Last Updated on: 30th julho 2024, 04:03 pm
Sabe quando um espaço se adapta a diferentes contextos e, com o passar do tempo, acompanha vários momentos da trajetória dos moradores? A história dessa casa de vila é assim. Primeiro, o imóvel foi o endereço de Thaiene e de sua melhor amiga, e serviu como palco para festas animadas que aconteciam ali. Depois, a casa ganhou outra formação e, de quebra, um novo significado bem especial. Hoje, Thaiene vive com sua companheira Cinthya e, juntas, elas decidiram transformar o espaço em seu lar, fazendo jus ao sentimento de estar em um refúgio tranquilo em meio à cidade.
Por mais que a casa seja alugada e as moradoras tenham planos de se mudar no futuro, elas consideram importante que o lar reflita suas personalidades e seja aconchegante, por isso fizeram questão de decorá-lo com muito cuidado. “A casa estava malcuidada, mas enxergávamos potencial e fomos transformando cada cantinho. A gente tinha ideias, pesquisava referências, e, aos poucos, ela foi ganhando essa cara. Mas não estávamos sozinhas: nossa amiga Thaís Bittencourtt, designer de interiores, fez o projeto e foi orientando todas as mudanças”, elas contam.
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar as 2 versões.
A última etapa dessa renovação envolveu uma pequena reforma, que foi estratégica para mudar o visual de um jeito prático e econômico. Para o casal, a cozinha é considerada o coração da casa, mas seu piso de revestimento cerâmico estava em más condições e não combinava com a nova decoração, então elas decidiram pintá-lo de azul com a tinta Suvinil Pisos.
Um detalhe imprescindível deste processo foi preparar a superfície com o produto Suvinil Fundo Branco Epóxi com base solvente, uma vez que o piso de cerâmica é bem liso e não garante aderência sem esta etapa. Após a pintura final em azul, também foi aplicada a Suvinil Resina Acrílica à base de água para proteger o piso e garantir a durabilidade da cor. Para cada fase do processo de pintura, é preciso aguardar o tempo entre demãos conforme especificado em cada produto.
Com a nova cor, o piso trouxe muita personalidade para o espaço, mas além disso, a pintura ajudou a cobrir trincas e imperfeições que deixavam Thaiene e Cinthya bastante incomodadas: “O chão era um desânimo. Estava muito ruim, riscado e cheio de falhas. Parecia sempre sujo e eu sou um pouco a ‘louca da limpeza’”, brinca Thaiene. Com a transformação, os tapetes que viviam cobrindo o piso puderam sair de cena para que o azul ganhasse mais destaque.
Para além da tonalidade do piso, as moradoras decidiram completar a transformação pintando a parede com a cor Azulejo de Casa, criando um efeito visual interessante na composição entre diferentes tipos de azul. Além disso, os azulejos das paredes receberam mais uma camada de tinta na cor Branco Neve para garantir a aparência de novidade. Por fim, a decoração usando objetos com texturas naturais e prateleiras de madeira clara com utensílios organizados ajudou a levar ainda mais aconchego à cozinha.
A área de jantar, onde Thaiene e Cinthya passam boa parte do tempo, é também o local escolhido para receber amigos, e, agora, com o visual renovado, elas se sentem mais acolhidas em seu espaço. O novo piso, antes motivo de desânimo, trouxe mais vida e praticidade à cozinha:
“Acredito que a cozinha possui essa magia de ‘cozinhar’ não apenas pratos, mas também sonhos e memórias, mesmo para quem não passa muito tempo cozinhando. É um espaço que transcende o simples ato culinário, carregando consigo uma energia de conexão e compartilhamento”, conta Thaiene.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Felco
Ficou lindíssimo!
Amei essas cores, vcs arrasaram meninas, ficou maravilhoso, tem que ousar mesmo e olha o resultado…
Encantadora essa cozinha , vocês sabem me dizer qual o nome da cor rosa da parede ?
Olá, Emília! Essa cor já estava pintada no “Antes”, mas você consegue esse efeito com a cor Meia-Luz da Suvinil!
Ahhhhh… que transformação incrível!!!
Parabéns, vcs arrasaram, meninas!!!!!
Nada como enxergar e aproveitar o potencial do espaço!