“Tenho a sensação de que toda vez que entro aqui, tudo fica um pouco mais leve”, diz o arquiteto Rogério Gurgel, morador desse apartamento surpreendente na região da Consolação, em São Paulo. Só que, para chegar nesse resultado de tanta plenitude, um longo projeto – interrompido pela pandemia em 2020 – fez parte da vida de Rogério. Na época ele vivia em um apê alugado, mas esse imóvel surgiu como a oportunidade ideal para o arquiteto enfim ter um espaço realmente seu. “Queria muito um lugar com janelas grandes e uma planta que propiciasse a integração entre os cômodos. Se possível em um prédio tranquilo e pequeno, de andar baixo com vista para a copa das árvores”, lembra. E não é que Rogério encontrou tudo o que precisava?
“O apartamento estava detonado, mas pela análise que fiz da planta estrutural, entendi que ele me atendia bem e permitiria fazer as alterações que eu imaginava. Foi um match instantâneo”, conta. A partir disso, ele já começou a pensar no projeto para sua nova casa. O antigo layout, que era bem tradicional, com vários cômodos compartimentados e alguns ambientes mal utilizados, ganhou mais integração e área livre nas mãos do arquiteto. A lavanderia mudou de lugar; o banheiro de serviço virou lavabo; um quintal interno foi criado próximo às janelas e a cozinha se abriu totalmente para a sala de estar.
A cozinha, inclusive, é o cômodo que sempre mereceu uma atenção especial de Rogério: “Para mim, desde a infância, esse ambiente é o coração da casa”, diz. Ali ele começa sua rotina diária e também recebe as visitas, que conseguem ficar à vontade na sala enquanto o morador prepara petiscos e drinks na bancada espaçosa da ilha central. E para quem gosta de cozinhar pratos incríveis, mas ao mesmo tempo ter praticidade no cotidiano, a escolha dos utensílios e eletrodomésticos faz toda a diferença.









O morador preza muito pelo combo que une qualidade, design e custo-benefício. Por isso, ter a cozinha equipada com os eletroportáteis da Electrolux foi a primeira opção quando Rogério estava montando a casa. “A cozinha precisa ter eletrodomésticos que facilitem o meu dia a dia. Ter água e gelo de forma prática na porta da geladeira era um ponto importante para mim”, ele conta. Além da geladeira que sempre quis, Rogério possui toda a linha Expert, da Electrolux – incluindo chaleira elétrica, mixer, liquidificador, cafeteira… e outros eletroportáteis para simplificar a rotina. “Eu também amo preparar café da manhã, é minha refeição favorita. Então ter os utensílios à mão deixa tudo mais rápido e gostoso”.
Além da parte prática e funcional, a decoração e os detalhes que dão esse charme único ao apê do arquiteto são super importantes para ele. Uma das ideias do projeto, por exemplo, foi setorizar o espaço todo por cores. A cozinha e a sala ficaram com os tons beges, enquanto o quintal interno e a sala de jantar receberam cores terrosas. Já o escritório ganhou mais liberdade para ele mesclar e experimentar combinações, pois é ali que Rogério desenvolve seus trabalhos e sua criatividade. O banheiro, que foi todo repensado para acomodar uma banheira, ficou com o verde, “…como uma selva urbana de reconexão!”, diz o morador. E para o quarto, não poderia ser diferente: o off white traz leveza e calmaria para o cantinho de descanso.
“Meu foco principal era uma casa que me acolhesse e fosse muito prática de viver. Procurei me desprender de tudo o que eu não precisava e deixar por perto apenas os objetos e histórias que fizessem muito sentido”, conta o morador. Nesse novo lar, os itens com bastante afeto e memória contam mais, como é o caso da floreira ao lado da mesa de jantar, onde está plantada uma muda do filodendro que o pai de Rogério cultiva há anos na casa da família em Londrina. “Essa muda o mantém presente no meu dia a dia. Minha casa é sobre conexão, comigo mesmo e com quem amo”, ele fala. Para completar esse canto, a mesa de refeições na mesma altura do peitoril da janela cria uma sensação de continuidade e troca entre interior e exterior, algo que Rogério também buscava em seu lar.









A ideia central do projeto para o novo apê se mostra conforme os ambientes apresentam suas funcionalidades, mas a alma do lar aparece ainda mais nas histórias guardadas ali, seja por meio das peças ou móveis. “O que eu mais amo na minha casa é a forma natural com que várias recordações, móveis, quadros e objetos se relacionam aqui”, conta. Para chegar nesse lugar de tanto aconchego e liberdade de expressão, Rogério pensou e repensou cada canto do apê, em busca de um espaço que reverberasse quem ele é por dentro. E, com certeza, ele conseguiu. “Ter uma casa que expressa a minha individualidade é sem dúvida o que faz eu me sentir melhor aqui”, finaliza.
Texto por Natália Pinheiro | Fotos por Felco
Adorei a roupa de cama! Saberia informar de onde é?
Oi, tudo bom?
Se estamos bem lembradas é da marca branco.casa: https://www.branco.casa/
Dá uma olhada nos itens de cama. 😉
Adorei tudo, mas fiquei curiosa para saber de onde é a mesa de trabalho, vocês saberiam dizer de onde é?
Oi, tudo bom?
Hum, vamos tentar descobrir! Sabemos que a marca Fernando Jaeger vende umas mesas de trabalho lindas assim com design minimalista, mas não é exatamente igual a essa. Vale dar uma conferida.
A casa toda é muito linda e aconchegante mesmo. Mas meu coração palpitou pela pia do lavado! Vocês sabem dizer mais sobre ela? Se é comprada pronta, etc…
Oi, tudo bom?
Esse lavabo é muito interessante mesmo. A cuba é metálica e foi desenhada pelo próprio morador, o arquiteto Rogério Gurgel.
Lindo, lindo! 🙂
Saberiam me dizer de onde é a cortina? É tão difícil achar nesses tons. Muito obrigada!
Oi Andressa, tudo bom?
Na verdade o morador comprou os tecidos e mandou fazer a cortina sob medida.
São dois tons de veludo comprados na Wiler K.
Olá tudo joia? Eu amei o piso liso e clarinho que integra tudo, sem rodapé. Gostaria de saber a especificação. Obrigada desde já!
Oi, tudo bom?
O piso é lindo demais mesmo. O Rogério nos contou que é um cimento queimado com pó de mármore branco. 😉
Espetáculo. Ele misturou super bem a pegada meio Capri, rústico com o contemporâneo!
Ficou bem bonito, aconchegante, com personalidade… parabéns!
Muito aconchegante e criativo! Adorei a pedra da cozinha e as cores da parede em tom off White. Vocês saberiam me dizer o nome de ambos?
Super autêntico, né? 🙂
A pedra da cozinha é um granito chamado Cygnus, da Riello Mármores.
A cor das paredes é a Cidade Antiga, da marca Coral.
O piso terroso é ladrilho hidráulico ou outro revestimento?
Oi! É uma lajota cerâmica da marca Mazza. O modelo se chama Roma Paglia.
Linda a casa! Amei especialmente a escolha dos quadros. O sofá amarelo da sala, à propósito, foi comprado onde?
Oi Telma, tudo bom?
Lindo demais, né!! O sofá foi desenhado pelo Rogério e feito por um tapeceiro. 😉
Achei que a parte do escritório é o local aconchegante do imóvel.