Last Updated on: 19th abril 2021, 06:35 pm

Esse conteúdo foi produzido em parceria com a BG 27, uma galeria de arte descolada e diferente de todas as outras. Além de vender as obras online, o que é uma facilidade e tanto, a galeria oferece séries limitadas de gravuras, fotografias e ilustrações criadas com exclusividade por artistas convidados. Nada como uma casa com paredes que contam histórias! Acompanhe as matérias e aproveite para se inspirar.

Para quem trabalha com arte as paredes são o ponto alto da decoração. No apartamento do designer Billy, sócio da agência SMart Design e da galeria BG 27, os quadros, as fotografias e as gravuras emolduradas ocupam boa parte dos cômodos, preenchendo de cor cada pedacinho em branco. Sua esposa, Alessandra, que é diretora comercial da marca Adriana Degreas e também possui um olhar treinado, acrescentou estampas alegres e móveis aconchegantes a esse mix de referências. Contemporâneo, mas pontuado de elementos clássicos, o apê é um reflexo do estilo de vida da família.

Logo que se casaram Billy e Alessandra foram morar em Pinheiros, bairro que ele sempre cobiçou e onde ela passou sua infância. O primeiro apartamento do casal já era bacana, porém quando eles descobriram um imóvel mais amplo à venda na mesma rua, não pensaram duas vezes e trocaram de endereço. Construído na década de 1970, o lugar nunca havia sido reformado, então a maioria dos acabamentos e instalações estava em mau estado: um antigo carpete cobria a sala e os quartos, a área de serviço estava precária e os banheiros também pediam socorro. Isso sem falar na parte elétrica e hidráulica.

25-decoracao-sala-estar-integrada-jantar-quadros

26-decoracao-sala-estar-entrada-plantas-cadeira-amarela

27-decoracao-sala-estar-entrada-plantas-cadeira-amarela

28-decoracao-bg27-prateleiras-estante-quadros

29-decoracao-bg27-prateleiras-quadro-ana-strumpf

30-decoracao-bg27-toyart-macaco

31-decoracao-bg27-arte-bordado-quadro-moldura

32-decoracao-bg27-prateleiras-estante-quadros

33-decoracao-bg27-prateleiras-estante-quadros

Os moradores sabiam que a obra não seria nada simples, por isso recorreram à arquiteta Carolina Rocco, responsável pelo projeto. Durante o quebra-quebra praticamente todos os espaços foram refeitos, incluindo os banheiros, que ganharam novas disposições. O terceiro dormitório e o corredor que o acompanhava foram anexados ao living, o que garantiu mais amplitude e conforto de sobra para Billy e Alessandra reunirem os amigos. Além de substituir os revestimentos detonados e resgatar o piso de tacos que estava sufocado pelo velho carpete empoeirado, a arquiteta desenhou uma ‘caixa de madeira’ no pequeno hall que leva ao quarto do casal e de Valentina, sua filha de 2 anos e meio.

Assim que a reforma acabou os moradores começaram a preencher os ambientes com móveis e objetos vindos de vários lugares. Alguns são do antigo apê, outros foram garimpados por Alessandra em feiras de antiguidades, como os lustres de vidro colorido, e existem ainda as heranças de família. O bar de fibra natural que fica próximo à mesa de jantar, por exemplo, pertenceu à mãe de Billy e foi um presente carinhoso dela para o filho. Outro item querido do designer é a mesa de trabalho, estrategicamente posicionada atrás do sofá, em um lugar de destaque na sala de estar: “Essa peça era do meu tio, um ótimo pintor que foi uma grande inspiração para mim, pois me incentivava a entrar no mundo das artes. Atualmente é nessa mesa que eu desenho, pois ela me traz excelentes lembranças.”.

34-decoracao-sala-estar-jantar-integrada

35-decoracao-sala-estar-jantar-integrada-almofadas-coloridas

36-decoracao-sala-jantar-lustre-antigo-bar

37-decoracao-sala-jantar-antigo-bar

38-decoracao-sala-estar-jantar-integrada-almofadas-coloridas

39-decoracao-sala-estar-movel-azul-armario-vidro

40-decoracao-sala-estar-quadros-parede-galeria

41-decoracao-sala-estar-hall-madeira-quadros

42-decoracao-sala-mesa-trabalho-home-office-quadros

43-decoracao-sala-mesa-trabalho-buffet-cachorro-evelyn-tannus

44-decoracao-sala-mesa-trabalho-buffet-cachorro-evelyn-tannus

Billy sempre gostou de guardar coisas. Quando adolescente suas coleções incluíam latinhas de refrigerante ou de cerveja, cards, embalagens diferentes, tênis… Hoje esse hábito permanece, porém o foco é outro: revistas de design, toy-arts, miniaturas de plástico e macacos, muitos macacos. A paixão pelo animal começou por acaso, como uma forma de terapia, mas o designer assume que agora a brincadeira já virou um vício divertido.

“Há cinco anos escolhi o tema macaco para desenvolver meus desenhos. A partir dele tento trazer o conceito de que somos todos iguais, por isso crio as ilustrações formando ‘famílias’, onde cada retrato recebe uma identidade, com nome, espécie, origem, idade e característica principal. É como se fosse um RG, com direito até a foto 3×4. Meu objetivo era que as obras tivessem traços simples, mas que transmitissem muita expressividade.”, explica Billy.

45-decoracao-quarto-madeira-paredes-lustre-classico

46-decoracao-quarto-madeira-paredes-lustre-classico

47-decoracao-quarto-madeira-paredes-lustre-classico

48-decoracao-banheiro-ladrilho-hidraulico-quadro

49-decoracao-banheiro-ladrilho-hidraulico-quadro

50-decoracao-banheiro-ladrilho-hidraulico-luminaria

51-decoracao-estudio-atelie-quadros-galeria

52-decoracao-estudio-atelie-billy-saez

53-decoracao-estudio-atelie-billy-saez

54-decoracao-estudio-atelie-billy-saez

Como Billy respira arte e design todos os dias e Alessandra está inserida no universo da moda há muito tempo, seria impossível que o apartamento do casal não fosse contagiado por esse clima criativo. Juntos há 24 anos, os dois buscam novidades a todo momento, seja um quadro recém-trazido da galeria, um souvenir vindo de alguma viagem, uma relíquia garimpada por aí… “Eu diria que nossa casa é bem diversificada, como nós. Tem antiguidade, peças modernas, raridades e muito carinho. Sempre tentamos rever e melhorar a decoração, como fazemos com a vida.”

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

bg27_banner_lateral-revisado

CONTINUA