O apartamento da arquiteta Debora e de seu marido, o publicitário Coca, tem muitos elementos incríveis: pé-direito duplo na sala, cores alegres, uma estante que a moradora desenhou, a parede de cobogós no home office… mas, segundo ela, o espaço mais especial da casa é a área externa na cobertura. E não é para menos. Basta dar uma olhada na ‘sala ao livre’ e no deck cheio de plantas para entender porque a família curte tanto seu delicioso refúgio suspenso sobre a cidade. * Para não perder nenhum detalhe da história, veja também o Capítulo 1.

Quando o casal comprou o apê, esse terraço era completamente diferente, como Debora conta: “Mudamos tudo na área externa. Era um ambiente segmentado em 3 partes. Uma delas era coberta com vidro e toda fechada, com lareira e piso de mármore. A segunda parte era uma piscina redonda enorme. E a terceira era uma churrasqueira de alvenaria bem feia. Na reforma derrubamos absolutamente tudo, fizemos a impermeabilização da laje e no começo deixamos o espaço inteiro livre e aberto. Daí aos poucos fomos montando. Primeiro o deck, depois a cobertura de vidro com os bambus e por fim o jardim e a horta”.

Sempre que o tempo está bom, a família se reúne no andar de cima para aproveitar o dia – nos finais de semana, as refeições também são feitas lá. As filhas de Debora adoram tudo, mas principalmente o balanço. Já ela e o marido gostam mesmo é da cobertura de bambu, que corta o calor e faz uma sombra bonita sobre o sofá e a rede. Isso sem falar nas plantas, é claro, essenciais para a sensação de bem-estar na casa.

Desde que sua segunda filha, Alice, nasceu, a moradora passou a trabalhar de casa, por isso a antiga sala de TV que não tinha muita utilidade foi transformada em um home office confortável e bem iluminado. “Eu amo trabalhar aqui, porque assim fico perto do jardim. Fora que também é um espaço grande que acomoda as peças da minha marca infantil”, ela explica. Debora e sua sócia, Nicole, comandam o escritório Arquitetura Paralela há 10 anos, mas mais recentemente elas criaram uma marca de itens artesanais para crianças, a Cuna Bebê. “Nós tivemos filhos mais ou menos ao mesmo tempo, e foi por isso que o universo infantil entrou em nossas vidas”.

Inclusive as filhas da arquiteta ganharam atenção especial na reforma do apê. Além dos dois quartinhos com decoração simples, porém acolhedora, Chloé e Alice foram presenteadas com uma brinquedoteca na varanda. Como o terraço da cobertura já é grande o suficiente, o casal decidiu deixar esse segundo espaço apenas para o uso das crianças. Os quartos das meninas têm acesso direto à varanda, então a posição do canto de brincadeiras não poderia ser melhor.

De forma instintiva, sem pressa e muito guiada pelo próprio dia a dia na casa, Debora construiu um lar que tem tudo o que ela e sua família precisam: aconchego, diversão, conforto… e muita autenticidade, é claro. “Não dá nem para comparar com o estado do apartamento antes de nos mudarmos. Era praticamente outra casa”.

Fotos por Alessandro Guimarães