Um novo olhar sobre a casa | Capítulo 1

Trocar de endereço foi a chance de transformar o clima da decoração

O novo lar da fotógrafa Vanessa e de sua família representa também uma nova fase em sua maneira de decorar e dar vida aos espaços, valorizando elementos naturais, ambientes com respiro e a presença de plantas por todas as partes. Antes de ocuparem esse endereço, ela, o marido Raul e seus dois filhos já viviam em outro apartamento no mesmo prédio onde moram atualmente, mas, apesar de gostarem do imóvel antigo e de sua configuração, a vontade de ter mais luz natural os levou a procurar outra casa alguns andares acima. No novo apê, a planta é original e conta com o charme de elementos vintage, como louças e azulejos da época da construção do edifício, nos anos 70.

Mesmo com a mudança no clima da decoração, a maioria dos móveis do antigo endereço foi mantida, ganhando disposições e funções diferentes. Para Vanessa, descobrir outras possibilidades a partir dos mesmos objetos é justamente uma das partes mais encantadoras de criar uma casa. No novo lar, a proposta era ter ambientes com muitas plantas, então foi justamente a presença do verde que direcionou todo o resto, com os moradores adequando móveis e peças da melhor maneira, na base de experimentações que reúnem a família toda: “Nossos filhos nos ajudam e acho que isso também contribui. Com crianças tudo fica divertido e eles até dão ideias”, diz a fotógrafa.

Pela sala de estar e em toda a casa, materiais naturais se misturam com móveis clássicos e peças antigas de família: “Gosto muito da cadeira de madeira que meu bisavô fez, ela ficava no fundo do corredor do meu apartamento na infância, com um boneco em cima, e hoje, fica em frente a um quadro especial, pintado pelo grande pintor Federico Guerreros”, conta Vanessa. Na cozinha, uma janela para a área de serviço permite que um varal de plantas seja a vista de quem usa a bancada, decorando o espaço de forma leve e despretensiosa, assim como os móveis de madeira, que deixam expostos os utensílios e temperos de maneira bonita e descomplicada.

Para chegar a esse resultado impresso naturalmente por todos os cômodos, Vanessa se inspirou em sua infância, mas também no período em que viveu em Barcelona, onde conheceu Raul e deu início à história de sua família: “Desde criança me lembro de plantas, palha e elementos naturais na minha casa… minha mãe sempre gostou e acho que isso ficou guardado em minha memória. Mas foi em Barcelona que tive realmente minha primeira casa e quando me vi, estava decorando nesse sentido. Lá é muito comum encontrar móveis e objetos pelas ruas e conseguir peças de garimpo que valem ouro! A inspiração na nova casa remete à minha infância, mas também ao que se garimpava e utilizava em Barcelona”, ela diz. Já os espaços vazios e a escolha por tons terrosos se relacionam com a necessidade de equilíbrio e respiro, um desejo cada vez mais forte na moradora.

Na vivência diária, a rotina divertida com as crianças deixa cada ambiente ainda mais especial: são cafés da manhã na mesa da sala, leituras na poltrona perto das plantas, a cama compartilhada com os filhos aos sábados e as brincadeiras ao som de músicas na vitrola. Momentos felizes e tão sutis que fazem da casa um verdadeiro lar sem precisar de muito além disso. * Quer continuar esse tour pelo apartamento? Então fique de olho no Capítulo 2 da história!

Fotos por Maura Mello

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 2

  1. Que casa linda! Que decoração harmoniosa, bonita e cheia de charme! Os móveis de madeira trazem rusticidade, aconchego! E com tantos elementos naturais que são a cara do nosso rico artesanato, a casa fica leve, bonita e com personalidade! As plantas como sempre deixam a natureza entrar e traz vida aos ambientes! Parabéns ao bom gosto dos donos e ao blog por essas lindas histórias e fotos que nos inspiram e enchem os olhos! Bjs!!!

    Responder