Last Updated on: 15th maio 2024, 03:46 pm
Talvez você já tenha escutado a palavra ‘retrofit’ alguma vez, mas ainda não saiba bem o que ela significa. Se esse é o caso, você está no lugar certo: aqui a gente explica e — de quebra – ainda apresenta um exemplo incrível desse importante movimento da arquitetura. Isso porque fomos convidadas a conhecer o apartamento conceito do Edifício Virginia, uma pérola modernista dos anos 50 que está sendo recuperada pela Somauma, incorporadora que tem como propósito a recuperação de edifícios vazios, abandonados ou subutilizados, criando novas possibilidades de aproveitamento da cidade de maneira regenerativa. Vem saber mais!
Para contar sobre esse novo capítulo do edifício, a gente propõe uma volta ao passado: o ano era 1951 e o Edifício Virginia foi inaugurado com projeto do arquiteto Augusto Bellucci e do engenheiro Luiz Maiorana, por encomenda da família Matarazzo. Na época, o prédio modernista se tornou um residencial de alto e médio padrão, mas com o tempo, passou a ter uso comercial e, aos poucos, foi se tornando mais uma construção abandonada na paisagem do centro de São Paulo. Com a intenção de trazer um novo olhar sobre esse tipo de imóvel e sobre a própria cidade, a Somauma pretende reinaugurar o espaço para moradia, com obras de renovação que terminam em 2025.
A Somauma acredita no potencial da recuperação de prédios abandonados como uma forma de construir um futuro honrando o patrimônio da cidade e promovendo técnicas mais sustentáveis, que não envolvem, por exemplo, a derrubada de imóveis antigos para a construção de novos prédios do zero. A proposta para o Edifício Virginia é o retrofit – ou seja, restaurar a fachada e as belezas da arquitetura original ao mesmo tempo em que o interior é remodelado para abrigar novos layouts e se adequar ao jeito de viver dos dias de hoje. Após a reforma do edifício, com projeto de retrofit assinado pelo escritório Metrópole_arq, os apartamentos terão diversos tamanhos e possibilidades de configuração e os moradores terão acesso à academia, lavanderia e ao bicicletário. Além disso, as lojas do térreo serão abertas para a calçada, enquanto a cobertura contará com um bosque e um restaurante aberto ao público.
Como todo o processo de recuperação do imóvel e o projeto dos apartamentos têm a sustentabilidade como uma prioridade, alguns detalhes tornam o Edifício Virginia diferente da maior parte de outros empreendimentos imobiliários:
Todas as unidades serão entregues com piso de taco original restaurado
Além disso, as cozinhas e banheiros terão cerâmicas de primeira linha. A ideia é que, ao invés de gerar mais resíduos com acabamentos de baixa qualidade, que provavelmente teriam pouca vida útil ou seriam descartados pelos moradores em uma eventual reforma, os imóveis sejam entregues com materiais de qualidade e feitos para durar.
Bancadas feitas com resíduos das demolições internas do prédio
Não é novidade que o granilite voltou com tudo e se tornou queridinho nos projetos de arquitetura. Como esse estilo de revestimento pode ser feito com qualquer tipo de agregado mineral, nos apartamentos do Edifício Virginia, as bancadas levam resíduos da própria obra. Ou seja, pedaços de tijolos, vidro e outros acabamentos – provenientes das demolições de paredes internas – viram matéria-prima para o granilite das bancadas. Demais, né?
Varanda para aproveitar a vista
Como a conexão entre o espaço residencial e o espaço urbano é um dos pontos que a Somauma procura abordar em seus projetos, a maioria das unidades do edifício conta com sacadas com vista para a cidade – com exceção dos imóveis de 26m2. Morando em São Paulo, sabemos muito bem como isso faz diferença na qualidade de vida.
A recuperação do Edifício Virginia é um projeto ambicioso e multipropósito, que se desdobra em diferentes aplicações e iniciativas no centro de São Paulo, para além de sua função residencial. Então mais do que uma moradia, é uma nova maneira de se relacionar com a cidade.
Visitando o apartamento conceito, com projeto de interiores por Belezas Imperfeitas, com coordenação do arquiteto Vitor Penha, que é sócio e diretor de criação da Somauma, é possível ver na prática todo esse diferencial, além de – é claro – se inspirar com a decoração cheia de boas surpresas, como produtos e peças de design criados por artistas locais ou garimpos reaproveitados do próprio edifício. Tudo isso vai de encontro com o pensamento da Somauma, sempre valorizando o reuso.
Se você se interessou e quer conhecer pessoalmente o apartamento conceito, o espaço está aberto à visitação, então basta entrar em contato com a Refúgios Urbanos, agente exclusivo de vendas do Virginia, ou ir até a Casa Somauma, na Av. São Luis, 84, plantão de vendas.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Felco
Projeto muito belo!
Qual será o acabamento da fachada? Será fachada ventilada? Com porcelanato ou acm?
Olá! Sensacional a ideia e o projeto, com ênfase sobretudo no reuso e ressignificação dos materiais! Poderia me informar qual o piso usado na cozinha?
Amei! E o valor por favor?
Oi Keila,
Sobre os valores das unidades, quem pode te informar melhor é o pessoal da Refúgios Urbanos, pois são os responsáveis pela comercialização dos apartamentos.
Pode entrar em contato sem compromisso que eles te passam mais detalhes. [email protected]
Fiquei encantada com o projeto! E gostei bastante do lustre sobre a mesa de jantar…. poderia indicar de quem é? obrigada
Oie! O lustre foi encontrado no próprio Edificio Virginia!
Gostei muito e acho que este tipo de solução tem que ser cada vez mais praticada. Pois os edifícios antigos estão aí implorando uma reforma, retrofit, etc….e evitamos a produção de resíduos sólidos. Desta forma, estamos a favor da sustentabilidade.
Lugar lindo e maravilhoso. Gostaria de saber o preço e condições de financiamento.
Oi, tudo bem?
Sobre os valores das unidades, quem pode te informar melhor é o pessoal da Refúgios Urbanos, pois são os responsáveis pela comercialização dos apartamentos.
Vou te mandar o e-mail deles, pode entrar em contato sem compromisso que eles te passam mais detalhes. [email protected]
Parabéns pelo projeto e pela iniciativa.
Que tenham sucesso e possam retrofitar muitos outros edifícios, valorizando o passado de olho no futuro!
Nossa o apê ficou lindo, mto bom gosto!
Maravilhoso, sem defeitos. São Paulo sempre à frente do seu tempo. Poderia ter essa inicitaiva do Retrofit em BH!
Que aconchego de lar.❤️
Parece um abraço, dá vontade de morar aí! Vcs sabem de onde é o sofá?
Olá! É da Prototype!
Bom dia, fiquei encantada com o bom gosto, tudo muito lindo, amei. parabéns….