Last Updated on: 11th fevereiro 2021, 05:22 pm

Em uma casa onde os moradores são fascinados pela natureza, todos os caminhos levam ao jardim, por isso não é à toa que a Carla e o Andri tenham aberto uma janelão conectando a cozinha ao lado de fora do sobrado. Na verdade, o casal vive no mesmo imóvel desde 2011, mas com o passar do tempo e o nascimento de seus filhos, Kauri e Soley, as plantas passaram a ser ainda mais presentes na cultura da família, até que em 2017, uma pequena reforma na cozinha deu novos ares para o ambiente: “Com a janela, passamos a ter mais entrada de luz e ganhamos mais um jardim para contemplar”, a moradora diz.

No dia a dia, a família adora cozinhar e Carla faz as vezes de chef da casa. No momento, ela está se aventurando em receitas veganas e, para o preparo dos pratos, a moradora pode contar com muitos ingredientes produzidos em sua horta e quintal: “Colhemos ervas aromáticas e plantas para chás, além de tomates, cenouras, alface, morango, acerola, jabuticaba, pitanga, uvas, e por aí vai”.

O quarto do casal fica no segundo andar da casa e foi concebido aos poucos, sem muito planejamento, mas combinando objetos queridos que chegavam com as viagens e as novas experiências. A última novidade do cômodo é o papel de parede da marca branco., que ornou completamente com o astral do lar: “A branco. tem um trabalho muito bonito em parceria com artistas e sempre gostei dessa atitude. Foi arrebatador quando tive a possibilidade de trazer a Mata Atlântica para dentro de casa. Tem horizonte e meu olhar passeia pela diversidade de traços”, comemora Carla.

Já no quarto das crianças, o ambiente é totalmente propício à autonomia e à diversão, com camas baixas para possibilitar o movimento de entrar e sair e um tatame que acompanha a família desde os primeiros movimentos de quatro apoios de Kauri: “É onde jogamos, contamos histórias, damos cambalhotas e sonhamos”, eles contam. Aliás, toda a casa é adaptada para que Kauri e Soley possam ter acesso a tudo o que precisam sem precisar pedir a ajuda de um adulto.

Em todos os cômodos, objetos de artesanato unem a paixão de Carla e Andri pelas artes tradicionais do Brasil com a importância de ensinar às crianças sobre a história do país a partir de suas múltiplas raízes: “Além de ser um incentivo para que essas culturas não se percam, apreciamos muito esse tipo de arte, da qual o Brasil é tão rico em qualidade e quantidade”, acrescenta Carla. Para a família, o cuidado e o amor são os ingredientes principais que fazem da casa um lar tão acolhedor para cada um de seus moradores. Desde a cozinha inclusiva, o jardim exuberante, até a sala de estar multifuncional, tudo é repleto de ensinamentos e beleza.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Gisele Rampazzo e Leila Viegas