Last Updated on: 15th maio 2021, 05:05 pm
A decoração faz parte do nosso dia a dia, por isso conseguimos enxergar ideias interessantes em quase todo lugar, inclusive em ambientes de trabalho. Depois de perceber que esses espaços também tinham suas histórias pra contar, decidimos lançar uma seção chamada POR AÍ. Além de mostrar onde pessoas talentosas produzem suas criações, vamos falar sobre a carreira de cada uma delas…
De um jeito ou de outro, o olhar de Calu Fontes sempre esteve voltado para a arte. Quando criança, ela frequentava aulas de pintura, oficinas de brinquedos, escolas de teatro e exposições. As capas de discos, as cores das fachadas, as ilustrações dos livros… tudo servia de inspiração para seus desenhos coloridos. Durante a adolescência esse interesse continuou, principalmente depois que ela ganhou uma caneta nanquim e começou a estampar cadernos e envelopes com padronagens autorais que uniam colagens, aquarelas e outros experimentos. Essa paixão pelas formas e cores a levou à faculdade de arquitetura, onde Calu descobriu seu verdadeiro amor: a pintura em cerâmica. Hoje, mais de 20 anos depois, ela é referência absoluta no assunto.
“Onde tem espaço, eu preencho com pintura.”
Outro detalhe importante na formação de Calu como artista – e, especialmente, como pessoa – é a origem de sua família. “Minha família é toda da Bahia, por isso desde pequena passei grandes temporadas por lá com meus pais, tios, primos e avós. Os passeios pela cidade de Salvador e pelas praias do litoral, as visitas a igrejas, as rendas, os cheiros das frutas, os murais e fachadas de azulejos e o artesanato local despertavam meus sentidos e me atraíam inconscientemente para esse universo das artes e também das águas.”, ela conta.
Quando abriu seu primeiro ateliê, em meados de 2003, a artista ainda não sabia que a pintura em peças de cerâmica seria apenas o começo de uma trajetória repleta de bons frutos. A azulejaria, que atualmente é mais uma de suas marcas registradas, a encontrou por acaso, com um convite que só pode ter sido abençoado pelos santos e orixás. “A proposta era reformar e restaurar uma capela muito antiga em uma praia de difícil acesso no litoral norte de São Paulo. Fiz um grande painel em uma das paredes e foi um trabalho muito importante para mim, pois reuniu a azulejaria, a arquitetura e a decoração, tudo junto no mesmo projeto. A partir de então, me apaixonei pelos azulejos.”, explica.
“Acho que quando a pessoa encontra sua paixão e se dedica a isto, sempre estudando e pesquisando novas possibilidades, não tem muito como dar errado.”
Esse primeiro convite abriu portas para muitos outros, de painéis estampados sob medida para projetos de arquitetura a parcerias com grandes marcas, como a Tok&Stok. Cada parceria trouxe à Calu a oportunidade de transportar seus desenhos para suportes além da cerâmica: ela já desenvolveu coleções de ladrilhos hidráulicos, calçados, roupas, copos e pratos descartáveis e, mais recentemente, uma linha de papéis de parede para a marca branco. “É sempre um desafio e aprendo muito justamente porque cada material tem suas especificações, possibilidades e também limites.”.
Calu faz questão de produzir cada uma de suas peças sem o auxílio de ajudantes – isso garante que nenhuma seja igual à outra e faz com que todas elas, sem exceção, venham com o seu olhar e seu traço. “Criação é processo e, para mim, o processo criativo é quase uma atividade onírica. Ou seja, se dá em momentos onde acontece um certo desligamento de estímulos do mundo exterior.”. É por isso que a artista procura trabalhar ouvindo música e admirando o jardim, assim a imaginação flui sem que ela precise se preocupar com o que será pintado ou se os elementos e cores vão ou não combinar entre si.
“Poder dar expressão a esse mundo interno por meio do meu trabalho me traz bastante paz, alegria e serenidade.”
Apesar de se desligar de tudo quando está criando, Calu sabe que um entorno tranquilo faz toda a diferença em sua produção, por isso era importante que ela encontrasse um lugar acolhedor para montar seu novo ateliê, inaugurado em janeiro desse ano. A charmosa casa em Pinheiros, dividida em diferentes andares integrados a um delicioso jardim, foi descoberta por acaso – na verdade, quem atuou como ‘corretor’ foi o jardineiro de Calu, que trabalhava para os antigos moradores e teve a sensibilidade de pensar que ela poderia gostar do espaço. Ele acertou. “Quando entrei no imóvel senti uma ótima energia e já me vi trabalhando ali.”, ela diz.
