Last Updated on: 21st agosto 2024, 09:23 am
Há dois anos e meio, a publicitária Karina e o economista Fellipe decidiram se mudar da região de Pinheiros – cheia de bares, restaurantes, parques e com vários de seus amigos – para viver uma nova fase em um lugar bem especial. Na época, o trânsito e a correria em um dos centros mais movimentados de São Paulo já estavam começando a incomodar e, além disso, seus dois cachorros da raça Border Collie estavam crescendo e entrando na fase adulta, com muita energia para gastar. A solução foi começar a procurar casas, e não mais apartamentos, até que nesse mesmo período uma boa oportunidade acabou surgindo: a de morar na casa que pertenceu aos avós de Karina e segue com sua família há mais de 50 anos, cheia de memórias felizes.
“Essa casa era o cenário de quase todos os meus almoços de domingo, e algumas visitas despretensiosas que eu fazia à minha avó no meio da tarde. Aqui tudo sempre podia: banhos de mangueira no quintal, comer miojo na panela, construir casinhas de passarinho na marcenaria do vô, martelando os pregos e alguns dedos. Meu pai me ensinou a andar de bike nesse quintal. Eu ajudava minha avó a colher rosas das roseiras do jardim para enfeitar a casa e jogava bola com meu irmão – o que deixava meu avô louco, porque marcávamos todas as paredes”, ela lembra com carinho.
Na nova fase da casa, tanto Karina quanto Fellipe já sabiam que iriam manter o estilo original, com o piso de tacos do lado de dentro e o de caquinhos na área externa. Ao mesmo tempo, eles também queriam deixar cada cantinho com a personalidade dos dois. Em um primeiro momento, o casal resolveu o que era mais urgente ou prático, usando seus objetos especiais e colorindo algumas paredes, como no corredor, pintado com as cores Horizonte e Calcita Alaranjada, da Suvinil.
Nesse movimento inicial após a mudança, dois ambientes bem importantes acabaram ficando de lado, esperando o momento certo para um toque de cor: o quintal e o quarto. Até que a hora finalmente chegou — e, mais uma vez, a Suvinil foi a escolha certa para essa transformação.
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar as 2 versões.
Como o quintal é um ambiente que o casal usa bastante para reunir os amigos, seja em grandes encontros ou em reuniões intimistas, as cores vieram como uma forma de torná-lo mais aconchegante e, ao mesmo tempo, imprimir mais personalidade. A escolha pela cor Jambo também teve a intenção de separar a área externa da parte interna da casa, dando a ela outro clima, mais dedicado ao lazer. Já as portas e janelas foram pintadas com a cor Marfim Nobre.
Depois dessa “minirreforma”, o espaço ficou bem mais interessante, deixando as brincadeiras com os cachorros e os dias de sol ainda mais especiais. E já que o escritório e o quarto têm vista para o quintal, a alegria das novas cores acaba invadindo a casa como um todo, isso sem contar com a presença da natureza e a possibilidade de ver o céu.
Já o quarto precisava de uma cor que trouxesse conforto de forma leve, sem sobrecarregar o ambiente ou causar a sensação de desordem… “O que poderia ser mais perfeito do que a própria cor Conforto da Suvinil?”, brinca Karina. Para preencher o espaço da parede acima da cama, que não tem cabeceira, o casal optou por um desenho criativo que vai até o teto, dando o efeito de amplitude. Nas laterais dessa faixa, a cor escolhida foi a Trigo, um tom bem suave para contrastar com o azul sem exageros.
Além das cores, as fotografias e itens de viagem espalhados pela casa também ajudam a contar a história dos moradores: lembranças de quando Karina morou no Quênia, máscaras com significados culturais, recordações da família do Fellipe e artefatos indígenas de diferentes regiões do Brasil.
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar as 2 versões.
Com o mesmo espaço de sempre, mas agora com outras cores, peças e principalmente novas histórias, a casa proporciona para Karina um encontro entre passado, presente e futuro: “Fizemos apenas algumas mudanças, respeitando a essência do lar, o que permitiu que nos expressássemos e misturássemos a história antiga com o começo de uma nova vida, como se fosse um novo capítulo”, ela diz. Tendo uma conexão tão forte com essa casa, não há dúvidas de que ela continua sendo o lugar certo para construir ainda mais memórias especiais.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Leila Viegas
Que lindaaa q ficou, as cores as plantas os móveis rústicos e o cachorro deu o toque final hehe
Que lindos!! Parabéns! Que esta energia boa, alegria e brilho de vcs dure por muitos, muitos anos! As cores da casa são o complemento deste casal!!
Ficou maravilhosa, que vocês sejam muito felizes neste lindo lar, cheio de amor de Jesus.
Ficou lindinha super aconchegante a casa. Parabéns arrasaram.
Adorei tudo. Me deu um tchan p oq fazer no meu apartamento recém mudada e sem móveis.obrigada
Muito bom. Simples. Mas elegante e de grande efeito!
Amei ! A casa ficou linda ,acolhedora !As cores trouxeram vida aos ambientes!
Vou me inspirar nessa transformação!!
Ache que ficou muito legal.sou uma pessoa que gosta desta indentidade de ter algo só meu ,uma casa simple mas aconchegante
Ficou linda. Cara de casa acolhedora.
Ficou maravilhosa está casa
um verdadeiro estudo de como cor e composição mudam totalmente um ambiente!
Apaixonada fiquei.linda a casinha deles e vcs em mostrar coisa bonita.
Ficou lindo, imagino a emoção e lembranças que têm nessa casa que foi dos avós…as cores ficaram lindas, muda mto o ambiente para melhor…gosto mto da variedade de cores das tintas e dos nomes delas, acho bem interessante!!! Parabéns Histórias de Casa!!!
Amei!
Vocês repetem demais os ambientes nas fotos. Vejam a varanda. Ela aparece umas 10 vezes!!!!!!!
Oi, Raquel, tudo bem? Esse conteúdo específico é de “antes e depois” da pintura do quintal e do quarto. Por isso o foco está nesse ambiente. Em outros tipos de pauta diversificamos mais os ambientes 🙂