Viver e receber bem em Lisboa

Um apê que une as duas paixões do morador: sua família e a culinária

Em seu apartamento em Lisboa, o cozinheiro Duda consegue reunir tudo o que mais ama: sua família e a culinária. Na verdade, ele e a esposa, a analista de recursos humanos Karina, são brasileiros, mas se mudaram para Portugal há dois anos em busca de um lugar mais calmo para construir uma família. De fato, não demorou para que a chegada de Olívia, agora com 1 ano de idade, transformasse a vida do casal. Para conseguir passar mais tempo com a pequena, Duda resolveu juntar profissão e morada, abrindo sua casa para jantares e oferecendo uma experiência íntima e acolhedora aos visitantes.

Para o casal, viver em Lisboa representa a possibilidade de uma vida mais tranquila, mas sem abrir mão das facilidades de uma capital. “Lisboa é uma cidade com várias vertentes, pois ao mesmo tempo em que é a maior de Portugal, ainda apresenta muitas características de interior. Nossa rua, por exemplo, é muito calma, e os moradores são antigos, então todos se conhecem. Adoramos isso”, conta Duda. Por sorte, logo de cara ele e Karina encontraram um apê espaçoso localizado em um bairro central. No imóvel, a grande área externa foi o que chamou a atenção do casal e definiu que esse seria o seu novo lar.

Apesar do bom estado em que o apartamento já se encontrava quando descoberto pelos moradores, a reforma ainda foi necessária para adaptá-lo às suas necessidades. Duda, por exemplo, sempre quis uma cozinha ampla e que se integrasse ao restante da casa, então um quarto chegou a ser desfeito durante o processo de obras para possibilitar essa demanda. Para os serviços de arquitetura, eles contaram com a dupla de sócios Mariana Matarazzo e Diogo Esteves, cujo trabalho conheciam através de outros projetos. Como os moradores já estavam vivendo no local quando as obras começaram, durante o período de reforma no andar de baixo, o casal permaneceu apenas no piso superior, onde ficam os quartos.

Com a mudança de país envolvendo uma longa viagem, apenas alguns itens para a casa fizeram parte da bagagem, dentre eles, livros de gastronomia e um jogo de jantar fabricado em Caicó, no Rio Grande do Norte. Para as referências na hora de decorar o lar partindo do zero, Duda usou suas próprias necessidades de trabalho: “Em uma cozinha profissional, todos os utensílios e equipamentos estão expostos em prateleiras para fácil acesso e foi exatamente essa praticidade e beleza natural dos objetos que nos inspirou. Nossa decoração é composta praticamente por objetos que usamos no dia a dia”, ele conta.

Diante do contexto, é impossível não perceber a importância da cozinha em meio aos cômodos do apartamento. Para Duda, a culinária representa ao mesmo tempo trabalho e lazer, e, como ele e a família adoram aproveitar a companhia um do outro, o espaço da casa foi pensado para que todos estivessem juntos no momento de cozinhar, de uma forma confortável e interativa. Naturalmente, esse bem-estar acaba se estendendo para o jardim, onde eles podem cultivar uma horta e reunir amigos e familiares para jantares e almoços.

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Sobre a escolha de fazer da casa ambiente de trabalho, o morador foi movido pela vontade de participar ativamente do crescimento de Olívia. “A vida profissional em um restaurante requer uma dedicação que não me permitiria conviver com a minha filha como eu gostaria. Assim, decidimos abrir as portas de nossa casa para receber pessoas que gostam de comer e conhecer outras pessoas”, Duda diz. Entre os alimentos que ele mesmo prepara em casa, estão receitas como embutidos, pães e pizzas de fermentação natural e até mesmo bebidas, como a kombucha.

Com a solução que encontraram, Duda e Karina unem o melhor dos dois mundos, ressignificando o lar não só enquanto moradores, mas também para aqueles atraídos pelos pratos e jantares. Para quem visita, o carinho e aconchego podem ser sentidos no ar, deixando tudo mais especial. E o melhor: Olívia está sempre por perto, repondo diariamente o estoque de afeto, ingrediente que, nessa história, faz toda a diferença.

Fotos por Alessandro Guimarães

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 3

  1. Achei maravilhoso. A vida que todos almejam. A família e o trabalho perfeitamente sincronizados. Adorei!!!!

    Responder
  2. Linda casa! A decoração, os móveis, essa estante tão funcional para utensílios de cozinha, é espaçosa e a área externa maravilhosa com essa vista de casarões da vizinhança! É tudo de bom! Aconchegante!

    Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa