Last Updated on: 12th setembro 2024, 01:25 pm
Quando a arquiteta Carolina Gurgel e o designer Pedro Luna se conheceram anos atrás, os dois trabalhavam no mesmo escritório de arquitetura e mal poderiam imaginar que essa parceria daria tão certo para além do profissional. Dez anos e um casamento depois, eles agora compartilham um apartamento cuidadosamente planejado a quatro mãos, desde o projeto de reforma até os mínimos detalhes da decoração.
Carol e Pedro encontraram o imóvel em 2020, quando decidiram se casar. A planta espaçosa, as janelas amplas e a possibilidade de personalizar o layout foram fatores decisivos para a compra. Como ambos são formados em arquitetura, a reforma foi um processo colaborativo entre o escritório de Carol, Angá Arquitetura, e o Estúdio Pedro Luna, com a intenção de transformar o apê em um lugar despojado e acolhedor.
Entre os destaques do projeto estão a cozinha integrada, a ampliação da sala por meio da abertura de um quarto, o piso monolítico terracota, o espelho sobre o volume do banheiro, e as prateleiras brancas que, além de resolverem a iluminação, funcionam como suporte para as plantas. Pra completar, outro detalhe encantador são as meias paredes em tijolinhos:
“A ideia surgiu a partir de uma demolição em outro projeto nosso. Ao abrirmos a parede de um apartamento, os tijolos saíram inteiros e veio a vontade de reaproveitá-los, criando assim mais um espaço para expor as peças de viagens e de designers que gostamos”, conta Carol.
Para a moradora, a base atemporal do apartamento é o segredo para que ele permita alterações pontuais na decoração, o que acaba transformando os ambientes sem a necessidade de outras reformas. O melhor exemplo disso é a nova composição de quadros da BOEMI que ocupa toda a parede da sala, nas áreas de estar e jantar.
“Gostamos muito de design nacional e, por isso, buscamos manter essa temática durante a escolha das obras. Além disso, o tom terracota do piso e o azul do sofá orientaram nossa paleta, e achamos bem bacanas os novos quadros da Fernanda Santos, pois são obras assinadas por uma artista que admiramos”, Carol explica. A arquiteta já conhecia a curadoria da BOEMI justamente por incluir os quadros da marca em seus projetos, mas ainda assim se surpreendeu com os novos lançamentos.
O quadro favorito do casal é o “Paisagem Minimalista”, que — não por acaso — ganhou o maior destaque entre todos. Como toque final, a cozinha também recebeu duas novas artes com temática de frutas, que complementam a bancada e integram o visual da sala, já que o espaço é aberto.
Os móveis desenhados por Pedro ocupam um lugar especial na decoração da casa. Entre eles, estão produtos à venda em seu estúdio, como a arandela perto do sofá e a poltrona de tricô com estrutura metálica, além de peças únicas, criadas de forma experimental. A mesa de centro, a de jantar e a poltrona do quarto foram feitas por ele mesmo a partir da madeira de uma árvore caída.
No fim, o que torna a casa de Carol e Pedro tão especial não é apenas o design cuidadosamente pensado ou a escolha dos materiais, mas as histórias que cada canto carrega: as casinhas trazidas de Tiradentes, a cerâmica de Tracunhaém adquirida após uma longa conversa com o artesão Jair Monteiro, ou o quadro no escritório, feito a partir do convite de casamento deles. É essa coleção de lembranças, reunida em um espaço pensado com tanto carinho, que transforma o apartamento em um lar com a cara do casal, unindo suas vidas pessoais e profissionais em um só lugar.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Leila Viegas
Muito bom, parece ter a cara dos donos! Muito impessoal os apartamentos de hoje em dia, os arquitetos fazem tudo da moda e parece um espaço decorativo e não uma casa personalizada! Parabéns, eu sou artista plástica e gostei muito da escolha das Obras, tem que agradar os moradores! Sucesso!
Poucos olhariam para um teto desses e tornariam o espaço um lugar tão agradável. Achei incrível o trabalho da decoradora e a ideia de mesclar com plantas e pinturas. As plantas são reais?
Siiim! Todas as plantas são de verdadade!
Casa que acolhe, que tira o cansaço, que diz: pronto vamos tirar o estresse e relaxe.
Simplesmente lindo, chique e cheio de ternura.
Amei ❤️
Apartamento simplesmente lindo.Tem cara de casa aconchegante. Decoração acolhedora. Amei!!!
Nao
Tudo simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO. Amei! Tô com invejinha desse espaço Liiiindo!!!
Maravilhoso. Lindo , limpo, personalizado!!
Oiê! Que tonalidade de verde é a tinta do hall?
Olá, é a Pepineiros do sudeste da Coral
Adorei! Gosto de cores com brasilidade ou brasilidade com cores.
Muito lindo e harmonioso, Parabéns ao Casal pela Criatividade
Este apto está a cara dos moradores, simples, funcional e cheio de personalidade.
Sensacional ❤️
Que bom gosto, ficou muito lindo! De onde é a poltrona de crochê? Obrigada!
É do Estúdio Pedro Luna https://www.instagram.com/estudiopedroluna/
Apto lindo, leve, colorido e de tanto bom gosto. Fiquei apaixonada! Vou entrar para ver as artes da Boemi! Amei !
gente, que apartamento lindo!!! estou completamente apaixonada com tudo! Parabéns a todos os envolvidos. Vocês sabem de onde são as luminárias fita do teto(sala e cozinha)? E também esse abajou/arandela preto da sala? Obrigada!!!
Olá, boa tarde!
Meu nome é Ana e sou parte da Refúgios Urbanos, uma imobiliária formada por amantes de arquitetura.
Visitamos o site de vocês e gostaríamos de enviar um presente especial: um livro que criamos sobre casas de São Paulo. Para isso, poderia nos fornecer o endereço do escritório de vocês para que possamos enviar o livro via motoboy?
Agradecemos desde já!
Perfeito cada ambiente; um convite aos olhos. Me chamou atenção o revestimento do pilar da sala. Onde encontrar?
Amei, tudo de muito bom gosto e personalidade. Esse chão é cimento queimado?
Ficou maravilhoso, charme e arte por todo canto, parabéns ao casal…essa poltrona de crochê é linda…amo cadeiras, poltronas, bancos…
O apartamento é lindo!!!
Gostaria de saber como foi feito o piso terracota.
Obrigada