Last Updated on: 15th maio 2021, 06:31 pm

Apesar do visual urbano e cosmopolita, o apartamento da Jessica e do Rodrigo possui detalhes de diversos estilos misturados. A cozinha tem bancada rústica de cimento queimado amarelo; a sala reúne móveis vintage e peças com ar industrial e o quarto caminha para um lado mais acolhedor. Cada um desses espaços foi incrementado pelo casal quando eles se mudaram para o endereço, mas a parte mais bacana é que eles não chegaram a fazer uma reforma propriamente dita. A maioria das ideias de decoração boladas por eles não exigiu grandes investimentos ou quebra-quebra. São complementos que trazem personalidade e praticidade ao apê sem muita complicação. Quer saber mais? Aí vai:

1. Parede de cimento: Quer mudar o clima de um espaço sem demora e sem gastar muito? Uma sugestão que funciona bem é aplicar acabamentos que imitam cimento queimado. Quase tão prática quanto simplesmente pintar a parede, essa ideia ajuda a trazer um visual mais urbano e industrial ao cômodo. Viu como deu certo na sala da Jessica e do Rodrigo?

2. Cortina de plantas: Outro detalhe inspirador pensado pelo casal é a coleção de plantas pendentes que eles expõem no alto de uma prateleira na sala. Reunidas lado a lado, as espécies acabam se emaranhando e crescendo ainda mais, formando uma cortina verde de encher os olhos. No caso deles, as plantas usadas se chamam Jiboia (são bem fáceis de cuidar, fica a dica).

3. Home office no quarto de um jeito fácil: Precisa montar um escritório em casa e o único espaço disponível é dentro do quarto? Calma que é possível criar um cantinho de trabalho bacana mesmo compartilhando ele com outro ambiente. A Jessica e o Rodrigo fizeram isso usando uma estante com cremalheira e nichos modulares. Assim é mais fácil trocar as prateleiras de altura se for preciso e também é um móvel que pode ser retirado e aproveitado em outros endereços em caso de mudança.

4. Tubulações incorporadas à decoração: O drama de muita gente que quer integrar espaços ou quebrar paredes é descobrir – às vezes no meio da obra – tubulações que não podem ser deslocadas. E então, o que fazer? Nesse apê, os canos do banheiro foram assumidos sem medo, apenas pintados de branco para se camuflarem melhor às paredes e ao teto. A moradora inclusive usa alguns como apoio para pendurar plantas.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia