Sonhos de verão em uma casinha baiana | Capítulo 2

A fachada colorida já anuncia o charme desse refúgio na Praia do Espelho

Em Trancoso, em meio à maresia e com os pés quase na areia da Praia do Espelho, uma antiga casa de pescador se tornou o segundo lar de duas famílias que vivem em São Paulo. Ali, Flávia, Antônio e seus filhos passam as temporadas de verão junto dos amigos Fábio e Fabiola, aproveitando os dias quentes com muita animação e espaço para relaxar. “A casa é um sonho de 2 casais super amigos que frequentam este paraíso pelo menos 4 vezes ao ano”, eles contam. Seja no verão, ou durante escapadas da cidade sem hora marcada, é ali o refúgio perfeito!

Por se tratar de uma construção antiga, que já foi usada até mesmo como bar, foi preciso uma reforma para tornar os espaços aconchegantes e melhor preparados para os momentos de casa cheia. “Mantivemos todo o piso original, feito em tijolo e muito confortável para conservar o frescor em todos os ambientes. Durante a obra, encontramos as portas lindas que hoje servem para o armário da cozinha. Elas são de madeira de demolição e com recortes feitos por um artesão. Os azulejos turquesa no frontão da bancada eu mesma fiz em meu ateliê em São Paulo”, conta Flávia, que trabalha como ceramista.

“Escolhemos deixar a cozinha e a sala de jantar do lado de fora, abertas para o jardim, assim em dias ou noites de calor, mudamos a mesa para o gramado e a cozinha com os janelões se torna um bar para drinks e bate-papos”, Flávia fala. Ali, com o ambiente sempre cheio de crianças e visitas, o espaço de jantar, além de reunir todos para o café da manhã e refeições, também é perfeito para jogos, música, conversas e diversão. 

“A Fafa é a melhor cozinheira da casa, prepara pães maravilhosos, e tem um dedo excelente para os temperos! Já o Fabio faz os melhores drinks e temos sempre amigos ao redor para celebrar. Estão gravados na memória dois pratos incríveis: a salada de manga verde com amendoim que fizemos com as mangas tiradas literalmente da frente da casa, e o camarão tailandês que algumas amigas prepararam como agradecimento”, lembra a moradora.

Mas a diversão não fica só no jardim e na sala, pelo contrário, o quarto das crianças é um dos cômodos mais favoráveis para brincadeiras. Ali, as 4 camas se organizam em formato de U para remeter a um barco, e os mosquiteiros permitem certa privacidade para descansar ou ler um livro, mas mesmo assim não ficar de fora das conversas.

“Quando vamos para Trancoso no fim do ano, há dois momentos diferentes: o primeiro dura alguns dias e é repleto de amigos, jantares, diversão e conversa. Já depois da virada de ano, a vila vai ficando mais pacata e gostamos de estar tranquilos, ler, descansar e recarregar as energias para a volta à São Paulo”, os moradores contam. 

Com as portas e janelas sempre abertas, nessa casa o bem-estar caminha junto com a simplicidade do dia a dia, proporcionando momentos únicos e preciosos: “Você está na sala e, de repente, uma carinha sorridente aparece dando bom dia: é o senhorzinho que vem vender verduras e legumes de seu quintal de porta em porta. E eu nem falei ainda da brisa, do horizonte, do barulho do mar…. viver nessa casa por alguns dias no verão enche nossa alma de força e alegria!”

Fotos por Maura Mello

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 2

  1. achei sensacional….ja vi varias vezes….mas acho que vcs tbem poderiam divulgar casa tao interessantes qto essas, falo de casas mais humildes, mas tbem com muito charme e criatividade, o Brasil é imenso.

    Responder
    • Oi Luiz, tem toda razão. Ainda não conseguimos viajar muito pelo Brasil, mas vamos levar em conta para as próximas oportunidades. bjs

      Responder