Arquitetura e arte em uma casa erguida do zero | Capítulo 2

No lar de um casal de arquitetos, os quadros da galeria Obrah completam os espaços em grande estilo

Essa matéria foi criada em parceria com a OBRAH, uma galeria online pensada para tornar a arte e o design mais acessíveis. Se você sempre quis ter obras de arte e quadros incríveis em casa, mas não sabia direito onde procurar, vem com a gente conhecer essa casa com paredes repletas de opções lindas e muito especiais da Obrah.

Para a Natally e o Tiago, do Cambuci Arquitetos, construir a própria casa do zero foi a melhor solução para terem um lar que atendesse às suas necessidades de espaço, mas também coubesse dentro do orçamento. Para conciliar tudo isso, eles fizeram um projeto bem personalizado com materiais acessíveis:  “Priorizamos estruturas aparentes e modulares, pois o tempo de obra também era um gerador de custos. As paredes possuem reboco grosso e os pisos em geral são em concreto polido, materiais econômicos que permitiram que investíssemos em outros pontos, como os grandes panos de vidro, o ladrilho hidráulico e o forro de madeira na sala de estar”, o casal explica.

Entre todos os cômodos da casa, a cozinha é onde os moradores mais gostam de estar e foi pensada com muito cuidado pois, como adoram cozinhar, eles já sabiam que passariam bastante tempo ali. A premissa inicial era que o espaço fosse aberto para as demais áreas da construção, e o casal levou isso tão a sério que conseguiu integrar tanto a sala quanto a varanda por meio de janelas que, quando abertas, fazem da cozinha uma espécie de ilha. Além disso, eles pensaram até mesmo na vista de quem está no cômodo: “Dependemos do nosso pátio interno para criar as ambiências, então idealizamos a cozinha de forma privilegiada: suas janelas ficam voltadas para um painel colorido que se tornou a característica mais marcante da casa. O painel é composto por peças de ladrilho hidráulico com o padrão desenhado por nós”, eles dizem.

A sala de jantar é uma extensão da cozinha, com muita luz natural vinda da janela que emoldura o ambiente. Foi por esse espaço que o casal começou a povoar a casa com os quadros da galeria de arte online Obrah, que permite o acesso a obras exclusivas e possui uma curadoria incrível. Entre tantas opções disponíveis no site, os quadros de design abstrato foram os que mais combinaram com os elementos que já estavam por ali, mas isso não significa que outros tipos de arte não tenham se espalhado por todos os cômodos:

“Podemos dizer que nossa preferência é ter arte por toda parte, então acabamos optando por mesclar diversos estilos. Nossa obra favorita é a do quarto, porque ela vem cheia de significados. No layout do espaço, as janelas ficam ao lado da cabeceira da cama e é por onde os primeiros raios do sol entram pela manhã. O quadro sobre a cabeceira é uma gravura que pra gente representa exatamente essa passagem do tempo”, diz o casal. Apenas no quarto, o piso de concreto polido dá vez às tábuas de madeira, que ajudam a criar o aconchego que o casal tanto valoriza no ambiente.

Para o casal, a casa dialoga com a personalidade de ambos moradores através de seus elementos complementares: “A racionalidade, a modularidade e o pragmatismo têm muito a ver com o Tiago. Já a configuração aberta, fluida, e principalmente as cores, têm mais a ver comigo”, conta Natally. Mas não são só os dois que impactam diretamente no dia a dia da casa: a cachorra Farofa é o xodó do lar e está sempre por perto, seja durante o trabalho no escritório ou os afazeres domésticos.

Na casa, os dias mais felizes são os ensolarados, que deixam tudo cheio de vida: “Para nós a noção de lar tem muito a ver com a sensação de acolhimento, que é um conceito muito abstrato e particular, mas pra gente pode ser refletido por meio de elementos que vão se modificando, indicando a passagem do tempo – desde objetos que naturalmente vão se somando à decoração, até as plantas e jardins que nos lembram a todo momento das pequenas transformações”.

** E como estamos em semana de BLACK FRIDAY, adivinha só? Tem CUPOM da Obrah pra vocês: use o HISTORIAS10 para 10% OFF adicional em cima dos valores da Black Friday. Tá imperdível, né?!! (Cupom válido até 29/11) **

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Rafaela Paoli

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.