Para o executivo Alvaro e a relações públicas Sofia, as referências para a decoração de sua casa vêm de todos os lados: arte, viagens, filmes, internet e por aí vai, então não é à toa que o apartamento do casal seja tão inspirador e cheio de ideias bacanas. O espaço foi reformado há pouco tempo e mudou totalmente sua configuração original, ainda que conservando as características antigas, como o piso de tacos. Com o novo layout e o visual repaginado, o apê ficou bem mais integrado e ganhou um toque industrial, como tubulações aparentes, paredes de tijolinho e estruturas de concreto à mostra.

“O apartamento original tinha três quartos grandes, depósito na área de serviço, cozinha apertada, um banheiro social e um lavabo. A reforma mudou a configuração, que agora apresenta duas suítes e tem a cozinha integrada com o antigo depósito e aberta para a sala, que também foi ampliada, avançando sobre um dos antigos quartos”, o morador explica.

No lar da Sofia e do Alvaro, o dia começa e termina no mesmo lugar: o balcão da cozinha, onde eles fazem suas refeições e tiram um momento para conversar com calma e aproveitar a companhia um do outro, já que a rotina costuma ser corrida entre os compromissos de trabalho de ambos. Além disso, quando estão em casa com tempo livre, eles adoram curtir o apê juntos ou cada um à sua maneira: nesse caso, Sofia costuma passar horas em seu cantinho preferido da varanda, enquanto Alvaro se distrai trocando objetos de lugar e cuidando da playlist.

Entre os ambientes mais alterados pela reforma está o quarto do casal, resultado da junção de dois antigos cômodos que passaram a formar uma suíte. No espaço, Alvaro e Sofia procuram manter o visual o mais simples possível, já que é onde precisam relaxar para repor suas energias. Ali, o estilo industrial também aparece, mas em uma versão mais aconchegante.

Para eles, são as histórias que vivem a cada dia, somadas às memórias que trouxeram para o apê, que o transformam em um lar. E, entre todas as sensações importantes para o seu bem-estar, Alvaro e Sofia destacam o conforto e contam como conseguiram atingi-lo: “Desapegamos de ter tudo perfeito e óbvio. O apartamento parece estar 90% pronto, e os outros 10% imperfeitos deixam ele leve, aceitando os erros”, eles contam.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Maura Mello