É fácil perceber o toque pessoal dos moradores em cada detalhe do apartamento de Isabel e Deco. Ela é gerente de criação da grife Paula Raia e ele é artista plástico, então ambos possuem um olhar sensível para compor referências, equilibrar cores e alinhar volumes. Além disso, o casal procurou escolher peças que fazem sentido e despertam sentimentos: móveis e esculturas idealizadas por Deco, fotografias de suas viagens registradas pelas lentes de Bel, lembranças trazidas da Ásia, entre muitos outros tesouros. Para não perder nenhum pedacinho do apê, leia primeiro o Capítulo 1.

Quando Bel e Deco arremataram o imóvel, tanto a sala de estar quanto os quartos estavam bem conservados e não exigiram alterações estruturais, porém a cozinha e o banheiro principal pediam melhorias urgentes. Determinada em criar uma cozinha totalmente branca apesar das contraindicações dos amigos, que afirmavam que os acabamentos claros dariam muito trabalho no dia a dia, a moradora elegeu essa cor para a bancada, para o revestimento que imita tijolinhos e para o piso de cimento queimado. O aconchego é garantido pelo armário com portas de madeira de demolição, desenhado pelo casal, e pela estante de estilo industrial que acomoda o micro-ondas e os temperos.

31-decoracao-cozinha-branca-cimento-queimado-madeira-demolicao

32-decoracao-cozinha-branca-prateleira-no-alto-parede-bancada-em-L

33-decoracao-cozinha-estante-ferro-cimento-queimado-branco

34-decoracao-cozinha-branca-cimento-queimado-madeira-demolicao

35-decoracao-quarto-parede-cinza-cama-box-fotografias

36-decoracao-quarto-comoda-sob-a-janela-parede-cinza

37-decoracao-quarto-comoda-sob-a-janela-parede-cinza

38-decoracao-quarto-comoda-sob-a-janela-armario-estreito

39-decoracao-quarto-parede-cinza-cadeira-criado-mudo

40-decoracao-quarto-parede-cinza-cadeira-criado-mudo

O quarto do casal aposta nos tons neutros e nas texturas assim como o restante da decoração. Além da parede de cabeceira pintada de cinza, entram em cena cestos de fibra natural, uma cadeira de ferro como criado-mudo e o móvel de madeira cheio de gavetinhas que dá apoio aos equipamentos da televisão. Reformado antes da mudança, o banheiro tem como protagonistas o cimento queimado das paredes e o concreto, material que compõe a bancada das cubas. “Para as questões técnicas contamos com a ajuda da prima do Deco, a arquiteta Sabrina Lapyda, mas foi ele quem acompanhou a obra de perto. Todos os dias ele dava um pulo no apê para ver o andamento.”, lembra Bel.

O casal mora no apartamento há quatro anos, mas só agora terminou de montar o segundo quarto – é ali que funciona o home office, usado com frequência por ambos. “Como transformamos o espaço recentemente, ele virou o canto querido da casa. Passamos vários sábados por aqui, usando o computador e a máquina de escrever ou descansando na rede.”. As paredes são o grande charme do ambiente: de um lado a composição de mapas com alfinetes marcando os lugares visitados por Bel e Deco, do outro, tijolinhos aparentes com pranchetas que exibem recortes, fotografias e outros papéis. Os caixotes customizados pelo morador ocupam o piso em toda a extensão da janela e organizam revistas e discos.

41-decoracao-hall-corredor-banheiro-cimento-queimado

42-decoracao-banheiro-cimento-queimado-bancada-concreto-espelho-madeira

43-decoracao-banheiro-cimento-queimado-bancada-concreto-espelho-madeira

44-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-rede-de-balanco

45-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-parede-pranchetas

46-decoracao-escritorio-home-office

47-decoracao-escritorio-home-office-tijolinho-parede-pranchetas

48-decoracao-tijolinho-grade-bastidor-bordado

50-decoracao-escritorio-home-office-comoda-branca-quadros-de-mapa

51-decoracao-escritorio-home-office-comoda-branca-quadros-de-mapa

52-decoracao-vaso-que-imita-saco-de-papelao-suculenta

Com um apartamento delicioso como esse, não é de se estranhar que Bel e Deco sejam muito caseiros e adorem receber os amigos. “Somos famosos na turma por abrigar os encontros e as noitadas de vinho. A casa é bem vivida, sempre tem movimento. Além disso, todas as memórias e os pedacinhos de nós mesmos que temos fazem daqui o nosso lar.”.

Fotos por Alessandro Guimarães