Last Updated on: 27th maio 2021, 06:38 am

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Em seu novo apartamento, o fotógrafo Angelo e o planejador digital Douglas tiraram a sorte grande – não há como negar. Há pouco mais de um ano o casal vivia em um apê em Pinheiros, mas já fazia um tempo que os dois queriam mudar de bairro. A ideia era morar no centro de São Paulo, uma região de fácil acesso e em processo de revitalização. Depois de algumas buscas frustradas, o destino resolveu dar uma mãozinha: eles ficaram sabendo que um de seus amigos, o arquiteto Fernando, estava alugando a cobertura de um prédio antiguinho que pertence à sua família. Mas a melhor parte da notícia era que o imóvel seria totalmente reformado antes do aluguel. Ou seja, o casal entraria em um apartamento novinho em folha e de quebra ainda poderia dar palpites na obra.

O prédio foi construído pelo avô de Fernando, então o arquiteto também tem uma relação afetiva com o lugar. Ele nos mostrou um pouco das melhorias que estava pensando em fazer. Era uma oportunidade única, e como não tínhamos pressa para mudar, achamos que seria interessante participar dessa reforma”, Angelo e Douglas explicam. Foi assim, a seis mãos, que o apê ganhou um clima totalmente diferente. Além da chance de viver em um espaço adaptado às suas necessidades, o casal se apaixonou também pela localização e pelas áreas externas do apartamento: como o edifício é escalonado, a cobertura conta com duas varandas, uma em cada andar. Não à toa, o endereço dos dois é ponto de encontro oficial para as festinhas da turma.

Originalmente, o apartamento era bem diferente. A planta seguia o padrão das construções antigas, então era muito compartimentada, com ambientes pequenos e um único banheiro. Para completar, a maioria dos acabamentos precisava de uma renovação: as esquadrias de ferro, os revestimentos e até a pintura. O principal objetivo da obra era revitalizar e modernizar o apê como um todo, tanto nos materiais quanto na divisão interna dos espaços. O casal brinca que a reforma foi intensa, mas o resultado com certeza valeu a pena. “O que guiou o projeto foi o estilo arquitetônico do Fernando e do seu escritório, o Estúdio Paralelo. Conhecemos e confiamos totalmente no trabalho que ele faz, e como somos amigos de longa data, pudemos também participar com algumas ideias, principalmente na área da cozinha”, eles dizem.

A cozinha, aliás, é o ambiente favorito do Angelo. Paralelamente à fotografia, a culinária é uma de suas grandes paixões – tanto que parte de seu trabalho é registrar cozinheiros e receitas fantásticas pelo mundo. “O que eu mais desejava era uma cozinha aberta para o resto da casa. Em meus antigos apartamentos ela sempre foi separada e me incomodava muito. Além disso, queria bastante luz natural e espaço de bancada”, ele fala. Seus desejos foram atendidos! Todas as paredes do cômodo foram quebradas, então agora ele faz parte da sala. O balcão que funciona como ilha e mesa de jantar ‘abraça’ dois pilares que não puderam ser retirados no quebra-quebra.

Na sala as mudanças foram menores, mas importantes também. Sob o vão da escada foi construído um armário com nicho aberto que funciona como bar. “Esse móvel é fundamental, já que temos poucos espaços de armários pela casa”, o casal diz. Ainda nesse ambiente de estar, uma das paredes foi descascada para deixar os antigos tijolos aparentes. Os moradores completaram a decoração com um sofá bem profundo presenteado por uma amiga – desses para se jogar e ver filmes no final de semana – e algumas peças menores e soltas, como as cadeiras, que transitam pelo apartamento nos dias de festa. Outra alteração de grande impacto no andar de baixo foi a divisão do único banheiro existente em um lavabo e um banheiro completo para a suíte.


O que mais inspira o Angelo e o Douglas na hora de decorar a casa são o universo da arte, que ambos adoram, e as viagens que fazem juntos – tanto ao recriar ideias vistas em outras cidades e países, quanto utilizando objetos trazidos na bagagem. “Na escada, queríamos aproveitar a parede de pé-direito duplo para colocar nela todos os quadros importantes que temos e que tenham significado para a gente. Então fizemos uma mistura com um pouco de tudo: fotos tiradas pelo Angelo em viagens; trabalhos de amigos fotógrafos; obras de arte; lembranças e objetos que gostamos. Adoramos olhar para os quadros subindo a escada e pensar na memória que cada um representa”, eles contam.

O apartamento tem uma energia tão boa que os amigos que visitam o casal não querem mais sair dali. Somam-se a isso o talento da dupla como anfitriões e as comidinhas que Angelo prepara, e a receita está perfeita! Não é de se surpreender que quase toda semana eles recebam convidados para os mais diversos eventos. “Dá pra passar um dia inteiro nas mesas da varanda aproveitando a vista e o pôr do sol (e seguir noite adentro), ou sentar ao redor do balcão da cozinha enquanto preparamos o jantar. Já na laje do andar de cima, normalmente estendemos esteiras no chão e curtimos o sol. Porém, no último verão instalamos uma piscina inflável e praticamente transformamos a varanda em um clube. As festas na piscina estão entre as melhores que tivemos até hoje”, o casal se diverte lembrando. * Ei, quer continuar o passeio pelo apê e descobrir os outros espaços? Então fique ligado no Capítulo 2. 

Fotos por Rafaela Paoli

CONTINUA