Last Updated on: 30th abril 2021, 06:09 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Não poderíamos contar a história dos outros sem antes contar a nossa, por isso pareceu natural que estreássemos o site mostrando nosso próprio lar. Seja bem-vindo e sinta-se em casa.
Assim que a porta se abre somos recebidos pela luz do sol e pelo cheirinho de incenso. Plantas espalhadas pela sala, texturas naturais e uma organização despojada levantam a dúvida se estamos mesmo em São Paulo. É difícil escolher o que admirar primeiro, pois tudo desperta o interesse: a coleção de livros, a vista da cidade, os objetos vindos dos quatro cantos do mundo… Esse é o apê da Paula Passini e do Pedro, cultivado todos os dias sem pressa.
Além de ser uma das idealizadoras do Histórias de Casa, ela é também designer de interiores e administradora. Já ele é um economista carioca apaixonado por cinema, literatura e surf, porém com a companhia dela acabou desenvolvendo um olhar sensível – não apenas para a casa, mas para tudo o que possa ser inspirador. Tanto é que os dois se encantaram pelo apartamento logo na primeira visita. O bairro é bacana e de fácil acesso, o prédio tem um jardim tropical no térreo e o pé-direito é alto, mas o que realmente os conquistou foram as janelas. Em todos os ambientes as esquadrias vão de ponta a ponta, assim a luz alcança tudo a qualquer hora do dia. O prazer de tomar café da manhã com um solzinho batendo no rosto é algo que não tem preço.
Mas como sempre, nem tudo era perfeito. Erguido nos anos 60, o imóvel de 110m² estava com alguns revestimentos detonados, além de espaços dispostos de forma pouco prática. A reforma foi inevitável, mas por mais que esse seja um processo às vezes estressante e demorado, cada um dos 7 meses de obra foi bem aproveitado. A Paula, que sempre gostou de arquitetura e decoração, diz que esse foi o empurrãozinho que faltava para ela começar o curso de design.
Entre as principais alterações estruturais estão a retirada das paredes e dos azulejos da cozinha, a criação de um lavabo com box e o piso de cimento queimado em alguns pontos do living. Uma boa surpresa foi descobrir que todas as paredes eram de tijolinhos originais, então a decisão de deixá-los expostos na sala aconteceu naturalmente. O piso de tacos foi mantido e as inusitadas divisórias de vidro que separam a varanda também. Quase como um cômodo dentro do outro, ela funciona como jardim e não compromete a iluminação, tanto que é chamada carinhosamente de “aquário” pelo casal.
Quando a obra acabou a verba estava curta, então as peças entraram aos poucos, uma poltrona aqui, um criado-mudo antigo ali… Com o tempo o lar foi ganhando alma e virou um conjunto de coisas compradas, herdadas, criadas e trazidas de viagem. Coisas com história. A mesa de jantar com bancos é da casa de infância do Pedro no Rio; a poltrona de madeira é do primeiro apartamento dos pais dela; a mesinha de centro foi feita com um pallet da antiga empresa de papelão do avô e inspirada em um modelo que viram na França… E isso pra citar apenas algumas.
Um capítulo importante na história da Paula e do Pedro aconteceu antes da mudança: eles decidiram conhecer o mundo. Foram quase nove meses na estrada e muitos países surpreendentes no roteiro, como Síria, Israel, Marrocos e Rússia, além de destinos mais conhecidos, como Itália, Espanha e China. Da viagem trouxeram esculturas, quadros, objetos criativos e tecidos, mas o mais precioso nessa bagagem são as experiências que puderam compartilhar e que hoje moldam a personalidade de ambos. De certa forma ter essas peças por perto mantém vivas as memórias de alguns dos momentos mais bonitos que já viveram.
Esse jeito relax do apê não é por acaso. Aliás, depois de visitar tantos lugares especiais, a única coisa que a Paula não queria era que sua casa tivesse ‘cara de São Paulo’. Justamente para quebrar um pouco a dureza da cidade, a decoração tem clima de praia e prioriza o conforto acima de tudo – para eles e para as visitas também. “Eu nunca quis fazer uma casa que passasse austeridade ou que fosse sóbria demais, por isso aqui é o meu oásis, onde me sinto protegida e à vontade para fazer o que quiser”, ela confessa.
Fotos por Igor Giroto
OLÁ GOSTARIA de ver mais fotos desse aparador lindo com palhinha. o tampo é de madeira de demolicao? peroba? e o resto dele? foi algum marceneiro que fez? poderiam indicar? abs
Oi José, tudo bem?
O tampo dele foi feito com madeira de demolição e as gavetas são laqueadas em um cinza bem clarinho. Fiz com um marceneiro, mas não indico porque ele é especialista em dar calote rs.
Olá este site é maravilhoso, parabéns!! Esta parede de tijolinho a pátina foi feita com tinta ou outro material? vocês saberiam responder?
