Janelas enormes de ponta a ponta convidam o horizonte de São Paulo a entrar no apartamento da arquiteta Nara, sócia no Gema Arquitetura, e do empresário Roberto, criador da marca de design e mobiliário MTrancoso. O prédio antigo com elementos modernistas fica em frente à Praça Roosevelt, um dos pontos mais movimentados e diversos do centro da cidade. Nara e Roberto vivem no apê há um ano, e não foi por acaso que eles escolheram morar nessa região. Com uma cena cultural e urbana bastante efervescente, a praça acaba sendo um estímulo interessante para o casal – como se eles pudessem participar da vida agitada da cidade, mas muitas vezes sem nem precisar sair de casa.

Quando os dois estavam em busca de um apartamento para alugar, o que mais chamou a atenção nesse imóvel foi sua amplitude – 280m² distribuídos em espaços generosos e integrados na medida certa. A luz natural e a vista libertadora também contribuíram, e muito, para que o casal escolhesse esse lugar. “Sem dizer que o prédio é super charmoso”, eles falam. Outro ponto que colaborou na decisão foi o bom estado de conservação do apê, que havia sido reformado pouco tempo antes com projeto do escritório Fulvio Ramos Roxo Arquitetura.

Aproveitando que o apartamento estava reformado, e que os revestimentos e soluções de integração os agradavam, Nara e Roberto puderam pensar na decoração de forma bem solta. A arquiteta trouxe quase todos os itens que possuía em seu antigo endereço e Roberto fez o mesmo, então eles já tinham o ‘recheio’ para montar a casa. Uma das únicas coisas que o casal precisou comprar foi o sofá – e já que seria uma aquisição nova, melhor que fosse em grande estilo: a peça com design vintage foi garimpada e hoje é um dos destaques da sala.

Para o casal, fundir seus objetos e histórias em uma única casa foi algo bem natural. Em busca de um clima que tivesse a cara dos dois, Nara e Roberto foram entrando com seus móveis, peças queridas e obras de arte colecionadas ao longo dos anos, sem muita regra. “Intuitivamente sabíamos onde cada uma das nossas coisas deveria entrar e rapidamente já estava tudo super harmônico. Cada objeto aqui é especial pra nós, conta a história da nossa vida individual e agora da nossa vida juntos”, eles dizem. 

Entre os itens mais especiais, Nara destaca a mesa lateral verde da sala, que já a acompanha há anos; além das cadeiras vermelhas que eram de seu pai e também a bola espelhada trazida do México, seu xodozinho. Como não poderia deixar de ser, a casa tem muitos móveis e objetos de madeira da marca de Roberto, a MTrancoso – são banquinhos, gamelas, bandejas e esculturas que se espalham pelo apê e de algum modo remetem às belezas de Trancoso, lugar que o morador ama e frequenta há mais de 35 anos.

O apê de Nara e Roberto está sempre de portas abertas para os amigos – e tudo vira pretexto para reunir gente querida em casa. Esse traço também diz muito sobre o casal, pois ambos gostam de ter uma vida agitada e receber pessoas. “A casa tem que passar uma sensação de aconchego e verdade, sem frescura. E tem que ter personalidade também, que vem com os objetos e com a ocupação de cada canto do espaço. Nós dois amamos chegar em casa. Não tem lugar melhor!”, eles contam. * Vamos continuar o tour pelo apartamento? Nos vemos no Capítulo 2.

Fotos por Felco

CONTINUA