Last Updated on: 19th abril 2021, 02:06 pm

aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Quando algo é para dar certo, tudo flui a seu favor. Pelo menos é nisso que Isabel, gerente de criação da grife Paula Raia, e Deco, artista plástico, acreditam. Assim que decidiram se casar, cerca de cinco anos atrás, os dois começaram uma busca intensa por um apartamento amplo e que tivesse muita luz natural. O que eles ainda não sabiam é que encontrar o imóvel ideal poderia demorar bem mais do que o previsto. Após alguns meses e muitas frustrações, quando o casal já estava até desanimado com a história toda, Bel e Deco por acaso foram parar em uma festa no apê do designer gráfico Pedro Gerab (que publicamos AQUI) e se apaixonaram pelo espaço assim que ele abriu a porta.

“Na época não conhecíamos o Pedro direito, mas vimos o apartamento dele e pensamos que era exatamente como a gente sonhava, com janelões enormes na sala. Até então não havia nenhum imóvel disponível no prédio, porém alguns dias depois ele nos ligou dizendo que um deles tinha sido colocado à venda. No mesmo dia já marcamos a visita e em seguida fechamos.”, lembra Bel. Com ambientes espaçosos, um piso de taco original em ótimo estado e palmeiras tropicais na altura das janelas, o apê lhes pareceu o lugar perfeito para essa nova fase de suas vidas. É, valeu a pena esperar.

alma-viajante-cap1-historias-de-casa-sala-jantar

02-decoracao-sala-jantar-mesa-rustica-espelhos-piso-cimento-queimado

03-decoracao-hall-entrada-escultura-madeira-deco-adjiman-espelho

04-decoracao-hall-entrada-escultura-madeira-deco-adjiman-espelho

05-decoracao-hall-entrada-parede-tijolinho-industrial-maquina-escrever

06-decoracao-hall-entrada-parede-tijolinho-industrial-maquina-escrever

Isabel e Deco se mudaram três meses antes do casamento, após uma reforma na cozinha e no banheiro principal, mas a decoração foi se moldando aos poucos a partir de diversas referências que os dois acumularam com o tempo. Enquanto eles estavam na lua de mel, a designer de móveis Lilian Pimenta, mãe de Bel, preparou uma surpresa deliciosa para recebê-los: além de deixar a geladeira recheada, presenteou o casal com peças desenhadas por ela, como a mesa de jantar de estilo industrial, dois enormes espelhos de madeira e uma mesinha no hall de entrada que hoje abriga parte da coleção de máquinas de escrever do morador.

Espalhadas pelos cômodos e pelas paredes, as criações autorais de Deco trazem ainda mais personalidade à casa. Desde criança ele escreve poesias e sempre procurou diferentes maneiras de desdobrar esse talento, porém sua carreira artística tomou forma mesmo nos últimos anos. Sem pretensão nenhuma, Deco começou a se dedicar a pequenos projetos e esculturas usando madeiras e outros materiais descartados recolhidos na cidade e também no litoral. Estimulado pelos amigos, que são fãs de seu trabalho, ele mergulhou de cabeça na empreitada, realizou cursos e estudos e atualmente é representado pela Sé Galeria. Aliás, sua segunda exposição individual, batizada de ‘eu,mesmo:outro’, abriu nesse último sábado, dia 04 de junho, e fica em cartaz até agosto.

A mesa de centro que mistura três tipos de madeira, a grande bandeja repleta de garrafas servindo de castiçais improvisados, o móvel que acomoda a vitrola e a obra Trague Poesia, com cigarros emoldurados, são assinados pelo morador, assim como outros quadros e esculturas. Muito participativo nas escolhas da decoração, Deco costuma ter um palpite para tudo: “Para o quarto do futuro bebê, ele disse que quer desenhar o berço junto com a minha mãe. Nessas horas eu já sei que vem coisa boa por aí. Além disso, achamos gostosa essa ideia de casa com vida, com impressões da gente.”, revela Bel.

07-decoracao-sala-estar-janelas-piso-taco-tons-neutros-plantas-apartamento

08-decoracao-sala-estar-tons-neutros-estampa-etnica-plantas-apartamento

09-decoracao-sala-estar-tons-neutros-sofa-bege-plantas-apartamento

10-decoracao-sala-estar-tons-neutros-isabel-pimenta-sapato

11-decoracao-sala-estar-tons-neutros-mesa-lateral-mala-antiga

12-decoracao-sala-estar-gravura-emoldurada-garrafa-rolhas

13-decoracao-sala-estar-lembrancas-asia-estampas

14-decoracao-sala-estar-parede-cimento-queimada-plantas-madeira-demolicao

15-decoracao-sala-estar-parede-cimento-queimada-plantas-madeira-demolicao

16-decoracao-sala-estar-arranjo-casticais-garrafas-vinho-reaproveitadas

17-decoracao-sala-estar-arranjo-casticais-garrafas-vinho-reaproveitadas

18-decoracao-vitrola-movel-madeira-deco-adjiman-plantas-de-apartamento

19-decoracao-vitrola-movel-madeira-deco-adjiman

Com alma viajante, o casal já esteve em diversos países espalhados pelo mundo, de Cuba ao Camboja – e o apartamento é testemunha de todas essas descobertas. “Em nossa última viagem passamos quatro meses na Ásia e trouxemos muitos dos objetos que formam nosso pequeno altar, especialmente da Índia, do Nepal, do Tibet, de Myanmar e do Laos. Somos acumuladores profissionais de pequenices, então é sempre um problema dar conta de trazer no avião todas as maluquices que inventamos. Nessa viagem específica despachamos coisas por navio que chegaram meses depois e foram surpresas deliciosas quando abríamos as caixas.”.

As plantas, que também têm uma presença impactante na decoração da sala, foram escolhidas por Bel com base na praticidade e nas espécies que se adaptavam melhor à luminosidade do espaço. Para não perder a data das regas, ela anotou as necessidades de cada planta na parte de trás dos vasos, criando uma ‘colinha’ fácil de seguir. Suspensas no teto, as trepadeiras exuberantes e cheias de folhas novas são prova viva de que a estratégia deu certo.

20-decoracao-sala-estar-integrada-mesa-jantar-tons-neutros

21-decoracao-mesa-carretel-altar-santos-vaso-ponta-cabeca

22-decoracao-mesa-carretel-altar-santos-buda-iemanja

23-decoracao-escultura-madeira-deco-adjiman-trague-poesia

25-decoracao-sala-jantar-estilo-industrial-estante-mesa-madeira

24-decoracao-sala-jantar-estilo-industrial-estante-mesa-madeira

26-decoracao-sala-jantar-estilo-industrial-estante-mesa-madeira

27-decoracao-cozinha-tijolinho-branco-fosco-cimento-queimado-quadros

28-decoracao-sala-estar-bloco-concreto-movel-aparador

29-decoracao-sala-estar-bloco-concreto-movel-aparador

Criativos e cheios de ideias para colocar em prática, Bel e Deco conseguiram reunir em um apartamento de 125 m² todos os seus sonhos, lembranças e conquistas. Nos materiais rústicos, nas cores suaves e nos objetos com perfume étnico, a decoração traz à tona a personalidade dos dois moradores.

Fotos por Alessandro Guimarães

CONTINUA