Last Updated on: 4th maio 2021, 02:30 pm

Com gostos e referências parecidos, a jornalista Laura e o fotógrafo Daniel conseguiram montar um apartamento criativo que reflete seu jeito de ser. Os cômodos são abertos e os móveis trazem linhas contemporâneas, como acontece em tantos outros endereços, porém aqui são os objetos queridos, os quadros espalhados e as cores originais que surpreendem e transformam a decoração. Se você perdeu o comecinho dessa história, confira também o Capítulo 1.

A reforma do apê, realizada com o auxílio da arquiteta Lara Figueiredo, se estendeu a todos os ambientes, incluindo a cozinha e a área de serviço. Laura, que adora cozinhar, fez questão de que esses espaços tivessem revestimentos práticos e medidas confortáveis, mas não se esqueceu dos detalhes charmosos. Além da integração com a sala de estar, a obra também redistribuiu algumas funções: uma despensa foi criada no lugar da antiga copa, a mesa para refeições rápidas foi substituída por um balcão alto e a geladeira ganhou um nicho na alvenaria para que ficasse ‘camuflada’ e não obstruísse a entrada de iluminação natural.

Quem deu a ideia de usar cores divertidas na marcenaria e nos acabamentos foi Daniel, por isso os armários trazem diferentes gradações de azul e o piso exibe ladrilhos hidráulicos com uma delicada estampa em amarelo e branco. No final da tarde, quando o sol se esconde atrás das montanhas no horizonte e tinge o céu, essa mistura de tons se torna ainda mais interessante. Sem se prender a regras, o casal decorou as bancadas e prateleiras com peças normalmente encontradas na sala, como quadros, enfeites e pilhas de livros no topo dos armários.

20-decoracao-cozinha-azul-piso-ladrilho

21-decoracao-cozinha-azul-porta-correr

22-decoracao-cozinha-azul-piso-ladrilho

23-decoracao-cozinha-geladeira-embutida

24-decoracao-quarto-parede-cabeceira-azul

25-decoracao-quarto-parede-cabeceira-azul

26-decoracao-quarto-criado-mudo-restaurado-pintado

27-decoracao-quarto-pequeno-penteadeira

28-decoracao-quarto-criado-mudo-azul

Na hora de montar seu quarto Laura e Daniel apostaram na praticidade e no aconchego. Ela sonhava com um closet espaçoso e uma penteadeira, ele queria simplesmente uma parede colorida. A reforma se encarregou de tudo isso e o restante do cômodo foi tomando forma com o passar do tempo: a cama veio do antigo apartamento do fotógrafo, os criados-mudos garimpados em antiquários foram restaurados quase um ano após a mudança, os quadros chegaram aos poucos…  Estendido sobre a cama, um tecido estampado faz as vezes de colcha e traz mais personalidade ao ambiente.

A vida no apê seguia tranquila e sem sobressaltos quando o casal decidiu ampliar a família – eles só não imaginavam que Laura ficaria grávida de gêmeos. Além de revolucionar a rotina dos pais, a chegada dos pequenos Raul e Teresa, nascidos há apenas quatro meses, mudou também o jeito como eles se relacionam com os espaços: “Os lugares que foram pensados para duas pessoas agora têm no mínimo quatro, mas muitas vezes seis ou até mais, contando avós e visitas. Por outro lado, temos descoberto novas formas de interagir com a casa. Às vezes ficamos deitados no tapete da sala com eles no colo, transformamos uma almofada num pula-pula e por aí vai.”, conta Daniel.

O quarto dos bebês foge de qualquer regra decorativa para crianças. Ao invés de um papel de parede com tema infantil, a estampa de fundo escuro escolhida antes da descoberta da gravidez foi mantida e ainda ganhou a companhia de quadros inusitados, como reproduções de Bosh, Magritte, Picasso e Matisse. Segundo o morador essas obras trazem um ar lúdico sem cair no óbvio, assim como os objetos usados na estante. “O Dani queria liberdade para criar, então só fiz três exigências: berços que não fossem brancos, uma poltrona de amamentação bonita e elementos do Star Wars, os filmes preferidos da minha infância. De resto, a maior parte das ideias foi dele.”, revela Laura.

29-decoracao-quarto-bebe-gemeos

33-decoracao-retrato-laura-ancona-daniel-aratangy

30-decoracao-quarto-bebe-papel-de-parede

31-decoracao-almofada-bebe-star-wars

32-decoracao-quarto-bebe-cama-solteiro

34-decoracao-quarto-bebe-gemeos-quadros

35-decoracao-quarto-bebe-gemeos-mobile

36-decoracao-almofada-bebe-star-wars

Informal, divertido e sem muito planejamento, o apartamento de Laura e Daniel é, definitivamente, uma extensão da personalidade do casal. “O legal é que conforme mudamos, ele muda também. Seja pelos objetos de decoração que vamos trazendo das viagens e que ocupam novos espaços, seja pelos livros que lemos e depois vão para a estante, seja pelos novos móveis que chegaram junto com os bebês… Fora a sintonia entre nós quatro. Aqui tudo funciona de forma orgânica, simples. É isso o que chamamos de lar.”.

Fotos por Isadora Fabian