Decoração criativa em um apê encantador

Descubra as ideias inspiradoras por trás do Apto41

O mesmo espaço pode assumir diversas personalidades com o passar do tempo. Quando a arquiteta e designer Renata se mudou para o Apto41, a decoração estava totalmente diferente – quase irreconhecível. Na época quem vivia no imóvel de 94m² era seu irmão, então os ambientes tinham uma aura masculina, com muito preto e pouco aconchego. Eles chegaram a dividir o apê durante dois anos e nesse período Renata não mexeu em muita coisa, porém assim que seu irmão voltou para São Luís e ela passou a morar sozinha, um novo mundo se abriu: “A partir daí a brincadeira começou. Além dos objetos decorativos, vieram novos quadros, cortinas, tapete, plantas e flores semanais”, ela conta.

Renata usou móveis bacanas e peças decorativas para transformar os cômodos sem precisar de uma grande reforma – sua única intervenção mais radical foi a troca do antigo piso que imitava concreto por um modelo vinílico com aspecto de madeira clara. A delicadeza na escolha de cada objeto exposto sobre as mesinhas ou prateleiras mostra o carinho que a moradora tem por seu lar. “Eu só tenho o que me traz alegria. Itens que eu namorei antes, durante e depois, pôsteres comprados em viagens, presentes de pessoas queridas que me conhecem demais e por isso acertam em cheio… tudo isso traduz minha personalidade e torna o apê acolhedor”.

Para driblar empecilhos sem mexer na estrutura, a arquiteta aposta na simplicidade. Um dos exemplos é a iluminação: “O apartamento não tem forro, logo não tive flexibilidade para criar novos pontos de luz. O que eu fiz? Utilizei luminárias de tomada e fugi um pouco dessa iluminação central”, Renata explica. A moradora também colocou a mão na massa em projetinhos faça você mesmo que ajudaram a deixar a decoração ainda mais legal sem que ela gastasse muito, como a parede ‘estampada’ com adesivos de bolinhas douradas ou a geladeira envelopada de adesivo azul.

Segundo a arquiteta, um bom truque na hora de montar os espaços é usar cores simples e mais neutras, como o branco ou o cinza, e depois complementar com objetos coloridos. Ela também acredita que ter uma pasta de referências ou um mood board é uma ótima maneira de entender que estilo usar. Além de realizar projetos do zero, Renata trabalha com produção de ambientes para fotos, por isso já está acostumada a elaborar belas composições – com a ajuda de flores, folhagens, almofadas, mantas e velas, a moradora cria um lar cada vez mais aconchegante.

4 ideias inspiradas no Apto41

* Cozinha aberta: Quando a arquiteta se mudou para o apê o espaço já estava sem paredes e trazia uma bancada alta como divisória, hoje usada de apoio para refeições rápidas. “Já visitei outros apartamentos iguais ao meu aqui no prédio que possuem a cozinha fechada e claro que a sensação é incrivelmente outra. A cozinha aberta continua sendo a melhor saída para driblar pequenos cômodos, além de ser vantajosa pela integração que possibilita”, Renata diz.

* Elementos originais: A maioria das peças usadas na decoração foi cobiçada pela moradora durante muito tempo, como o macaquinho de madeira de Kay Bojesen, apoiado em uma moldura, ou a arte com olhinhos do designer sueco Olle Eksell, que ela ganhou de presente. Aos poucos Renata vai comprando os itens de sua ‘lista de desejos’ – coincidentemente ou não, muitos deles seguem o estilo escandinavo.

* Banco como aparador: “Resolvi usar o banco branco com madeira pinus que fica na parede de bolinhas como aparador. Ali exponho alguns objetos e livros preferidos. Acredito que isso é uma forma original e criativa de dar um uso diferente a um objeto ou mobiliário”. Fica a dica para quem está precisando de uma estante ou apoio temporário.

* Quadros apoiados: Antes de sair furando as paredes, Renata prefere apoiar os quadros e conviver um pouquinho com eles. Assim ela consegue testar todas as possibilidades de composição. “Tenho quadros que já andaram pela casa toda”, ela brinca.

[galeriaProduto produtos=”193,189,191,192,194″]

Fotos por Gisele Rampazzo

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 24

  1. Os pôsteres são com vidro na frente ou sem, quero emoldurar os meus e estou com duvida

    Responder
    • Oi Reginaldo, tudo bom?
      Você pode emoldurar com ou sem vidro, mas o vidro sempre protege melhor a obra, né? Então se é um pôster que você gosta muito, vale a pena. E você pode usar vidro anti-reflexo, fizemos isso uma vez com uma fotografia e fica bom. Beijos

      Responder
  2. Olá! Que decoração linda! Gostaria de saber, se possível, de onde é o sofá. Bjs!

    Responder
    • Oi Luana, tudo bom?
      Um sonho esse apê, né? Infelizmente a moradora não sabe de que loja é o sofá. A peça veio junto com o apartamento quando ele foi comprado, então ficou difícil descobrir. Mas ela nos contou que mandou trocar o estofado recentemente na WG Estofados. Quem sabe já te ajuda! Beijos

      Responder
      • Sim, um sonho! Obrigada pela resposta. Vou pesquisar sobre a WG Estofados! Beijos e parabéns pelo site!

        Responder
  3. O apartamento é absolutamente lindo, fiquei encantada com tudo!!! E de onde é esse pôster com as bolinhas pretas, a moça de vestido preto e guarda-chuva rosa?

    Responder
  4. Achei tudo lindo, mas me apaixonei pelo espelho que está junto com o aparador, de onde é?

    Responder
  5. Nossa, pulei de alegria quando soube que o Apto41 estava aqui, queria ver mais cômodos como a cozinha, o que é aquele refrigerador azul.
    Arrasaram!
    Beijos

    Responder
    • Oi Tainá, tudo bom?
      O apêzinho da Renata também nos deixou apaixonadas. Fazia um tempão que queríamos fotografar, rs. A geladeira azul bebê realmente ficou demais!!!
      Fico feliz que tenha gostado da matéria! Beijão

      Responder
  6. Esse macaquinho pendurado no quadro é de onde. Tudo lindo!

    Responder
  7. Conheci o apto 41 bem no comecinho… e fui grande incentivadora! Via o amor que a Rê depositava nesse projeto e fico muito feliz por ver todo esse trabalho realizado. Parabéns mais uma vez pelo trabalho, Renatinha! Sucesso!

    Responder
  8. Parabéns Renata muito bom gosto e aconchegante o APTO 41

    Responder
  9. Conheço o apto41 e sou testemunha ocular que todos os detalhes nele contidos têm uma história de amor, carinho e criatividade da proprietária. Parabéns RENATA Costa!! ❤

    Responder
  10. O apê da Renata é simplesmente encantador, amei cada detalhe! <3

    Responder
  11. lindo apê! super me identifiquei! de onde foi esta almofada rosa, como um nózinho? bjs!

    Responder
  12. Todos os espaços lindos, aconchegantes e de muito bom gosto!! Parabéns!!

    Responder
  13. Aconchego, simplicidade e bom gosto são o segredo desse apê tão lindo!

    Responder
  14. De onde veio essa cadeira branca e preta, da sala da jantar? É linda!

    Responder
  15. Apartamento simples, mas ao mesmo tempo cheio de detalhes lindos e femininos. Espaço encantador. Parabéns.

    Responder