Minimalismo e muita arte em um apê charmoso

Em um predinho antigo, esse apartamento mistura referências dos dois moradores

A colombiana Maria, diretora da Galeria Luisa Strina, e o sueco Christian se conheceram no fim de 2015, na Colômbia, no casamento de uma amiga em comum. Na época, Maria já vivia em São Paulo, mas Christian morava em Estocolmo, então o começo do namoro se deu entre idas e vindas sobrevoando o Atlântico, até que em agosto de 2016, o casal decidiu morar junto e o Brasil foi o país escolhido. Primeiro, eles passaram um tempo no apartamento onde Maria já vivia, em Pinheiros, porém após o casamento, veio a vontade de construir um espaço genuinamente dos dois, desde o começo. Foi aí que a oportunidade perfeita apareceu de maneira inusitada:

“Um amigo publicou uma foto de sua varanda no Instagram com a mensagem ‘Últimas duas semanas’. Escrevi elogiando e perguntando onde ficava o apê, e ele respondeu ‘Na frente da Galeria Luisa Strina, me liga!’”, Maria conta. No fim, esse amigo estava de saída e o apê ficaria vago em breve, o que calhou perfeitamente com a situação. Desde a primeira visita, o casal se apaixonou por cada detalhe do prédio, que é antiguinho, tem 3 andares, poucos apartamentos e muita área verde, dando a sensação de se estar no interior, mesmo se tratando de um bairro central em São Paulo.

O apê já estava reformado e só precisava ser habitado para ganhar vida, então o casal logo acomodou seus pertences e Christian deu uma atenção especial ao canteiro da varanda, que recebeu novas plantas. Como os moradores têm gostos bem diferentes, o apê assumiu um estilo único e bem equilibrado: “O Chris aprecia mais o minimalismo e a simplicidade, qualidades muito escandinavas; eu, por ter me mudado muito nova da Colômbia, acabei criando uma história e identidade a partir de vivências e lembranças. Acho que o apartamento reflete esse espírito de simplicidade pontuado por objetos que nos lembram de lugares queridos, como o México, a Suécia, a Colômbia e, claro, o Brasil”, Maria diz.

Pelas paredes, obras de arte marcam presença em todos os cômodos e cada peça tem um significado especial, que envolve a admiração pelo trabalho dos artistas, mas também lembranças dos momentos em que foram adquiridas ou de quem as presenteou. Entre as obras, estão trabalhos assinados por Mauro Restiffe, Beto Shwafaty, Yasmin Guimarães, Desali, Leonor Antunes e Pablo Gomez Uribe, entre outros nomes.

Com vista para as árvores e o canto dos passarinhos como companhia, Maria e Christian adoram tomar café da manhã na varanda, receber os amigos para longos almoços, drinks ou jantares, e se jogar no sofá para fazer videochamadas com seus familiares. Além disso, eles fizeram bons amigos no prédio, então também frequentam outros apartamentos, o que garante uma dinâmica divertida e espontânea entre vizinhos.

Como tanto Christian, quanto Maria possuem raízes em outros países, eles não descartam a ideia de um dia se mudarem do Brasil. Nesse caso, os dois sabem que iriam sentir falta do calor das pessoas, das caminhadas longas pelo bairro, e da riqueza de programas culturais e da diversidade de São Paulo. É claro que também sentiriam falta do apê, mas, com muito amor envolvido, eles têm certeza de uma coisa: “A nossa casa será sempre um lar, seja aqui, na Suécia, ou na Colômbia”.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Felco

onde encontrar

peças inspiradas nessa história

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 14

  1. Gente, é uma pacová gigante lá fora? Que casinha linda e de bom gosto <3

    Responder
    • Sim! Parece ser.
      Já vimos outros pacovás muuuito grandes, então é provável que seja mesmo.

      Responder
  2. Lindo!

    Responder
  3. Tão lindo, sou apaixonada por apartamentos assim. Fiquei com vontade de ver mais…a varandinha, a cozinha, o banheiro! Bjos!

    Responder
  4. Lindo, realmente! O verde ao redor dá um toque todo especial à decoração dos interiores.

    Responder
    • Sim, muito legal a área verde do prédio, né? Já pensou que delícia ter uma varanda com vista pro jardim? 🙂

      Responder
  5. Gostei do ap… não acho que seja minimalista, como anunciado. E… cadê a cozinha?

    Responder
  6. Gostei, simples e bonito. Adorei os quadros, só faltou um pouco de flores e plantas.

    Responder
    • Lindíssimo! Gostaria de saber de onde é essa cadeira de balanço em acrílico. Obrigada

      Responder
      • Oi,
        Essa cadeira se chama Eames. Buscando pelo nome “Cadeira Eames Acrílico Balanço” você encontra algumas lojas que vendem.
        Tem no Mercado Livre, por exemplo. Beijos

        Responder