Last Updated on: 4th maio 2021, 02:00 pm

Esse post faz parte de uma série de matérias produzidas em parceria com a BOOBAM para comemorar a entrada de novas lojas na categoria ‘Objetos de decoração’ do site. A Boobam é um lugar para descobrir, comprar e vender  peças de design contemporâneo brasileiro.

Nos últimos anos, designers e artistas em todo o mundo têm se dedicado a resgatar técnicas artesanais, ressignificando objetos do cotidiano e trazendo um sopro de ar fresco ao universo da decoração. Mas o que explicaria esse retorno do trabalho manual? Os motivos podem ser vários – vocação, vontade de desacelerar, desejo de criar… – mas o objetivo é um só: priorizar o toque humano e uma produção mais consciente ao invés da industrialização desenfreada. Sim, a causa é nobre, por isso fizemos questão de participar desse movimento que defende o feito à mão.

Desde o seu lançamento, no começo de 2016, a Boobam levanta a bandeira do slow design e do trabalho autoral, servindo como plataforma onde designers, artistas e artesãos independentes podem expor suas criações e vender diretamente para o público final. A novidade é que agora, além de móveis e objetos cheios de personalidade, o site tem uma categoria de utilitários e itens decorativos de cerâmica e porcelana, como pratos, bowls, vasos, xícaras e afins.

A escolha dos produtos e dos artesãos convidados teve uma ajudinha nossa, então estamos muito felizes com o resultado dessa curadoria conjunta. Agora vem com a gente conferir o editorial que fizemos com as peças que mais amamos!

01-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Linha AOI, esculpida em pedra sabão, da Alva Design
02-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Conjunto de pratos ilustrados pelo estúdio Papaya Madness e prato Vermelho de Sancinetti
03-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Conheça a coleção completa ILUSTRADOS, de Paula Juchem, verdadeiras joias colecionáveis
04-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Linha de cerâmicas minimalistas e rústicas feitas artesanalmente por Fernanda Giaccio, da Noni SP
05-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Sancinetti evidencia a relação entre as formas e as cores em suas peças
06-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Kit para cozinha da Olive Cerâmica

Moldados ou pintados à mão por diferentes artistas, cada qual com seu estilo, os utilitários à venda no site trazem mais poesia à rotina e também aos momentos de encontro. Afinal, quem não gostaria de receber a família e os amigos com uma linda coleção de louças artesanais, cheias de peculiaridades e produzidas com todo o carinho? A sugestão vem bem em tempo para a temporada de festas de final de ano, então vale aproveitar o ensejo. Entre os profissionais convidados estão: Tatiana Chalhoub, do 3Cerâmica; Fernanda Giaccio, da Noni SP; Lucilia Barclay; Sofia Oliveira, da Olive Cerâmica; Hary e os estúdios Papaya Madness e Sancinetti.

Quem está em busca de peças decorativas de cerâmica ou porcelana também vai encontrar boas opções nessa curadoria. A começar pelos pratos estampados assinados pelo designer Maurício Arruda, inspirados em mapas e pontos turísticos de São Paulo e do Rio de Janeiro; passando pelos pratos de parede coloridos de Paula Juchem e pelos vasos de pedra sabão da Alva Design até chegar ao trabalho encantador da ceramista Nathalia Favaro (sim, a moradora do apê que publicamos AQUI).

07-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Leiteira com alça em couro, de Lucilia Barclay, utilizada como vaso de flores
08-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Linha de pratos ilustrados +55 11 de Maurício Arruda
09-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Almofadas em tricot artesanal da Señorita Galante
10-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
Hary cria peças em cerâmica crua com temas sobre a paisagem interiorana
11-decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-2
A 3 Cerâmica apresenta as criações de Tatiana Chalhoub: para cada peça uma história

Argila, água, tinta, pedra… materiais simples que viram poesia nas mãos de quem sabe se expressar por meio deles. O artesanal e o design, antes considerados conceitos opostos, agora se encontram para dar vida a peças com significado, moldadas em pequenas séries e por pequenos produtores, mas com a grande missão de resgatar valores e saberes. O resultado é mais do que estética ou função, é uma homenagem ao feito à mão.

decoracao-editorial-boobam-historias-de-casa-handmade-selecao-2

Conjunto de jantar Bend White, de Lucila Barclay | Peça Kaá, de Hary | Vaso da linha AOI, da Alva Design | Kit para banheiro Abacate, da Olive Cerâmica | Prato da série Vermelho, Rosa e Amarelo, de Sancinetti | Jogo de pratos Celeste, da 3 Cerâmica | Prato da coleção +55 21, de Maurício Arruda | Bowl Tevino Baixo e Copo Espresso (par), da Noni SP | Prato Ilustrado 4, de Paula Juchem | Prato Bromélia, da Papaya Madness | Vasos Geométricos, de Nathalia Favaro

modelo-banner-footer-final-boobam

Fotos por Gisele Rampazzo