Last Updated on: 30th novembro 2021, 10:27 am

logo Obrah publi

A proximidade com a Avenida Paulista foi um dos fatores que convenceu Rafael a se mudar para esse apê de 50m² no Jardins. “Sempre sonhei em morar nessa região pelo que a Paulista representa para mim – um lugar vibrante e multifacetado, onde eu me sinto acolhido em meio à imensidão de pessoas”, conta. Além disso, a facilidade de fazer quase tudo a pé se tornou o motivo para Rafael sair de casa em longas caminhadas pelo bairro. Já são dois anos aproveitando o apartamento que foi uma surpresa desde o primeiro dia: “A incidência de luz no apê me encantou”. 

O espaço ainda guardava mais alguns detalhes que fariam toda a diferença no cotidiano de Rafael. A paisagem da janela reserva uma árvore bem próxima, e no horizonte, as luzes de uma torre de transmissão iluminam as noites. Na hora de ocupar os ambientes, nenhuma reforma foi necessária. Era só chegar e fazer daquele lugar um verdadeiro lar. Alguns azulejos foram pintados com tinta epóxi e a parede da cozinha recebeu um acabamento de cimento queimado, porém o que realmente transformou a decoração do apê foram os quadros – por todos os lados. “Eles funcionam como elementos de expressão que dialogam não só com a casa, do ponto de vista do design de interiores, mas com quem vive nela”, ele diz. 

Nessa casa, o protagonismo dos quadros na decoração não é por acaso. Na verdade, a paixão por arte e a personalidade criativa do morador foram essenciais para o surgimento da Obrah, o e-commerce de quadros do qual Rafael é cofundador e curador. “Comecei a criar posters de forma autodidata e, de repente, sem nada planejado, vi meus trabalhos estamparem algumas das lojas de design que eu mais admiro no exterior”, ele lembra. “E isso se juntou à veia empreendedora e bagagem de negócios do meu sócio Bruno. Ou seja, a união perfeita entre emoção e razão, sentimento e pragmatismo”, explica. Já são cinco anos no mercado, oferecendo uma ponte entre artistas emergentes e pessoas que apostam na arte como uma forma de se expressar dentro de casa. 

Apartamento com muitos quadros na decoração e estilo minimalista
Apartamento com muitos quadros na decoração e estilo minimalista
Apartamento com muitos quadros na decoração e estilo minimalista
Quadros Shapes Texture no. 1, Miro 1 e Silhouette III
Apartamento com muitos quadros na decoração e estilo minimalista
Apartamento com muitos quadros na decoração e estilo minimalista

No apê do Rafael, a decoração minimalista dá espaço para as cores e formas dos quadros da Obrah. A composição maior na parede da sala seguiu algumas premissas: “A proeminência de áreas em branco nas artes – nelas próprias ou com o uso do recurso paspatur – e também os tons de marrom, bege e terracota que dialogam com os objetos da casa, como o tapete e as almofadas”, conta o morador. Algumas outras cores entraram na escolha final, como o azul escuro e a combinação de preto e branco. Os temas das artes também ganham o olhar atento do curador, que prefere formas orgânicas e desconstruídas. “Outra coisa que eu quis trazer foi um leve toque museológico para o ambiente, como o quadro que faz uma releitura minimalista do Miró, e fotografias documentais, que retratam o cotidiano de forma mais poética”.

O minimalismo aparece tanto no apê quanto na curadoria da Obrah, mas o que fica evidente é que a casa – e a marca – está sempre aberta para mudanças: “A partir de vivências que se expandem para diferentes ocasiões e momentos de vida, fui amadurecendo e agregando outras referências ao meu redor. Hoje, eu brinco que a Obrah, assim como a decoração do meu apê, segue um minimalismo eclético”. E nessa diversidade não podem faltar objetos com história, é claro. Além do sofá garimpado por apenas trezentos reais e dos desenhos arquitetônicos vindos de Buenos Aires, o rack de azulejos que Rafael ganhou de aniversário é o seu item favorito.

E é a junção das histórias que esses objetos contam com as preferências estéticas do morador que torna esse apê especial. O momento de ouvir uma playlist enquanto toma o café da manhã sem pressa não tem preço, mas se sentir presente no lugar onde mora vai além disso para Rafael. “A casa se torna um verdadeiro lar quando ela é uma representação autêntica de quem mora nela: de elementos criativos como quadros, até objetos com valor afetivo, que são obtidos e ressignificados ao longo do tempo. É você entrar em casa e sentir que ali é o seu lugar de expressão no mundo”, finaliza.

Apartamento com muitos quadros na decoração e estilo minimalista
A presença da arte dentro de casa
 Quadro Silhouette V e Reverse #2
Apartamento com muitos quadros na decoração e estilo minimalista
Quadros Wanderdraw II e Shapes Blobs no. 1

Você também amou a composição de quadros na sala de estar do Rafael? Se a vontade de fazer uma igual apareceu por aí, o cofundador e curador da Obrah dá algumas dicas para transformar qualquer cômodo da sua casa usando os quadros como protagonistas!

4 dicas para compor uma parede de quadros

Escolha as cores predominantes: Pense de uma a três cores que estão presentes na decoração do seu espaço como ponto de partida. Use de referência objetos como cadeiras, almofadas e itens afetivos, por exemplo. “Na Obrah, é possível filtrar quadros por cores e, desse ponto em diante, explorar as diferentes opções no site”, diz Rafael. 

Defina um tema central: Pode ser arte abstrata, figurativa, fotografia urbana… são diversas as opções e você pode conferir tudo no e-commerce da Obrah. “A partir daí, favorite os quadros que têm mais a ver com você. Também há um menu de seleção de temas no site que facilita muito esse processo: basta selecionar a tag de seu interesse e, então, tags associadas serão exibidas para que o resultado da busca seja o mais preciso possível”. 

Composições pré-selecionadas: Essa é uma ótima opção para quem está se sentindo perdido no assunto. O Rafael dá a dica: “Oferecemos composições completas de quadros selecionados a dedo pela nossa curadoria – e prontos para serem instalados na parede. Navegando no menu Composições, você pode filtrar por faixa de preço, selecionar a opção desejada, personalizar a cor das molduras e até mesmo combinar duas composições”.

Um toque de especialista: Nem sempre é fácil visualizar mentalmente as melhores ideias de decoração para o seu apê ou sua casa. E a Obrah pensou nisso também: “Oferecemos um canal de atendimento exclusivo onde nossos especialistas ajudam com a escolha de quadros e posters com base em uma foto de um ambiente, por exemplo”. Bacana, né? 

Texto por Natália Pinheiro | Fotos por Leila Viegas