O melhor de dois mundos | Capítulo 2

Um apartamento térreo e espaçoso que mais parece uma casa

Muita gente sonha em conciliar duas realidades diferentes: viver com os espaços amplos de uma casa – e de preferência com jardim – mas ao mesmo tempo ter as facilidades e a segurança de morar em um apartamento. Não é todo mundo que consegue alcançar esse objetivo, até porque os apês têm ficado cada vez menores, mas Filipe e Shelly encontraram o lugar ideal em um prédio na Vila Madalena. Além de um jardim bem maior do que o de muitas casas, o casal conquistou ambientes integrados, bastante aconchego e uma decoração cheia de identidade.

É claro que a reforma ajudou a deixar o apartamento ainda melhor. “As mudanças que fizemos com o Estúdio Penha transformaram aquele antigo espaço compartimentado em um grande loft, aberto e iluminado. Agora preferimos ficar mais em casa ao invés de sair e mesmo trabalhar aqui é um prazer, fazemos isso todos os dias”, eles contam.

O jardim é hoje um dos cantos mais disputados da casa, e talvez seu charme seja ainda maior por ter sido um ambiente montado bem aos poucos. Quando o casal se mudou, logo após a reforma, a área externa não tinha sido planejada, então conforme eles foram vivenciando e sentindo o espaço, as coisas iam sendo acrescentadas. Desde as árvores até o pergolado de eucalipto, as luzinhas, as redes e os móveis de ferro.

“O que mais me agrada no apartamento é mesmo o jardim. Gosto de regar as árvores, plantar novas mudas e cuidar das sementes. Descobrimos que as frutas colhidas diretamente ali têm um sabor mais especial”, Filipe revela. O casal inclusive já tem um ritual: todas as manhãs, antes de tomar café, o morador vai até o gramado para dar uma olhada nas plantinhas e nos frutos. Quando eles têm sorte, conseguem colher figos, amoras, jabuticabas ou pêssegos para completar o menu. As horas de leitura na rede ou os piqueniques de sábado também já fazem parte dessa deliciosa rotina. E tudo isso acompanhado pelo canto dos pássaros ao longo do dia.

No começo do projeto, o escritório era um ambiente importante para os moradores, já que ambos trabalham de casa na maioria das vezes. Mas a verdade é que eles dificilmente se sentam nas mesas de trabalho: preferem trazer o computador para a mesa de jantar, assim podem espiar a vida lá fora e mais uma vez o jardim – realmente seria difícil competir com ele. Ainda assim, o home office ajuda a organizar os materiais e as referências, além de trazer cartinhas, recortes e lembranças fixados em um painel. A ideia do casal é cobrir a parede toda com o passar do tempo.

Filipe e Shelly queriam que o apartamento privilegiasse a sala e a cozinha, então o quarto não era a maior prioridade. Até porque eles usam pouco o cômodo em relação ao restante da casa. Eles pediram apenas uma cama baixa aos arquitetos, mas o projeto incluiu a criação de armários customizados e cortinas que escondem os caixilhos de vidro para trazer privacidade. No banheiro, o estilo industrial também foi uma sugestão do Estúdio Penha. O único desejo dos moradores era que a janela do box fosse transformada em porta – assim eles podem sair direto para o jardim se quiserem.

Toda essa importância dada às plantas e à área externa não foi por acaso. Desde criança, Filipe sempre morou em casa, e uma de suas lembranças mais queridas é do jardim com uma jabuticabeira enorme e um arbusto de Dama-da-noite que no mês de novembro perfumava tudo com um aroma delicioso. “Fizemos questão de plantar as duas coisas aqui!”, eles dizem. O apê com ares de casa não é especial somente pela arquitetura, pelas plantas ou pela decoração, mas sim pelo carinho que o casal deposita ali e pelo fato de estarem construindo sua história juntos.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 15

  1. Lindo e com cara de casa. Amei a mesa e cadeiras do quintal . Poderia informar o nome da Loja.

    Reply
  2. afff que sonho de apê com cara de casa! astral incrível! que iluminação! Sabem dizer de onde é o lençol da cama? obrigadaa!

    Reply
    • Oi Mayra, tudo bom?
      Nos encantamos pelo apto todo também! Vimos seu outro comentário essa semana, mas infelizmente não conseguimos descobrir mais infos sobre o lençol rsrs

      Reply
  3. Olá Monica, vc pode comprar este sofá de ferro na Soul Casa. @soul.casa
    Pode falar comigo também . Me chamo Claudia

    Reply
  4. De que material é feito esse pergolato?
    Espaço incrível!

    Reply
  5. Apartamento e matéria lindos!! Tem créditos para essa mesa de jantar? Obrigada e parabéns! ❤️

    Reply
  6. Meninas sabem informar de eé o sofá de ferro da área externa? Obrigada 🙂

    Reply
  7. Ai que casa linda, gente! <3 Sente-se o aconchego daqui!

    Reply
  8. Nossa, que sonho de apartamento! Aconchegante e encantador!

    Reply