Last Updated on: 19th março 2021, 01:25 pm

O que faz um espaço encantar à primeira vista? Cada vez mais, entendemos que o que torna um ambiente especial é ver a personalidade de seus moradores estampada em cada detalhe – uma decoração sem regras, adaptável e viva. Então por que no quarto das crianças seria diferente? Esse cômodo, mais do que qualquer outro, pode ser um território livre para os pequenos se divertirem e, principalmente, se identificarem. Ao invés de limitar a imaginação dos filhos com temas muito definidos, marcenarias fixas e cores que nunca mudam, que tal abrir um mundo inteiro de possibilidades?

A Thais Carballal, criadora da marca infantil Mooui, entendeu isso há algum tempo, quando sua primeira filha nasceu. Por não encontrar opções modernas e coloridas de enxoval para a bebê, ela decidiu inventar sua própria marca fugindo do lugar-comum – e o sucesso foi imediato! Hoje, poucos anos depois, a Mooui se tornou uma grande referência quando o assunto é quartinho de criança com personalidade, por isso vamos compartilhar aqui com vocês algumas das dicas que aprendemos com a Thais de como criar um espaço lúdico para os filhos.

Roupa de cama divertida pra transformar o quarto

O enxoval infantil é a essência da Mooui e também um dos recursos mais versáteis para variar a decoração do quartinho das crianças. Como as estampas da marca são bastante coloridas e lúdicas, uma simples troca da roupa de cama pode ser o gancho para você inventar uma nova brincadeira com os filhos, ou criar uma historinha de ninar a partir dos personagens ilustrados em um lençol, por exemplo. A ideia é mergulhar no universo mágico dos pequenos e incentivar cada vez mais sua imaginação, para que a decoração não seja uma escolha meramente visual.

Mas como misturar tantas estampas? Ter um enxoval com diferentes opções para brincar e variar pode ser bem divertido, porém às vezes pinta uma dúvida de como combinar as estampas, então aí vão algumas dicas boas:

  • A maioria dos produtos da Mooui possui a mesma paleta de tons, o que facilita bastante na hora de misturar um modelo com o outro, independente do tema. Vale, sim, usar uma fronha de flores junto com um lençol coloridinho ou almofadas com desenhos do fundo do mar. Por que não?
  • Outra dica que ajuda muito na composição é mesclar estampas de escalas variadas. Quer um exemplo? Se o lençol de cobrir tem um desenho maior, como dragões multicoloridos, o lençol de elástico pode ter uma padronagem menorzinha. Essa brincadeira com tamanhos diferentes já movimenta o visual.
  • Também é bacana combinar estampas cheias e bem coloridas com outras mais neutras e que ornam com tudo, como os modelos quadriculados da Mooui.

Outras ideias para o quarto das crianças

Além dessa versatilidade da roupa de cama, a decoração do quartinho infantil pode explorar outras soluções não apenas visuais, mas também de organização. Definir bem as funções dentro do ambiente é uma forma de otimizar o espaço: tente criar áreas distintas para os momentos de estudo, para as brincadeiras e para a hora de dormir. Se possível, use móveis soltos e fáceis de deslocar ao invés de uma marcenaria muito travada – às vezes uma nova disposição já é um jeito fácil de mudar a cara do cômodo. Cestos e caixas organizadoras ajudam a manter os brinquedos guardadinhos e ainda estimulam as crianças a entender a importância de deixar o quarto arrumado desde cedo.

Na hora de bolar a decoração, tire proveito das paredes – elas podem receber todo tipo de intervenção para deixar o ambiente mais interessante e pessoal. De pinturas divertidas, como padrões geométricos e meia-parede, a painéis estampados que mudam totalmente o visual do espaço sem a necessidade de uma reforma. A Mooui possui uma série de papéis de parede, dos mais neutros aos mais coloridos, que são lindos e fáceis de instalar, então vale conferir! Outra dica é usar as paredes para criar murais de inspiração, com pôsteres, bandeirinhas, adesivos e até mesmo os desenhos das próprias crianças, assim elas também se enxergam como artistas.

Deu pra perceber que os quartos de criança podem ir muito além de temas pré-definidos e uma decoração fixa, né? O melhor jeito de montar um espaço afetivo e que vai acompanhar o crescimento do seu filho sem demandar grandes reformas ao longo dos anos é justamente pensar em composições livres e mais soltas – que possam se adaptar ao estilo e ao gosto dos pequenos. Um lugar onde a imaginação ganha vida, cor e movimento. Onde dragões cospem fogo, sereias cantam em meio às flores e o fundo do mar está logo ali… um mundo onde tudo é possível, principalmente sonhar.

Fotos por Maura Mello e Rafaela Paoli para Mooui