Casa de vila colorida com jardim | Capítulo 2

No lar dessa família, a decoração afetiva ganha ainda mais vida com as peças da loja Casaquetem

Essa história deliciosa foi produzida em parceria com a Casaquetem, uma loja de decoração e design com uma curadoria muito especial, que une a essência dos garimpos de antigamente com a praticidade de encontrar muitos itens incríveis em um lugar só. Vem com a gente conhecer…

Quando a gente olha para nossa casa, ela nos conta uma história sobre nós mesmos”. É assim que o arquiteto Lucio e a consultora e pesquisadora de cores Fernanda definem o clima de seu lar. A fachada colorida fala um pouco sobre o trabalho de Fernanda; o jardim no eixo da planta mostra como os moradores valorizam a presença da natureza; os detalhes de madeira trazem aconchego à arquitetura; a mesa no pátio é perfeita para refeições ao ar livre; e todos os espaços carregam a energia festiva de uma família com criança – no caso Nina, a filha de 5 anos do casal.

O fato de a casa ser bem aberta foi uma questão funcional do projeto que acabou influenciando muito na rotina dos moradores. Com menos paredes, é possível aproveitar melhor os espaços e assim a família está sempre unida. O jardim no meio do sobrado, criando uma espécie de pátio, era uma ideia que sempre encantou o casal, então eles buscaram aproveitar ao máximo o potencial dessa área externa. Além da função contemplativa a todo momento, já que as esquadrias que cercam o jardim são de madeira e vidro, ele também cria um microclima que refresca a casa e amplia as possibilidades na hora de fazer refeições ou receber os amigos.

“Quando compramos a casa, esse pátio era todo cimentado, só com um canteiro estreito junto à parede lateral. Agora com a reforma, toda a área do deck é permeável e com isso descarregamos menos água nas redes públicas. Um mínimo esforço, mas muito importante para o todo”, Lucio explica. A interação e o cuidado com as plantas fazem parte da rotina de todos, inclusive de Nina, e o terraço no piso superior tem direito até a uma horta com temperos que são usados nas receitas da família.

A edícula, que em um momento inicial seria transformada em home office ou quarto de hóspedes, acabou virando uma sala de TV, assim ela participa mais do dia a dia e não fica tão isolada. Nesse espaço, as gravuras da avó do morador, Lucia Fleury, são uma lembrança gostosa que ajudam a colorir a decoração: “Ela atuou no período neoconcreto brasileiro. Acho que tanto os padrões geométricos como a composição cromática das obras têm super a ver com a gente”, ele diz. Para completar os ambientes com itens bastante especiais, o casal já sabe a quem recorrer: a loja Casaquetem, com uma curadoria afetiva de peças que batem muito com o estilo de Lucio e Fernanda.

Para os moradores, o quarto de casal é um espaço que precisa trazer ainda mais aconchego e intimidade, e a decoração com poucos elementos e forro de madeira pintado de branco foi essencial para garantir esse clima. Acima do forro fica o sótão, que ganhou uma nova estrutura de madeira e janelas no telhado para que pudesse ser usado como um home office. Fernanda sempre trabalhou em casa, então para ela essa demanda era algo importante desde o início do projeto, porém com a chegada da quarentena o ambiente agora acomoda também uma mesa de desenho para Nina e uma área de trabalho para Lucio.

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INCRÍVEIS DA LOJA CASAQUETEM

A vida na vila tem um sabor especial. O casal conta que estar ali os trouxe uma nova dimensão de vizinhança. A relação com os moradores das outras casas é muito mais próxima do que em um prédio, por exemplo. Há um sentimento coletivo incrível: “Logo que mudamos, fizemos a festa de 5 anos da Nina e, sem precisarmos pedir, os vizinhos tiraram os carros e a festa foi para a rua. A espontaneidade para um ajudar o outro está presente a todo momento com muita naturalidade e ao mesmo tempo de um jeito nada invasivo. Sem falar do convívio social para tomar uma cerveja na calçada, por exemplo, e juntar o povo que vai da senhora que mora ali há 60 anos ao millennial descolado”, Lucio brinca. Com uma casa tão acolhedora e um entorno cheio de afetos, é difícil não se apaixonar, né?

** AMOU as peças da Casaquetem? Então aproveita que tem cupom na loja: use o código Historiasdecasa15 para 15% OFF até dia 30/11!!! **

Fotos por Rafaela Paoli, do Estúdio Pulpo

onde encontrar

peças incríveis da loja casaquetem

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 8

  1. Tem flores… dentro e fora. Pq sempre uma “pontinha” de crítica.

    Responder
  2. Tem flores…dentro e fora. Pq sempre uma “pontinha” de critica.

    Responder
  3. Que casa linda, arejada, clara e muito organizada.
    Amei.

    Responder
  4. Apaixonada nesse home office, que sonho ❤️

    Responder
  5. Bom dia, gostei do jardim. Tem planta verde, mas só faltou flores para ficar bem colorido.

    Responder
  6. Charme, aconchego e lindo esse lar! Parabéns.

    Responder