Ao contrário da maioria das pessoas, que sonha em se mudar para uma casa bem mais ampla, a vontade da publicitária Gabriela era morar em um lugar menor, onde ela e o marido se sentissem mais acolhidos. Com 120m², o sobrado que o casal aluga há alguns anos provou ter a medida ideal. Além disso, a casinha fica em uma vila com ares de interior, mas ao mesmo tempo perto de tudo. “Temos amigos aqui, então de final de semana deixamos a porta aberta, vamos para lá e para cá, batemos papo com os vizinhos… eu sou apaixonada pela rotina da vila”, ela diz. * Veja o Capítulo 1 dessa história.

O marido de Gabi, Pedro, sabe o quanto ela é apaixonada por decoração, então ele confiou em seu bom gosto e acabou não opinando tanto nos espaços – apenas fez questão de uma churrasqueira móvel e de muito conforto na área externa. Para deixar o quintal mais gostoso, a moradora aumentou o número de plantinhas e vasos, e também pintou uma das paredes de preto, camuflando antigas marcas que a água da chuva deixava ao escorrer. O casal queria muito uma rede de balanço, por isso eles substituíram uma mesa grande de madeira por um modelo redondo e enxuto, que não limita a circulação.

“Com a rede, a vibe do ambiente mudou por completo e ele está sendo muito mais aproveitado. Hoje em dia tomamos café da manhã lá fora no final de semana e ficamos na rede largados. Às vezes tomo um solzinho também, ou fico cuidando das minhas plantas. E durante a semana curtimos o espaço com os amigos”, Gabi conta.

A paixão pela decoração está à mostra em cada trechinho da casa de Gabi, mas não só. Ela também é uma das criadoras da marca Cosi Home, com produtos encantadores desenvolvidos em parceria com sua sócia, Juliana Couto. “Quando nos conhecemos já tivemos uma sintonia. Aí ficamos noivas na mesma época, reformando nossas casas e trocando ideias diariamente. Fizemos um perfil no Instagram para postar tudo de mais lindo que encontrávamos pela internet, e nisso as pessoas começaram a nos perguntar onde podiam encontrar aquelas coisas. Então tivemos a ideia de começar a produzir peças. E cá estamos, construindo uma marca que admiramos muito”.

No quarto de Gabi e Pedro os tons suaves trazem delicadeza à decoração. A grande estrela do ambiente é a cama com cabeceira de palhinha que foi pintada de branco para ficar mais leve. O segundo dormitório da casa é usado como closet, mas também está cheio de detalhes charmosos: a pintura até metade da parede, a arara desenhada pela moradora e montada pelo marido, o quadro de flor que foi da nonna de Gabi e as andorinhas brancas.

Para Gabi sua casa é o melhor lugar do mundo – e ela faz questão de aproveitar bem cada sutileza da rotina: o cheiro de planta no quintalzinho, o sol que bate na sala e no quarto de manhã, a janelona do quarto aberta com o ventinho que vem de fora e balança a cortina… “Eu e o Pedro adoramos estar em casa, principalmente com os amigos e com a família, então levamos essa coisa de querer estar junto para a decoração, tentando criar um ambiente o mais acolhedor possível, onde cada um se sentisse à vontade, sem frescuras e sem formalidades. Pode abrir a geladeira, pode sentar no sofá, pode cozinhar, pode dormir, na nossa casa pode tudo. Tenho uma expressão que adoro usar que é ‘O mundo é livre’. Acho que queremos que as pessoas se sintam assim aqui, livres, abraçadas e felizes”.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia