Casa nova, mas cheia de memórias | Capítulo 1

Garimpos de uma vida toda ajudam a trazer aconchego ao apê recém-reformado

Aconchego, alegria, harmonia e cuidado com os detalhes: esses são os sentimentos que vêm à cabeça da diretora de criação Fernanda quando ela pensa em seu lar, onde vive com a filha Luisa, de 10 anos, no bairro de Pinheiros. Realmente, basta entrar pela porta para se deixar contagiar pelo apê, com cores alegres marcando presença e a luz natural refletindo o verde das plantas perto da janela.

A família se mudou para o imóvel em 2018, após uma reforma total comandada pelo escritório de arquitetura Sub Estúdio. Na verdade, Fernanda se apaixonou pelo apê assim que conheceu o espaço — com boa iluminação, janelas grandes, planta antiga bem dividida e ambientes amplos — mas ainda assim foi preciso reformar para renovar as partes de hidráulica e elétrica e deixar o lar do jeito que a moradora queria. No projeto, um dos pontos altos foi a adaptação de uma varanda interna passando pela sala e escritório. “Sempre quis morar em um apartamento com jardim, mas em Pinheiros é quase impossível de achar essa alternativa, então tentei trazer as plantas para dentro, daí surgiu a ideia de trocar uma faixa do piso e integrar os ambientes”, diz.

No dia a dia, as plantas não só trazem leveza ao apartamento, como se tornaram parte fundamental dos rituais da casa. “Lembro que minha mãe sempre teve plantas em casa e eu adorava ajudar no cuidado. Também cozinhávamos juntas e hoje procuro ter esses momentos com a Luisa”, lembra Fernanda. Na cozinha semi-integrada, mãe e filha se dedicam a receitas de panquecas e biscoitos em seu tempo livre, e às sextas-feiras nunca se esquecem da pasta com queijo cheddar que Luisa tanto adora.

Na decoração da sala, a moradora optou por manter uma base mais sóbria, pois sabia que todo o verde das folhagens e o colorido de seus objetos trariam vida para o espaço. Os móveis foram, em sua maioria, trazidos do endereço antigo, numa combinação que reúne garimpos de antiquários, peças desenhadas por Fernanda e seu ex-marido, e itens de designers que admira, como o casal Charles Eames.

Para completar, muitos dos objetos foram comprados em viagens especiais: são tapetes de Istambul, itens das feiras de Santelmo e da Cidade do México, e peças vindas de Cusco, Santiago, Manaus, Belém, Nova Delhi e Casablanca. “Sou louca por mercados locais onde você encontra expressões de cultura bem na raiz e muitas vezes acha coisas lindas por preços incríveis. Tenho objetos, gravuras, livros, panelas, bordados, potes, cestas e mantas desses lugares”, diz Fernanda.

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Em sua casa, tudo tem história, inclusive os cheiros e memórias afetivas que integram o lar na esfera mais íntima e pessoal. Ali, cada detalhe conta um pouco sobre a trajetória de Fernanda e, para ela, o sentimento de estar em seu apê é sempre feliz e aconchegante: “Quando abro a porta e enxergo a sala ampla e o jardim ao fundo, dá uma alegria enorme no coração”. * Amou o apartamento e quer conferir mais espaços? Então fique ligado no Capítulo 2!

Fotos por Felco

CONTINUA

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 16

  1. Queria muito mostrar minha casa com vcs ! Lembro que vcs postaram um apto que era quando eu era casado no prédio 360
    Agora solteiro !! ✨
    Conectado a minha casa tenho minha loja de plantas
    Muitas coisas recicladas reaproveitadas restauradas com muito amor !!
    Deixo meu telefone por sim tem um interesse!
    Abraço Cris

    Responder
    • Oi Cristhian, tudo bom?
      Lembramos do seu antigo apê, claro!
      Que legal que está de casa nova. Vamos nos falar por e-mail? O nosso é [email protected]
      Manda umas fotinhos do apto novo por lá. 🙂
      Beijos

      Responder
  2. Linda a cozinha, gostei do verde pela sala, muito bem decorada.

    Responder
    • Também achamos muito legal a forma como a moradora criou essa faixa de ‘jardim’ dentro da sala, ficou lindo.

      Responder
  3. Your Website is amazing. I just can’t stop scrolling ever since I found you on Pinterest.

    Responder
    • Hi Shraddha! How amazing to read that.
      We’re glad to know that you’re enjoying our stories. 🙂

      Responder
  4. oie, queria mto saber de onde é o sofa deste apto?

    Responder
  5. Boa noite! Impressionada com a beleza do apê! Quanta luz, quanto verde, que lindeza e riqueza de detalhes. Me emocionei, porque afinal faço parte dessa história.

    Responder
    • Oie, tudo bom?
      Que legal que gostou de como retratamos o apto. Ele realmente é tão inspirador que transborda nas fotos. Beijos 🙂

      Responder
  6. Bom dia Meninas, tudo bem? Amei o apartamento, a decoração, a luz, porém, o tapete de vaca, foi a unica coisa que não gostei . Obrigada meninas. Beijos. Maria Selma

    Responder