Transformar essa antiga residência em uma galeria para expor suas peças e um ateliê funcional exigiu uma grande reforma, com direito a reforço estrutural, muitas paredes demolidas, novos revestimentos e uma cozinha totalmente redesenhada. Por sorte, Calu contou com a ajuda do time da Proa.Arquitetos, formado por Daniella, Adriana e Viviane, amigas suas dos tempos da faculdade. “Chegamos a trabalhar juntas quando nos formamos, mas logo depois segui com a cerâmica. Desde então em todos os projetos de reforma que preciso fazer, elas estão presentes. Temos uma cumplicidade, por isso acabei participando bastante do processo e, com isso, revisitando o universo da arquitetura, o que me dá muito prazer.”
O ateliê de Calu Fontes tem a cara dela. Para começar, há sempre músicas leves tocando e incensos perfumando o ar. As flores naturais se misturam a espécies secas ou versões de tecido, trazendo um colorido a mais. Os clientes e amigos são recebidos com café e bolo, servidos em copos e pratos pintados por ela. E tem também as pias estampadas dos banheiros, os santos e amuletos de diversas religiões, os revestimentos que trazem sua assinatura, as plantas que vieram do antigo endereço… tudo é envolvente e inspirador, como cada uma de suas peças.
.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Gostei muito do lavatório, tenho um todo branco, onde fica seu ateliê?
Oi, tudo bem?
O ateliê da Calu Fontes fica em Pinheiros, na Rua Afonso José de Carvalho, 242.
Tudo perfeitoooooooo. Onde comprar????
Oi, td bem?
Você pode conferir no instagram oficial da Calu: https://www.instagram.com/calufontes/
Eu sempre fui fã. Ela é leve assim como seu trabalho. Sou apaixonada. Eu costumo colocar a arte de Calu nos meus projetos com sucesso. É encantador.
Oi Bárbara, tudo bom?
Realmente a Calu tem uma energia muito bonita que transparece em seu trabalho. 🙂
Que encantador!
ótima matéria !! gostaria de saber se a artista utiliza o processo de queira dos azulejos ou ele já compra a base pronto ?
Oi Marcos, tudo bom?
Hum, não sabemos dizer. Ela tem um forno para queima no ateliê, mas não sabemos exatamente como é o processo. Bjs
Olá, vc poderia me indicar algum modo de decorar pisos igual os que a Calu faz?
Oi Victor, tudo bom?
Na verdade o trabalho da Calu é bem autoral e único, então não temos como te sugerir algo parecido. Nossa sugestão é que você entre em contato com ela para orçar o revestimento que precisa ou pedir mais informações. Beijos
Divino o seu trabalho me inspirou para dar cores na minha cozinha
Meu Deus estou apaixonada, só isso. Quanta sensibilidade, bom gosto, leveza.. tudo misturado. Quero morar aí nesse ateliê, levar pra minha casa, não sei. Algo assim. rs
Oi Naiara!
Impossível não se apaixonar por esse espaço e pelo trabalho da Calu, né?
Beijos
Acabei de conhecer o site através da Revista Bons Fluidos desse mês e estou encantada. Parabéns, tudo lindo e de super bom gosto com muitas histórias inspiradoras. Adoro o estilo de Calu… suas cores e inspirações. Um ótimo final de semana pra todas. Namastê!!!
Oi Regiane, tudo bom?
Seja bem-vinda à nossa humilde casinha virtual, hehe. Ficamos bem felizes que você tenha gostado do estilo das casas que mostramos aqui, sempre tentamos publicar lares e espaços de trabalho feitos com muito carinho. Esperamos te ver mais vezes por aqui.
Obrigada! Beijos,
Apaixonada pela pia !!!!!!
Completamente enlouquecida pela pia!!!
Ficou demais né??? Nós também nos apaixonamos — na verdade gostamos de tudo, hahaha
Nossa. Sem palavras pra essa arte, pra essa sensibilidade. <3
achei tudo maravilhoso!” parece um conto de Fadas ! Ainda há muita beleza dentro das pessoas♥
Oi Angela!
Você falou tudo… O ateliê parece saído de um conto de fadas mesmo. Amamos cada pedacinho do espaço. Ficamos felizes que tenha gostado também. 🙂
Beijão
Achei esse lugar maravilhoso! O artista tem o poder de transformar! Que bênção! Que dom! Que trabalho lindo!!!