Obrigada
Oi Luciane, tudo bom? 🙂
Eba, obrigada pelo elogio e por acompanhar o blog! Uhuuu…
A pátina não foi feita com tinta não. Se me lembro bem, foi feita com cal. Beijos
Oi, encontrei essa postagem procurando inspirações no pinterest. Eu estou querendo criar uma “varanda” na sala. Essa de vocês sempre foi uma varanda ou vocês fizeram isso que eu estou pensando, criaram essa divisória de vidro para criar a varanda?
Oi Henrique, tudo bom?
Quando o apartamento foi comprado essa varanda já existia, então imaginamos que seja original do prédio. Mas se a sua sala for grande acredito que você consiga fazer algo similar com um trabalho de serralheria. O ideal é manter divisória de vidro para não escurecer o restante do apê. Beijos
Olá meninas! Gostaria de uma informação: como foi feito o efeito nessa parede de tijolos? É pátina?
Oi Andréa, tudo bom?
Você acertou em cheio! É pátina mesmo. O efeito fica super legal porque suaviza um pouco o aspecto alaranjado do tijolo, então ele não fica tão ‘pesado’ sabe? Também somos fãs de tijolo pintado de branco!!!
Beijão
Linda e linda a casa de vocês! Amei o quadro de onda. Sou paulista e tenho um companheiro carioca. Estamos morando em São Paulo. Um quadro desses na nossa sala mataria um pouco a saudade que ele tem do Rio. Onde compraram?
Oi Joy, tudo bom?
Que bom que gostou do apê, muito obrigada!!! A foto da onda é de um fotógrafo amigo nosso, o Klaus Mitteldorf. Segue o site dele: http://www.klausmitteldorf.com.br/ (Temos outras fotos dele no apê, são lindas).
Beijos
Olá. Parabéns!!! A casa traduz a identidade de seus moradores, com equilíbrio, paz e harmonia. Confesso que me apaixonei pelo aparador estampado com formas geométricas. Onde posso encontrar?
Oi Laudicea, tudo bom?
Obrigada! Realmente a casa transmite esses sentimentos. 🙂 O buffet foi comprado na loja Desmobilia há alguns anos, então talvez eles não tenham mais exatamente o mesmo modelo, mas vale dar uma checada no site da marca ou até mesmo por telefone. http://www.desmobilia.com.br/moveis/balcoes
Boa sorte! Beijos
Muito obrigada!
Olá, sou Erica e amei o site. Estou procurando uma decoração simples para decorar minha casa nova. Você tem alguma dica em especial ? Achei super fofo esse terraço.
Oi Erica, tudo bom? Que bom saber que gostou do site, esperamos que você encontre várias dicas por aqui…
Todas as matérias que publicamos trazem ideias bem legais, mas se quiser fazer uma pesquisa mais específica por ambientes, sugerimos nosso Pinterest, onde concentramos todas as imagens divididas em cômodos. Olha só: https://br.pinterest.com/historiasdecasa/
Espero que te ajude! Beijos
olá pessoal, amo o site e acompanho semanalmente. Acho até que dariam belas publicações em revistas- fica a dica . Mas gostaria de saber desses almofadões em vários tons de azul, simplesmente amei. Abraços
Oi Luciana, tudo bom? 🙂
Obrigada pelo carinho e por nos acompanhar sempre!
Essas almofadas realmente são lindas. O tecido veio do Marrocos e a Paula mandou fazer, então não conseguimos te indicar uma loja.
Vamos ficar devendo essa.
Beijos!
Olá.. Entre outras coisas percebi que em cada ambiente tem um pendente com fio colorido e a lâmpada grande, onde encontro? Será que em algum lugar online?
Oi Carol, tudo bom?
Esses pendentes são da marca Muuto, mas a Paula trouxe de uma viagem. Aqui eles estão à venda na Micasa, mas se quiser algo mais barato, a Oppa tem opções similares:
http://www.oppa.com.br/decoracao/iluminacao/luminaria-pendente-leoni-vermelha
http://www.oppa.com.br/decoracao/iluminacao/luminaria-pendente-meriti-preta
Oi, pessoal! Adorei os banquinhos azuis. São de onde? Bjos!
Oi Dadylla, tudo bem?
Essas banquetas são lindas mesmo! Comprei na Marcenaria Baraúna. O legal é que você pode escolher a cor que quiser …eles têm várias opções.
Beijos
Amei sua casa! Adoro casas que contam histórias e mostram a personalidade das pessoas que moram nelas! Vou acompanhar todas as suas histórias, afinal, vocês devem ter muitas para contar não? bjs.
Oi Noemi, tudo bom??? Obrigada! Nós também adoramos visitar espaços com personalidade e afeto. Acompanha o site sim, será muuuito legal. Em breve mais casas no ar!
Uma casa cheia de energia boa, com moradores lindos e histórias incríveis! <3