Para quem não trabalha na área de arquitetura e decoração, montar uma casa sem ajuda pode ser uma grande dificuldade, porém a modelo Jessica Pauletto e o fotógrafo Rodrigo Bueno se saíram muito bem nessa empreitada. Eles deram a sorte de encontrar um apartamento já reformado no centro de São Paulo, mas também fizeram questão de acrescentar melhorias aqui e ali. “Um dos maiores desafios foi tomar a decisão de restaurar o piso de madeira e esperar que ficasse como a gente imaginava. Tivemos que tirar todos os móveis, nossos bichos e ficar uma semana fora do apê”, ela lembra. Felizmente, a aposta deu certo no final, assim como as outras ideias que eles tiveram.

Simples e charmosa, a cozinha tem um quê de fazenda ou de casa de campo. A bancada amarela de cimento queimado ajuda a dar essa sensação, assim como o piso de caquinhos. Essa parte já estava pronta quando o casal se mudou – os nichos sob a bancada eram abertos, mas eles preferiram fechar com armários para facilitar na organização diária. “Na parede, colocamos a prateleira com ganchos que encontramos na feirinha da Praça Benedito Calixto. Decidimos que a cozinha teria uma cara mais rústica mesmo”, os moradores contam. Ambos trabalham como freelas, então o uso do espaço é intenso, pois quase todas as refeições são feitas em casa. Por isso mesmo, queriam tanto uma cozinha acolhedora.


A inspiração para a decoração do quarto de Jessica e Rodrigo foi mais do que especial: as cores da gatinha Sushi influenciaram a escolha de tons do espaço. A ideia do casal era montar um lugar de paz e conforto, então cada detalhe traz essa delicadeza. Pedras colecionadas, objetos garimpados em viagens, uma cabeceira fofinha e fotos cheias de histórias ajudam a moldar o refúgio perfeito. Ao lado da cama, a estante de trilhos com módulos encaixáveis faz as vezes de escritório sem pesar no visual.

Outro recanto importantíssimo do apartamento é o banheiro do casal. É ali que fica um dos elementos favoritos da moradora: a banheira. Para melhorar ainda mais o ambiente com jeito de spa particular, a parede lateral da banheira possui uma imensa janela que deixa a cidade à vista. As tubulações aparentes no teto foram pintadas de branco e são um charme à parte, junto com as plantinhas que se espalham pelo espaço.

A Jessica e o Rodrigo não seguiram um estilo específico de decoração em seu apartamento. Na verdade, se precisassem definir seu jeito de decorar, eles já teriam uma resposta na ponta da língua: “O nosso!”. Então foi assim, com liberdade e sem perseguir tendências, que o casal chegou à fórmula perfeita entre urbano, rústico, vintage… enfim, uma mistura das mais autênticas. Como os dois cresceram em casas com bastante espaço e quintal, eles buscaram trazer esse clima para o apê. Isso explica a quantidade de plantas, o afeto nos detalhes e a vontade repentina de sentar no sofá e se aconchegar com todos os bichinhos ao mesmo tempo: Ringo, Clara, Mel e Sushi.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia