Last Updated on: 19th abril 2021, 02:06 pm
aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Quando algo é para dar certo, tudo flui a seu favor. Pelo menos é nisso que Isabel, gerente de criação da grife Paula Raia, e Deco, artista plástico, acreditam. Assim que decidiram se casar, cerca de cinco anos atrás, os dois começaram uma busca intensa por um apartamento amplo e que tivesse muita luz natural. O que eles ainda não sabiam é que encontrar o imóvel ideal poderia demorar bem mais do que o previsto. Após alguns meses e muitas frustrações, quando o casal já estava até desanimado com a história toda, Bel e Deco por acaso foram parar em uma festa no apê do designer gráfico Pedro Gerab (que publicamos AQUI) e se apaixonaram pelo espaço assim que ele abriu a porta.
“Na época não conhecíamos o Pedro direito, mas vimos o apartamento dele e pensamos que era exatamente como a gente sonhava, com janelões enormes na sala. Até então não havia nenhum imóvel disponível no prédio, porém alguns dias depois ele nos ligou dizendo que um deles tinha sido colocado à venda. No mesmo dia já marcamos a visita e em seguida fechamos.”, lembra Bel. Com ambientes espaçosos, um piso de taco original em ótimo estado e palmeiras tropicais na altura das janelas, o apê lhes pareceu o lugar perfeito para essa nova fase de suas vidas. É, valeu a pena esperar.
Isabel e Deco se mudaram três meses antes do casamento, após uma reforma na cozinha e no banheiro principal, mas a decoração foi se moldando aos poucos a partir de diversas referências que os dois acumularam com o tempo. Enquanto eles estavam na lua de mel, a designer de móveis Lilian Pimenta, mãe de Bel, preparou uma surpresa deliciosa para recebê-los: além de deixar a geladeira recheada, presenteou o casal com peças desenhadas por ela, como a mesa de jantar de estilo industrial, dois enormes espelhos de madeira e uma mesinha no hall de entrada que hoje abriga parte da coleção de máquinas de escrever do morador.
Espalhadas pelos cômodos e pelas paredes, as criações autorais de Deco trazem ainda mais personalidade à casa. Desde criança ele escreve poesias e sempre procurou diferentes maneiras de desdobrar esse talento, porém sua carreira artística tomou forma mesmo nos últimos anos. Sem pretensão nenhuma, Deco começou a se dedicar a pequenos projetos e esculturas usando madeiras e outros materiais descartados recolhidos na cidade e também no litoral. Estimulado pelos amigos, que são fãs de seu trabalho, ele mergulhou de cabeça na empreitada, realizou cursos e estudos e atualmente é representado pela Sé Galeria. Aliás, sua segunda exposição individual, batizada de ‘eu,mesmo:outro’, abriu nesse último sábado, dia 04 de junho, e fica em cartaz até agosto.
A mesa de centro que mistura três tipos de madeira, a grande bandeja repleta de garrafas servindo de castiçais improvisados, o móvel que acomoda a vitrola e a obra Trague Poesia, com cigarros emoldurados, são assinados pelo morador, assim como outros quadros e esculturas. Muito participativo nas escolhas da decoração, Deco costuma ter um palpite para tudo: “Para o quarto do futuro bebê, ele disse que quer desenhar o berço junto com a minha mãe. Nessas horas eu já sei que vem coisa boa por aí. Além disso, achamos gostosa essa ideia de casa com vida, com impressões da gente.”, revela Bel.
Com alma viajante, o casal já esteve em diversos países espalhados pelo mundo, de Cuba ao Camboja – e o apartamento é testemunha de todas essas descobertas. “Em nossa última viagem passamos quatro meses na Ásia e trouxemos muitos dos objetos que formam nosso pequeno altar, especialmente da Índia, do Nepal, do Tibet, de Myanmar e do Laos. Somos acumuladores profissionais de pequenices, então é sempre um problema dar conta de trazer no avião todas as maluquices que inventamos. Nessa viagem específica despachamos coisas por navio que chegaram meses depois e foram surpresas deliciosas quando abríamos as caixas.”.
As plantas, que também têm uma presença impactante na decoração da sala, foram escolhidas por Bel com base na praticidade e nas espécies que se adaptavam melhor à luminosidade do espaço. Para não perder a data das regas, ela anotou as necessidades de cada planta na parte de trás dos vasos, criando uma ‘colinha’ fácil de seguir. Suspensas no teto, as trepadeiras exuberantes e cheias de folhas novas são prova viva de que a estratégia deu certo.
Criativos e cheios de ideias para colocar em prática, Bel e Deco conseguiram reunir em um apartamento de 125 m² todos os seus sonhos, lembranças e conquistas. Nos materiais rústicos, nas cores suaves e nos objetos com perfume étnico, a decoração traz à tona a personalidade dos dois moradores.
Fotos por Alessandro Guimarães
Ops, agora que eu li que é da Lilian Pimenta! Adorei, linda demais.
Oi Luciana!
Sim, a Lilian é a mãe da moradora. 🙂 O bom gosto é de família, hehe.
Lindo demais! adorei a mesa de jantar, vcs podem me dar a referência? Obrigada.
Beijos.
Una verdadera inspiracion para los amantes del arte….BELLISIMA. Un abrazo .Maria Elena
Belíssimo e inspirador blog! Por favor, poderiam me dar alguma referência técnica dos tijolos usados como aparador de bebidas? Onde posso conseguir ou qual o tipo desses tijolos… Obrigada!
Oi Andréia, tudo bom?
Bem criativa a ideia do aparador de bebidas né? Nós adoramos! Na verdade as peças usadas não são tijolos, e sim blocos de concreto. Eles são bem comuns, então você consegue encontrar em qualquer loja de material de construção. 🙂
Beijos!
Sempre acompanho vocês, parabéns pelo site e pela iniciativa!
Mas esse apê superou, é puro amor! <3
E vida longa pra vocês!
Oi Rafaela, tudo bom?
Eba! É tão gostoso conhecer nossos leitores por aqui, muito obrigada por acompanhar o site. 🙂 A gente morreu de amores por esse apê também, então ficamos super felizes de publicá-lo.
Obrigada pelo carinho, Beijos
Eu sou simplesmente apaixonada por este blog!!! É pura inspiração… <3 Maravilhoso!
Ahhhh, que amor Talita!!!
Ficamos super felizes agora. Muito obrigada pelo carinho. 🙂
Beijão
UAU! Sempre falo “essa é a casa mais linda que vcs já postaram”, mas essa realmente é! Que lindo, os móveis, texturas, materiais, tudo incrível!!
To apaixonada pelo sofá, vc sabe de onde é? 🙂
Bjs
Oi Luiza! Tudo bem?
Realmente algumas casas nos encantam mais do que outras né? Mas legal saber que você se identificou com o apê da Bel e do Deco. Somos suspeitas, mas também amamos muito. Checamos com eles e o sofá veio da loja Marché art de vie: http://www.marcheartdevie.com.br/, só resta saber se ainda vendem esse modelo.
Obrigada, Beijos
Me encanto com Histórias de Casa e amo casas com alma…lindo demais!!!
Eba! Que bom saber disso Izabel. Ficamos super felizes 🙂
Obrigada por acompanhar o blog
Acho que o AP que mais me identifiquei
Apesar de amar as casas que vejo por aqui
Mas esse aí estou apaixonada ❤
Esse apê realmente tem detalhes únicos né? Tudo traz um pouquinho de personalidade — vai ver é por isso que você se identificou mais, hehe.
Beijos
Peças lindas passam despercebidas meio a tanta informação. Deve ser difícil se desfazer de objetos tão bonitos, mas para alguns aparecerem, é necessário. Desapegar um pouco, fica a dica!
É uma lindeza atrás da outra! Histórias de casa, AMO vocês! <3
Oi Vivi, que máximo te ver por aqui 🙂
Pode ter certeza que o amor é mútuo! Aliás, outro dia mesmo ficamos namorando suas plantinhas pelo insta, hahaha. Beijão!