Last Updated on: 15th fevereiro 2021, 04:13 pm

Quem atravessa o jardim de entrada da casa da empresária Lia não imagina o que vai encontrar nos fundos do terreno. Erguida no ponto mais privilegiado do lote, a construção com clima de fazenda se volta totalmente para a paisagem deslumbrante das praias de Trancoso, no litoral baiano. De qualquer canto da casa dá para espiar a mata nativa lá embaixo e o horizonte infinito onde o mar azul toca o céu. Com um cenário desse, é fácil entender o encantamento de Lia por esse lugar tão especial – e porque ela decidiu compartilhar seu refúgio particular com hóspedes do mundo todo.

A paulistana se mudou para a Bahia há 42 anos e hoje é figura conhecida no Quadrado, o famoso centrinho de Trancoso. Lia aproveitou que na época os terrenos eram mais baratos e adquiriu diferentes lotes, entre eles uma fazenda na roça onde morava com seu ex-marido e dois filhos; um espaço na beira da praia e outro no Quadrado. “Quando me separei, escolhi ficar na fazenda, mas era um lugar ermo, não tinha nada naquele tempo. Isso foi em 1983. Fiquei lá durante um ano com as crianças, porém era muito longe e difícil de administrar sozinha”, ela lembra. Decidida a trocar de endereço, Lia analisou suas opções, mas tampouco queria viver colada aos vizinhos no Quadrado ou com o pé na areia e distante do centro.

A solução para seu dilema veio por meio do amigo, Ricardo Salem – outro veterano da região. “Ele me perguntou ‘O que você quer?’, e eu falei: ‘Quero morar perto do Quadrado, mas em uma área grande, onde eu possa plantar e criar os bichos. Quero olhar a praia, mas não com o pé na areia. E quero viver num estilo fazenda, porém não longe’”, ela conta. O equilíbrio perfeito entre todas essas vontades parecia impossível, no entanto Ricardo tinha uma solução. O amigo levou Lia para conhecer um de seus próprios terrenos, ainda pouco desbravado, mas exatamente do jeito que ela sonhava. Como os dois eram muito próximos, ele sugeriu que a amiga construísse sua casa ali mesmo e assim algum tempo depois eles viraram vizinhos.

Para conseguir bancar os custos da construção, Lia vendeu um de seus lotes e foi em frente. A primeira versão da casa era mais compacta, apenas com o básico para a família, porém com o passar do tempo ela pôde investir em reformas e ampliações – aumentando de pouco em pouco. “Incluí mais um banheiro; fiz um quarto em cima; a área de serviço passou para os fundos; ampliei a cozinha; separei a parte de cozinhar da parte de comer; coloquei a piscina e um pequeno vestiário… enfim, foi tudo mudando”, explica. 

Seis anos depois, Lia comprou o terreno de Ricardo e foi investindo gradualmente em 2 novas construções: uma casinha rústica para ela se acomodar quando a maior estivesse com hóspedes e uma outra casa ampla também disponível para aluguéis de temporada. O que começou como uma simples mudança de endereço tantos anos atrás, hoje virou um projeto de vida e um serviço de hospedagem – o Casas da Lia.

Na cozinha, um espaço especial pensado para receber bem as pessoas que chegam, a decoração traz móveis antigos de madeira, como a bancada que apoia as gamelas com ervas e frutas, ou os espelhos com frases escritas por Lia com tinta azul. “Gosto de cozinhar e sempre tive horta. Também já criei todos os bichos aqui: quati, tamanduá, cavalo… tive muitos cachorros, gato, papagaio, bicho-preguiça, peru, ganso e até pavão”, a moradora lembra.

Tanto a arquitetura quanto a decoração misturam bem as referências pessoais de Lia: um clima rústico e aconchegante de fazenda, mas com vista para o mar e elementos típicos das construções do litoral baiano, como madeiras roliças, grandes aberturas e detalhes feitos à mão. “Esse lugar está impregnado com a história de Trancoso. Todos os amigos ajudaram. Foi muito legal ter feito isso”, ela fala. Para Lia, a casa tem tudo de melhor que a região pode oferecer – uma vida na natureza, simples e rústica, onde o tempo parece até passar mais devagar e o sol se despede todos os dias com um espetáculo de cores no céu. * Veja no Capítulo 2 a continuação dessa história e mais fotos apaixonantes!

Fotos por Maura Mello

CONTINUA