Last Updated on: 16th maio 2021, 07:13 pm

Mesmo antes de começar a reforma de seu apartamento, Roberto já tinha definido o que queria. Em primeiro lugar, bastante flexibilidade para mudar o uso dos espaços e receber bem os amigos. Depois, um jardim que fosse o centro das atenções e que permitisse o cultivo de muitas espécies. Por último, uma decoração leve e limpa, feita a partir de peças selecionadas a dedo. Com um bom projeto em mãos e alguns meses de obra, ele conseguiu tudo isso e ainda mais. Se você também adorou esse apê e quer se inspirar com algumas das soluções usadas pelo Roberto, veja abaixo 4 ideias bacanas que selecionamos.

Escolhas certeiras | 4 boas ideias

1. Cortinas no lugar de portas: A estante de serralheria e madeira que contorna os ambientes também emoldura os vãos de passagem, como a entrada do lavabo e do ateliê. No entanto, ao invés de usar portas padronizadas, os arquitetos do Vapor324, responsáveis pelo projeto, propuseram que essas divisões fossem feitas com cortinas. Quando recolhidas, elas ocupam menos espaço e, além disso, com essa alternativa foi possível criar um acabamento arredondado na sala. Já que Roberto mora sozinho, ele não precisa ter a preocupação em isolar o som de um cômodo para o outro. Para preservar a privacidade das visitas no lavabo, a porta convencional foi mantida, porém fica camuflada atrás de uma cortina também.

2. Iluminação com spots: Outra boa solução que envolve a estante são as luminárias fixadas nas prateleiras mais altas. Para não ter que criar novos pontos de luz no teto usando forro de gesso ou tubulação aparente, os arquitetos utilizaram spots direcionáveis. Assim o morador tem luz indireta na sala e na cozinha, mantendo a linguagem minimalista da arquitetura.

3. Jardim suspenso na cozinha: Quer ter mais plantas em casa, mas te falta espaço? Uma dica legal é usar prateleiras altas, próximas do teto, para agrupar vasos com espécies pendentes. Roberto fez isso na cozinha e o resultado ficou muito acolhedor. Com o tempo, as plantas vão crescer e criar uma pequena cortina verde no cômodo.

4. Cabeceira enxuta: Os quartos costumam ser os cômodos mais apertados da casa, então é preciso economizar centímetros sempre que possível. Nesse projeto, a cabeceira suspensa com criado-mudo embutido tem um desenho leve e funcional que não pesa no visual.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia