O que faz uma casa se transformar em um lar repleto de aconchego e afeto? Não existe resposta pronta ou um único caminho para se chegar à essa sensação, porém se tivéssemos que indicar uma inspiração para ter como ponto de partida, certamente a casinha de vila da designer Gabriela estaria encabeçando essa lista. Isso porque ao longo de sete anos vivendo no mesmo endereço, Gabi sempre consegue deixá-lo ainda mais convidativo e adaptado ao dia a dia de sua família.

Quem acompanha o blog há mais tempo deve se lembrar que já visitamos essa casa alguns anos atrás, mas desde então a vida dos moradores mudou bastante e claro que tudo isso se reflete na decoração e também na forma como o espaço é desfrutado. Por isso faz todo o sentido revisitarmos esse lar que nos encanta há tanto tempo, agora junto com a Electrolux.

A história dessa casa começa primeiro com a história da Gabi e do Pedro, seu marido: os dois se conheceram nos tempos de faculdade e com a convivência se apaixonaram. Após o casamento eles chegaram a morar em outro endereço, porém o sonho de ambos sempre incluía uma casinha charmosa de vila, então saíram à procura de um imóvel bacana para alugar dentro desse perfil. A busca não foi nada rápida, mas Gabi queria muito encontrar um lugar do jeito que imaginou e enfim ela achou. Portanto não é à toa que a casa carrega desde cedo esse clima de ‘casinha dos sonhos’.

Gabi já trabalhou com publicidade e moda, mas foi no universo da decoração que realmente se encontrou: ela é uma das criadoras da marca Così Home ao lado da sócia, Juliana. Juntas as duas desenvolvem objetos que adorariam ter em suas próprias casas, desde louças até almofadas, então seu próprio lar naturalmente virou um laboratório de ideias, protótipos e sonhos de consumo. “Por conta do trabalho, estou o tempo todo de olho em referências. Presto muita atenção aos detalhes dos lugares onde vou, e isso vai refinando e transformando o nosso olhar e gosto. A casa vai evoluindo com a gente e foi o que aconteceu aqui”, Gabi explica.

Aspirador de pó vertical Ergorápido 2 em 1, da Electrolux

De fato, conforme seu estilo foi amadurecendo, a decoração da casinha de vila também evoluiu. Mas na verdade a mudança que desencadeou a maioria das adaptações nesse lar foi a chegada do pequeno Caetano, filho de Gabi e Pedro. Além de montar seu quartinho todo especial e bem acolhedor, a moradora percebeu que precisaria criar uma nova configuração na sala para ter mais área livre, então ela trocou a antiga mesa retangular de vidro por uma menor e redonda de madeira, liberando espaço para as brincadeiras com o filho. Gabi também investiu em um sofá maior que acomoda a todos com conforto, incluindo a cachorrinha Macarena que gosta de estar sempre por perto.

Numa casa onde os momentos mais prazerosos do dia são vividos no andar de baixo, o fato de haver uma cozinha de estar totalmente integrada à sala e ao quintal faz muita diferença na rotina da família. “Cria esse clima intimista que tanto amo, porque a cozinha acaba fazendo parte do evento, e no fim todo mundo ama estar na cozinha, né? Aqui ela é a passagem do jardim para a sala, então sempre tem alguém preparando uma comida, um suco… e o balcão vira um ponto para bater papo quando temos visitas”, Gabi diz.

Hoje, mais do que nunca, a moradora entende que a praticidade na rotina diária de uma casa é essencial – principalmente para quem tem filhos pequenos. É por isso que ela possui uma cozinha totalmente equipada com os produtos da Electrolux: desde a geladeira até o forno embutido, incluindo nessa lista a lava-louças que é uma grande aliada no dia a dia e dá à Gabi a chance de passar mais tempo com o bebê Caetano. Para alguém que adora reunir amigos em casa e receber as pessoas com mesas montadas com o maior carinho, essa facilidade na arrumação depois é um trunfo.

Outra coisa que Gabi valorizou ainda mais após o nascimento de Caetano é a limpeza constante da casa. Ela brinca que sempre foi muito atenta à organização e higiene no lar, mas com um bebezinho engatinhando pelos cômodos, manter tudo mais limpo se torna crucial – tanto na parte interna quanto no jardim. E para atender a essas duas demandas diferentes, Gabi conta com os aspiradores da Electrolux. Dentro de casa ela usa o aspirador de pó vertical Ergorapido 2 em 1, que possui a versão de mão para estofados ou cantinhos menores. Já no quintal, exposto à mais poeira, fuligem e folhas caídas, quem facilita a vida é o aspirador Água e Pó – e ele aspira até mesmo líquidos, então é ótimo para quando chove e ficam poças enlameadas no jardim ou quando Caetano derruba algum suco no piso, por exemplo.

Nessa casa de vila onde a vida constantemente transforma a decoração ao redor, uma coisa que sempre permanece é o carinho ao escolher e cuidar de cada coisa. “Eu amo pensar em cada canto de forma separada e depois juntar tudo. É importante pra mim criar algo especial em todo cantinho, acho que faz muita diferença olhar para esses detalhes, são eles que trazem a graça para a décor”, Gabi fala. E são mesmo os detalhes que nos fazem espiar todos os pedacinhos desse lar com olhos apaixonados – não só dessa vez, mas em todas as visitas que a gente já fez a essa família. * Amou??? Teremos vídeo no canal também, então fique ligado para não perder!!

Texto por Bruna Lourenço | Fotos por Leila Viegas