Quer conhecer uma casa incrível e de quebra descobrir onde encontrar as peças usadas na decoração? Então acompanhe com a gente essa nova série de histórias! Todo mês visitaremos um lar inspirador junto com o Westwing NOW: a loja online do Westwing com produtos que estão sempre disponíveis e entrega mais rápida de milhares de peças. Sim, é o estilo Westwing que você já ama, só que agora em uma curadoria fixa e com campo de busca. Demais, né?

Já reparou como certas coisas têm a hora certa para acontecer? A história da artista plástica e arquiteta Ani é assim. Ela sempre foi apaixonada por desenho e trabalhos manuais, tanto que optou por seguir carreira na arquitetura. Enquanto Ani mexia com maquetes e nanquim ela se realizava, porém com o passar do tempo a profissão foi se tornando cada vez mais computadorizada e isso gerou uma frustração. “Pra mim, trabalhar com as mãos é algo especial. É quando realmente me conecto comigo”, diz. Foi então que ela decidiu tentar novos caminhos e se aventurar no universo da arte.

Ani ainda não imaginava, mas essa reconexão profissional mudaria sua vida como um todo: “Eu sempre tive o sonho de ser mãe, mas não conseguia. Foram muitos anos de tratamentos e tentativas frustradas. Junto veio a frustração com a arquitetura. Resolvi então abandonar o escritório e repensar a vida. Foi quando pude me reencontrar com o desenho e me dedicar a ele. Seis meses depois, estava grávida do meu primeiro filho. A arte me trouxe a maternidade e hoje posso dizer que vivo das minhas maiores paixões: o desenho, os trabalhos manuais e minha família”, ela conta.

De muitas maneiras, o apartamento que Ani compartilha com seu marido Rafael e com os filhos, João e Maria, é também uma concretização de todos esses sonhos reunidos. Espaçoso, acolhedor e repleto de afetos, o lar foi pensado para uma vida em família, com rotinas e hábitos que se entrelaçam – especialmente agora em tempos de convivência mais intensa por conta do isolamento. Antes da mudança a família vivia no Rio de Janeiro, então a artista tentou trazer para o apê paulistano um pouco do clima despojado dos lares cariocas. Nesse sentido, a vista para as árvores na altura das janelas reforça a conexão com a natureza, que era tão importante para a moradora. “Queria poder admirar esse verde de todos os lugares da sala”, ela fala.

O apartamento da década de 1970 a princípio era alugado e, apesar de estar muito bem conservado, nunca tinha passado por uma reforma. “Fizemos algumas adaptações consentidas pela proprietária. Sempre fiz melhorias nos imóveis em que morei, mesmo sendo de aluguel. Gosto de me sentir bem onde vivo, independentemente de ser meu ou não”, Ani diz. As mudanças foram em sua maioria estéticas e transformaram totalmente o visual dos espaços – o resultado ficou tão bom que alguns meses depois a família resolveu comprar o apê. Na cozinha, por exemplo, que antes tinha piso de cerâmica florido e armários em Formica amarela, Ani fez a troca da Formica para cinza, revestiu o piso existente com um vinílico imitando cimento queimado e ainda mudou o rejunte dos azulejos para preto.

Quanto à decoração, o principal desejo de Ani era criar ambientes funcionais e com vida, por isso ela escolheu móveis bem confortáveis que abraçam. Ela conta que a família adora cozinhar, jogar e ler junto, então os espaços foram pensados também para múltiplos usos. Na seleção de peças incríveis para compor cada canto, a artista encontrou as opções que queria no Westwing NOW: a loja online do Westwing com curadoria fixa, coleções exclusivas e itens à pronta-entrega. “Já conheço e compro no Westwing há tempos. A cristaleira de palhinha que tenho no lavabo e as poltronas da sala comprei na loja para o meu antigo apartamento no Rio. Adoro a curadoria dos produtos. São peças super atuais, com estilo e de bom gosto”, Ani diz.

Entre os novos achados no Westwing NOW, a moradora destaca em especial a caminha da mascote Paçoca, com design criativo. A Paçoca, aliás, é parte importante da família e também está sempre por perto acompanhando os moradores para todo canto. Outro detalhe que reforça o clima de casa com vida são as plantas, uma paixão de Ani: “Eu adoro verde, minha casa tem sempre que ter muito verde. Amo cuidar das plantas”.

Reunir a família ao redor da mesa e celebrar os pequenos prazeres da rotina também é um hábito gostoso no dia a dia desse apê. Muitas vezes, Ani e Rafael cozinham juntos, enquanto as crianças brincam ao redor. Na hora de montar a mesa, eles ajudam os pais na arrumação – e o resultado fica sempre lindo com os itens da categoria de mesa posta do Westwing NOW.

Para Ani, ter o amor de sua família é uma grande realização. Melhor ainda poder vivê-la em toda sua plenitude em um apartamento que favorece o convívio e exala aconchego. E ter uma casa gostosa assim está sendo fundamental nos últimos tempos: “Com a pandemia a relação com meus filhos mudou bastante e passou a ser mais intensa. Pausei meu trabalho por um período para poder me dedicar a eles. Afinal, tive que ser mãe, professora e dona de casa. Sou uma pessoa positiva e tento ver o lado bom das coisas, e para mim essa intensidade nos uniu demais”, ela fala.

Fotos por Maura Mello