Last Updated on: 25th agosto 2023, 09:05 am
O apê da Valentina Saldanha e do Patrick Gondim – casal por trás da marca Voador Tecelagem – é o tipo de lugar que desperta a curiosidade de quem visita pela primeira vez. Isso porque a decoração reúne uma extensa coleção de objetos excêntricos, como letreiros, placas, máscaras, pratos, bonecos e garimpos de todos os tipos. Para os moradores, a sensação de aleatoriedade é bem-vinda e eles até brincam que nada na casa faz muito sentido, mas no fim, o clima é divertido, tudo se encaixa e cada cantinho tem uma história interessante para contar: “Adoramos objetos e procuramos artistas que fazem parte desse universo que gostamos, mais colorido e alegre. Se é pra estar na nossa casa, tem que nos trazer coisas boas e memórias! Também temos muitos itens que ganhamos de presente, achamos na rua e repaginamos ou que compramos em brechós”, eles contam.
Antes de morar nesse apartamento, o casal já vivia no mesmo prédio, mas em um apê menor, então a mudança acabou sendo bem prática. Por outro lado, ainda que o espaço seja alugado, eles precisaram investir em algumas melhorias, como refazer parte da elétrica e reformar pontos do banheiro e da cozinha. Depois disso, veio a decoração, e, embora ambos tenham gostos parecidos, eles contam que cada um tem uma forma diferente de mostrar a sua personalidade na casa: Patrick, que sempre adorou colecionar coisas, trouxe vários pratos, o relógio vintage de parede, sua bateria… e, desde então, é quem mais curte aumentar a curadoria de objetos inusitados. Já Valentina faz mais o tipo mão na massa, e, além de contribuir com a sua máquina de costura e seus primeiros tapetes, também adora criar e pintar os próprios móveis:
“Cada pedacinho da nossa casa tem uma história. O nosso rack verde foi feito por nós, a penteadeira também, as pinturas da cozinha e do banheiro também fizemos, assim como a da mesa do escritório. Adoramos colocar a mão na massa. Mesmo que o trabalho não fique perfeito, nos traz orgulho e acreditamos que desse jeito a casa fica com mais personalidade”, explicam.
Com tanto talento assim, não é de se estranhar que os dois comandem uma marca autoral de tapetes e outros itens criativos, a Voador Tecelagem, fundada por Valentina em 2016. No início, ela trabalhava com tapeçarias feitas por encomenda no tear manual, até que, em 2020, logo no início da pandemia, Patrick saiu de seu antigo emprego como designer de calçados e acessórios e se juntou ao negócio, que acabou se tornando uma loja online com produtos a pronta entrega.
“Temos aqui em casa duas peças que são muito especiais e que nunca estiveram disponíveis para venda, pois foram desenvolvidas para projetos específicos. A primeira é o pendente da sala de jantar, que foi feito para uma mostra na loja Fernando Jaeger em parceria com a arquiteta Paula Daemon, da Linha Arquitetura. E a segunda é a tapeçaria que fica acima do sofá da sala, tecida pela Valentina para um projeto da Casa Cor de 2018. O ambiente era um consultório de psicanálise das arquitetas Isabella Lucena e Paula Gusmão e decidimos ficar com a peça porque ela marcou um momento importante da história da marca”, contam.
Naturalmente, o trabalho com o desenvolvimento de produtos para casa estimula Valentina e Patrick a alimentar uma relação inspiradora com o lar, sempre pensando em como deixar os espaços mais bonitos, coloridos e aconchegantes, tanto para eles no dia a dia, quanto na hora de receber pessoas. “Nosso prédio tem 5 apartamentos em que moram amigos nossos, então quando estamos entediados, nos reunimos para cozinhar, ver filmes e ficar de bobeira. Sempre estamos ao redor deles, isso nos traz muita alegria, é quase uma comunidade”, eles explicam. Além disso, suas famílias também frequentam a casa e são parte importante da rotina por ali.
Para o casal, o apê construído em conjunto, sem dúvidas, guarda também um tanto de apego por suas memórias, mas nada que os paralise diante da possibilidade de mudanças. Quando estão sozinhos, eles amam assistir a filmes e séries, ficar deitados com os cachorros Renatinho e Belinha, pedir comida em algum restaurante e fazer coisas para o lar, como pendurar novos itens pelas paredes: “Acreditamos numa casa viva que não necessariamente será perfeita e super clean. Assumimos que gostamos de uma casa que tem história para contar”.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Felco
Essa casa é bem diferente e lindo! Realmente parece uma casa viva como eles mesmo falaram, só em vê as fotos sabemos que tem história. Amei!
Hi, where did you get the red squiggly stool?
Hi! It’s from Tok&stok in collab with Melissa. Both Brazilian brands! https://www.instagram.com/tokstok/
Lembrou-me as decorações que eu fazia em casa quando era criança, brincando. Que delícia! E amei o nome do doguinho, claro!
Autenticidade pura!!!
Um amor de apê
Impecável! Lindos demais
Um verdadeiro sorvetinho. Criativo, astral e colorido, mas sem ser cansativo e entulhado. Amei!
Muita cosia para ser vista interessantes.Adorei.
Perfeita casa!! Tanto detalhe lindo! <3
Apê mto fofo, cheio de cor que amo e personalidade, nosso cantinho tem que nos “abraçar” sempre!!! Parabéns ao casal e esses dogs lindos!