Fonte de ideias | Capítulo 1

Um apartamento alugado, mas cheio de personalidade e boas soluções

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Pensar e repensar espaços faz parte da rotina diária do Murilo há bastante tempo. O arquiteto, que é também sócio no HM Food Café, em São Paulo, se deixa contagiar pelas referências e descobertas da profissão, por isso seu apartamento é um universo em constante transformação. “Quem me conhece sabe que minha casa nunca fica muito tempo de um mesmo jeito. Essa inquietação se deve ao meu trabalho. Cada projeto me traz algo novo, e às vezes isso vem parar aqui”, ele conta. São tantas ideias e possibilidades, que é difícil escolher apenas algumas.

O apartamento atual do Murilo – um imóvel de 110m² em Pinheiros – amadurece a cada dia, mas não pense que isso significa uma decoração séria e sisuda. Pelo contrário: após uma reforma bem objetiva feita pelo morador, o lugar ganhou um visual mais jovem e alinhado com suas necessidades. O apê é alugado, porém isso não foi um impeditivo para as alterações. Após conseguir a autorização do proprietário, Murilo investiu em mudanças significativas, mas sem comprometer a essência do espaço. “Eu gosto de preservar a história dos imóveis que habito”, diz.

Murilo brinca que a integração da sala era inegociável. “O projeto se desenvolveu em cima das minhas necessidades. Gosto de cozinhar e trabalho em casa muitas vezes, então ter essas funções conectadas facilita meu dia”, explica. Antes da retirada das paredes, o apartamento era mais escuro e não tinha um pensamento estético que desse uma unidade entre um cômodo e outro, mas ainda assim o arquiteto sabia que ali havia potencial. “A luz, os pisos, o pé-direito alto, os janelões… foram eles os fatores para minha escolha. E a reforma trouxe o frescor que faltava”, ele fala.

Em relação à escolha das cores e acabamentos, o morador queria a casa a mais neutra possível, por isso tudo na sala foi pintado de branco. O cantinho do bar e home office surgiu com um novo projeto de marcenaria, e depois Murilo preencheu os cômodos com diversas folhagens. “Gosto muito de plantas, mas na falta de uma varanda espalho vasos em todo canto que puder. Isso é só o começo! Não me vejo sem plantas por perto”, diz. Na decoração, quase todas as peças têm uma historinha. Talvez uma das mais especiais seja a do rádio a válvulas que fica na sala e pertenceu ao bisavô do arquiteto: reza a lenda que funciona até hoje.

Para a reforma do banheiro, Murilo partiu de um princípio interessante. Ele queria um espaço que desse a sensação de se estar em outro lugar – meio de férias. Ao invés de enfrentar um grande quebra-quebra, ele cobriu os azulejos antigos com massa e pintou; tingiu o teto de preto; trocou as louças e só revestiu novamente a área da ducha. Para completar o clima vieram as plantas, uns postais de viagens emoldurados e pôsteres de exposições. Como ele mesmo conta, o ambiente foi acontecendo.

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Mesmo estando totalmente inserido no universo da arquitetura e da decoração, Murilo acredita que a inspiração para uma casa pode vir de todos os lugares. “Tudo é inspiração, mas essa busca para mim está cada vez mais no contato com a natureza. Hoje sem dúvida é isso o que mais me inspira, apesar de morar na cidade. Arte em geral sempre traz boas referências também. A moda com novas cores e texturas, o cinema com novas luzes e composições… realmente tudo é inspiração!”. * Quer continuar o tour por esse apartamento e descobrir outras ideias legais? Então acompanhe também o Capítulo 2!

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

CONTINUA

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 7

  1. Que apartamento charmoso, clean, aconchegante e moderno ao mesmo tempo.
    uma pergunta qual o nome dessa planta pendente do lado direto da bicicleta ? rs
    o blog está cada dia melhor, parabéns. um beijo!

    Responder
    • Lindo mesmo o apê do Murilo, gostamos muito!!!
      Se não estamos enganadas, a planta é uma dinheiro-em-penca (pelo menos parece, rs).
      Que demais saber que está curtindo o blog, uhuuu. Obrigada <3

      Responder
  2. Maravilloso todo ! esperando ansiosa la segunda parte

    Responder
  3. Maravilha …. lindo e aconchegante !!! Acho que vou morar aí ……. em pensamento … adoro verde …

    Responder
  4. Esse banheiro ficou muito lindo! Estou reformando o meu e vou usar como referência. Vocês sabem se essa pia já era do apartamento ou foi ele que comprou?

    Parabéns pelo trabalho meninas, o site inteiro é uma inspiração.

    Responder
    • Ficou mesmo!
      Outras pessoas perguntaram sobre a cuba, então fomos pesquisar e achamos um modelo beeem parecido – talvez seja até o mesmo. Da marca Celite: http://bit.ly/2TlrALP
      Uhuuu, obrigada pelo carinho… 🙂

      Responder
  5. Muito Obrigada!!!

    Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa