Last Updated on: 19th julho 2022, 09:05 am

logo_westwing-JPEG

Quer conhecer uma casa incrível e de quebra descobrir onde encontrar as peças usadas na decoração? Então acompanhe com a gente essa série de histórias! Todo mês visitaremos um lar inspirador junto com o WestwingNow: a loja online do Westwing com produtos que estão sempre disponíveis e entrega mais rápida de milhares de peças. Sim, é o estilo Westwing que você já ama, só que agora em uma curadoria fixa. Demais, né?

Na vida da Carla, traduzir uma pessoa por meio da decoração é uma prática cotidiana – e um desafio prazeroso também. Ela é designer de interiores e está sempre projetando novos lares para receber moradores com as mais diversas histórias. Então quando foi sua vez de trocar de endereço, não poderia ser diferente: a partir de uma casinha antiga e charmosa no bairro de Pinheiros, surgiu um lugar pensado nos mínimos detalhes para acolher Carla e seu filho Tom, de quatro anos de idade. O imóvel é alugado, mas isso não impediu a moradora de encarar uma super reforma: “Imaginei o projeto perfeito. Nesse caso, eu precisava deixar um sobrado que estava sendo usado há anos para fins comerciais com cara de casa mesmo… e, claro, cabendo no bolso! Mesmo alugada, queria sentir que essa é a nossa casa”.

As alterações foram muitas, mas valeram a pena. A parede que separava a cozinha dos outros cômodos foi demolida, tornando o ambiente mais integrado com o resto da casa. Ainda nesse espaço, Carla desenhou toda a marcenaria – executada pela Marcenaria Gloriosa – e também a bancada, pois antes da reforma não havia quase nada ali. Porém a maior mudança ficou para o jardim que, na verdade, nem existia. “Demoli a antiga lavanderia, onde atualmente está o quintal, regularizei todo o piso da área externa, instalei ladrilhos hidráulicos, construí o canteiro e também o banco de ladrilhos”, conta. Para completar a transformação do sobrado, ela ainda descascou a parede da sala, deixando os tijolinhos expostos, e refez toda a elétrica. “Pensei em uma morada alegre, onde o Tom se sentisse à vontade para explorar e brincar. Aqui ocupamos todos os lugares. É uma casa com jeito de casa, que funciona com a rotina do dia a dia, sem deixar de ser acolhedora e convidativa”.

Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Jogo de Velas Castiçal Torcidas Sortidas, do WestwingNow
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Jogo de Potes Herméticos com Suporte Kilner, do WestwingNow
Casa alugada com decoração acolhedora

A ideia de o filho pequeno aproveitar ao máximo cada canto foi materializada principalmente no jardim. “É a área mais pensada para ele – o banco de ladrilho, por exemplo, fiz imaginando as noites de cinema ao ar livre que ele pode vir a ter com os amigos, e a lareira é especial para a gente – nós dois adoramos e usamos muito! Fazemos fogueira e comemos lá fora aos finais de semana”, diz a mãe. E claro que a decoração desse quintal tão gostoso também pedia algo de interessante, por isso Carla foi buscar no WestwingNow a escolha ideal: duas poltronas Acapulco bem coloridas e confortáveis.

Carla brinca que seu processo criativo é livre de regras: “É tudo meio misturado, porque eu sou meio misturada”, ela fala. Isso ajuda a entender seu encantamento com a curadoria super completa do WestwingNow, a loja online do Westwing com entrega ainda mais rápida, e que tem um pouco de tudo, para todos os gostos. “Achei o mix de produtos bem versátil! E alguns itens são surpreendentes, como as velas coloridas. Eu já queria comprar velas lindas há um tempo, mas não sabia que o Westwing tinha, então foi uma ótima surpresa”, conta. Esses pontos de cor na sala combinam ainda mais com o perfil divertido e leve da moradora, que também escolheu no WestwingNow alguns potes de temperos para organizar melhor a cozinha e uma nova roupa de cama para seu quarto.

Casa alugada com decoração acolhedora
Cadeiras Acapulco coloridas, do WestwingNow
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Casa alugada com decoração acolhedora
Cadeiras Acapulco coloridas, do WestwingNow
Casa alugada com decoração acolhedora
Jogo de Lençol Cammilo Marmo, do WestwingNow
Casa alugada com decoração acolhedora

A diversidade de itens e estilos que se harmonizam de um jeito único na casa da Carla vem também da habilidade de garimpar móveis e objetos há quase 20 anos: “Muitas das peças eu encontrei enquanto morava fora do Brasil, a maioria veio de Amsterdã e de Berlim. A outra parte comprei aqui em São Paulo mesmo”. A mesa de centro, por exemplo, passeou pelas ruas da Holanda até ser despachada para o Brasil, enquanto a cadeira na sala de estar foi encontrada para doação no meio da calçada… e virou um xodó da designer de interiores. “Revesti com um tecido novo e ela segue funcional e linda por aqui”. Entre os itens com mais valor afetivo, uma caixa de pizza fixada na parede se destaca, com o desenho do próprio filho: “Tom retratou ele e o avô. Só percebi o desenho depois que terminamos a pizza, foi fofo!”.

A casa, que passou por muito quebra-quebra, foi aos poucos virando um lar para Carla. O projeto da moradora colocado em prática se mostrou um sucesso completo, assim como as peças decorativas vieram para revelar um pouco mais de seu olhar sobre o mundo. Nesse refúgio, ela e o filho criam memórias cotidianamente, construindo sempre novas versões de um mesmo lar. Afinal, o que realmente importa é se sentir em casa, seja qual for a maneira encontrada para isso. E no caso da designer de interiores – criadora do @cru_estudio – ela sabe muito bem como fazer essa sensação se tornar realidade: “Para mim, o projeto ideal é o que melhor reflete quem vai ocupá-lo. Por isso digo que essa casa me traduz, ela materializa a minha personalidade, meus gostos e estilo pessoal”, finaliza.

Texto por Natália Pinheiro | Fotos por Felco