Sabe aquela liberdade de estar em casa do jeito que você mais gosta? Essa é a ideia da CASA LIBRE, uma marca de móveis e objetos de decoração que vai te ajudar a deixar seu lar ainda mais libre e com a sua cara. A Casa Libre existe há 3 anos e você encontra seus produtos em lojas espalhadas por todo o Brasil, mas agora a grande novidade é o lançamento da sua loja online, que está recheado de itens incríveis. A história de hoje é mais uma da série de matérias que contaremos com a CASA LIBRE: um sobrado antiguinho e reformado compartilhado por mãe e filha.

Basta entrar na casa da artista visual Sandra para confirmar o que a fachada colorida do lugar já sugere: nesse sobrado cheio de vida e estilo, não há espaço para monotonia ou soluções prontas. Ali, entre plantas, desenhos e brincadeiras, Sandra vive há 2 anos e meio com sua filha Madalena, de 6 anos, e seus gatos: Glitter, Confeti e Cristal. Antes de se mudar, a artista chegou a visitar muitos imóveis em busca de uma morada que atendesse suas necessidades, mas todas as casas já reformadas que ela viu deixavam a desejar no quesito personalidade:

“Foi quando vi esta casa na rua. Estava detonada, com telhado caindo, cupim e umidade por todos os lados, sem condições de moradia, mas tinha um ar de casa de vó que me encantou. Não estava à venda, mas falei com o corretor, que entrou em contato com o proprietário. Quando fui visitar, parecia cena de filme de terror, mas vi potencial e adoro uma transformação. Era no bairro que eu queria, com espaço para meu ateliê e um quintalzinho com um morro atrás, garantindo um verde e o canto de passarinhos… era para ser e foi”, lembra Sandra, que contou com projeto do arquiteto Fábio Marins para dar vida nova ao lugar e repaginar completamente os ambientes.

Com exceção da fachada, o espaço mudou totalmente, ficando mais integrado e útil para o dia a dia das moradoras. “De lembrança da casa antiga ficaram uma pia verde que era do banheiro e agora está no meu ateliê, e a estrutura de ferro da escada, que passou a ficar pendurada na entrada e serve de suporte para o nosso Sistema Solar”, a artista conta. Aliás, assim como o Sistema Solar, várias outras intervenções das moradoras se espalham pelo sobrado: são desenhos, mosaicos criados por Sandra e outros tipos de obra que deixam claro que se trata de um lar alegre e lúdico, onde a criatividade marca presença.

Para decorar mantendo esse estilo, Sandra completou os ambientes com muitas peças da marca Casa Libre: “Gostei dos produtos porque eles têm esta pegada artesanal que tanto me encanta. Meus preferidos são os cachepôs, afinal adoro plantas. O mais importante em um lar para mim é o aconchego, e isso se consegue, na minha opinião, colocando na casa coisas que você gosta e que falam com você, além de materiais naturais”, ela diz.

Em um cômodo pensado especialmente para ela trabalhar em casa, Sandra comanda seu ateliê, chamado O Ponto Mosaicos & Artes, onde prepara painéis e quadros sob encomenda e cria colagens coloridas, além de receber alunos para ensinar a técnica do mosaico. “Me encanta trabalhar com texturas, cores, relevos… e ver como, juntando pequenas peças, podemos fazer uma composição maior. Esses processos, tanto da colagem, como do mosaico, enfatizam como um todo é feito com pequenos componentes, e isso é uma verdade para o universo”, diz Sandra.


Nos momentos de folga, mãe e filha aproveitam a casa com muita liberdade: se divertem no balanço, leem juntas na rede da sala e curtem o espaço para fazer artes e bruxarias. Para Sandra, é justamente esse toque pessoal que deixa a casa cheia de estilo próprio, sem ficar presa a nenhuma tendência ou nomenclatura: “Acho que eu e Madá faríamos um lar mesmo em uma quitinete, são os moradores que fazem essa diferença”.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Felco