Quer conhecer uma casa incrível e de quebra descobrir onde encontrar as peças usadas na decoração? Então acompanhe com a gente essa nova série de histórias! Todo mês visitaremos um lar inspirador junto com o Westwing NOW: a loja online do Westwing com produtos que estão sempre disponíveis e entrega mais rápida de milhares de peças. Sim, é o estilo Westwing que você já ama, só que agora em uma curadoria fixa e com campo de busca. Demais, né?

Quando a Patrícia, diretora criativa da marca Pége, se mudou para esse apartamento há nove meses, no meio da pandemia, ela não imaginava que iria se identificar tanto com seu novo lar. Quer dizer, ela já sabia que o apê tinha bastante potencial, mas o surpreendente foi perceber o quanto a decoração realmente traduz seu jeito de ser. De forma despretensiosa e sem seguir um estilo específico, Patrícia foi moldando aos poucos cada canto. “A casa se adaptou muito bem a mim, e eu muito bem a ela. É maluco como às vezes a nossa falta de sintonia com o lar pode nos deixar um pouco desconectados com nós mesmos. Aqui eu sinto que esse espaço é totalmente eu”, ela conta.

O apartamento é antigo e tem detalhes interessantes em sua arquitetura que logo chamaram a atenção de Patrícia, como a janelona na sala e o chão de tacos – além de um banheiro original todinho azul. Ela lembra que antes da mudança o piso estava um pouco manchado, pois a antiga moradora tinha muitas plantas e a madeira foi ficando marcada com o tempo: “Resolvi restaurar os tacos e decidi clareá-los para deixar a casa bem iluminada e solar! Eu amo dia, sol e céu… queria eles aqui dentro também”.

Não por acaso, a decoração tem cores divertidas que foram combinadas sem muita regra. “Eu costumava comprar coisas brancas ou básicas, mas por grande influência da minha ex-sócia, Mari Adjuto, fui cada vez mais me apaixonando por coisas coloridas. Talvez um dia essa casa vire uma salada de frutas, mas talvez isso seja bom”, ela brinca. A maior parte dos móveis e objetos Patrícia trouxe de seu antigo endereço, e o engraçado é que tudo coube direitinho – mesmo que o apê atual seja bem menor do que o anterior.

Quanto às peças novas compradas especialmente para esse apê, Patrícia encontrou tudo o que buscava no Westwing NOW: a loja online do Westwing com produtos à pronta-entrega, curadoria fixa e campo de busca. “Lembro que quando conheci a marca foi a primeira vez que vi uma loja de decoração com produtos com os quais eu me identificava e com um preço que cabia no meu orçamento. Amei que o Westwing NOW oferece desde móveis até utensílios de cozinha, então você consegue achar tudo em um só lugar”, Patrícia fala. Pra ela, que adora cozinhar e montar pratos como os de restaurante, tem sido bem gostoso testar suas receitas usando o novo jogo de louças comprado pelo site.

Outro achado que a moradora amou e fez uma grande diferença no clima da casa são as roupas de cama coloridas, também do Westwing NOW. Elas ajudam a deixar o quarto mais acolhedor e leve, com aquele ar solar que Pat tanto gosta. Ao lado da cama, a cômoda de estilo clássico é uma lembrança de família. “Essa peça ficava em meu quarto de infância, na casa dos meus pais. Em 2020 com a pandemia eu escolhi passar parte do isolamento lá, e me reencontrei com esse passado. Então quando me mudei pra cá, a trouxe comigo. Acho que foi uma forma de trazer essa parte de mim para esse novo momento de vida”, ela explica.

Como a casa foi pensada durante a quarentena, Patrícia sabia que os espaços precisavam ter mil e uma funcionalidades. Além de lar, seu apê virou ateliê para suas criações, escritório de sua marca de acessórios Pége, restaurante improvisado, cinema e academia… “Eu passo basicamente todo o meu tempo aqui dentro, com isso foi primordial me sentir muito bem acolhida”, ela diz. Um dos rituais de Pat é ouvir música sem parar o dia inteiro – desde cedo até a hora de dormir, e inclusive enquanto cozinha. “Sinto que tudo fica melhor quando se escuta música, meu astral muda e às vezes é bom dar uma dançadinha sozinha ou com o Nico, meu cachorro”.

É impossível resumir a casa da Pat em um estilo só. O sofá tem uma vibe anos 70, as paredes branquinhas sugerem uma inspiração escandinava, os móveis coloridos refletem a alegria e a coragem de descombinar, os elementos inusitados quebram a seriedade da casa (como as flores de Lego que a moradora adora)… pra ela, tudo pode ser uma inspiração. O importante é deixar o olhar atento para transformar as referências em algo que possa colocar em prática no próprio apê. “Sou muito observadora, então tento sempre observar porque gostei de certa coisa na casa de alguém, ou em uma revista de decoração, ou em um filme, em uma fotografia… e trazer isso para a minha casa!”.

Fotos por Leila Viegas