. Os apês não devem ser diferente. Parabéns a todos os envolvidos.
Realmente o prédio tem esse clima ‘família’. Tanto que todos os vizinhos se conhecem e são amigos.
Parabéns à equipe do Histórias! Que maravilhoso conhecer a história desse charmoso prédio, e já querendo “ entrar” nós apês!
Oi Ana, tudo bom? 🙂
Super obrigada pelo carinho. Esse conteúdo está sendo especial demais, e fizemos tudo com o maior amor. Beijos!!
Que história linda, a gente vai lendo e se apaixonando pelo prédio e pelas pessoas, como é bom preservar, respeitar, cuidar do passado… Parabéns Histórias, vcs sempre inovando de uma maneira deliciosa!!! Aguardando com ansiedade para conhecer os aptos.
Lindo esse trabalho de restauração e preservação da memória da cidade.
Ficou lindo, a escolha das cores valorizo demais! Amo construção antiga, nossa deu até vontade de morar ai…não vejo a hora de conhecer por dentro dos apês!
Parabéns a todos os moradores ♀️
Adorei essa parceira da Suvinil e Histórias de Casa.
Seria muito legal ver novos projetos de revitalização e resgate da história. Parabéns .
Ass: @decoranos30
Acompanho vocês, pessoal do Histórias de Casa, meu pai era paulistano, esse amor por São Paulo não é à toa. Esse predinho já conhecia, ficou muito lindinho mesmo, com a descrição de vocês sobre a partilha dos moradores, dá para imaginar um pouco a delícia que deve ser morar aí. Obrigado!
Falo de Florianópolis.
Oi Shirley, tudo bom?
Que bacana que curtiu a história. Realmente é um prédio muito especial – como vários predinhos antigos aqui em SP.
E precisamos valorizá-los sempre. 🙂
Já quero ver os apartamentos! Essa fachada ficou uma graça.
Leuk. Ik zie graag gebouwen van vroeger (koloniale gebouwen). Ze vertellen een verhaal wat over mensen gaat. Hun geschiedenis.