Last Updated on: 2nd março 2023, 12:38 pm
Em um universo tão amplo e prolífico quanto a arquitetura residencial, como inovar de verdade e trazer propostas completamente diferentes do usual? Esse é um dos desafios que movem a Idea!Zarvos desde a sua criação. Não à toa, seus edifícios são referência da nova arquitetura de São Paulo – e cada um deles traz experiências de uso muito interessantes brincando com os limites entre casa e cidade. Pensando em explorar outros caminhos e estimular a criatividade dos arquitetos, em alguns de seus projetos a Idea!Zarvos promove concurso entre escritórios emergentes, e foi assim que a concepção do edifício Melo Alves 121 chegou às mãos do MNMA Studio.
O escritório de arquitetura MNMA Studio tem como principal característica a atenção à materialidade dos acabamentos utilizados em seus projetos. Seja pelo toque das texturas das paredes, pelas cores terrosas que remetem aos tons da natureza, pela iluminação valorizada de forma cênica ou mesmo por meio do mobiliário selecionado a dedo para cada espaço. Todos esses elementos promovem uma verdadeira experiência sensorial, na qual a arquitetura é protagonista. Por isso o encontro entre esse trabalho apurado e os novos conceitos de morar trazidos pela Idea!Zarvos faz tanto sentido.
Mas o que o Melo Alves 121 tem de tão diferente??? É no uso de técnicas construtivas inovadoras que o edifício se destaca. Materiais corriqueiros, como concreto e vidro, aparecem de modo singular nesse projeto. Após diversos estudos, os arquitetos chegaram a um resultado bastante especial para valorizar o concreto usado na fachada: o acabamento recebe uma pigmentação em tom rosado, tingindo a estrutura do prédio.
O contraste entre um material bruto como o concreto e um acabamento leve como o vidro também faz parte da dinâmica criada pelos arquitetos. As janelas piso teto trazem a paisagem para dentro, ao mesmo tempo em que garantem essa leveza para quem vê o edifício a partir da rua. Nas áreas comuns do prédio, há também um diálogo entre as linhas retas e curvas, além da presença da madeira de forma pontual. E no oitavo andar, piscina, academia e jacuzzi compõem os espaços pensados para uso coletivo dos moradores.
Para reforçar esse conceito tão guiado pela materialidade dos revestimentos, o apartamento modelo do Melo Alves 121 é uma grande surpresa. O que primeiro chama a atenção no projeto de interiores é a paleta de cores quase monocromática – os tons terrosos só são interrompidos pela cozinha em aço inox e pelo quarto, onde o branco se faz presente. Paredes, piso e teto trazem texturas que remetem à terra, dando uma sensação de acolhimento imediata.
Quer saber que outros detalhes nos impressionaram no apartamento decorado? Então confira nossa lista com 4 destaques a seguir.
O que nos impressionou no Melo Alves 121
Textura do concreto mais valorizada: Logo na entrada do apartamento modelo, uma parede concretada com frisos ganha bastante destaque. Para criar esse acabamento, ela recebeu uma técnica chamada “bush hammering” – por meio de ação manual, a primeira camada do concreto pigmentado é removida, expondo seus pedriscos e dando um resultado ainda mais rústico.
Bar camuflado na parede: Para esconder o nicho do bar e deixá-lo mais discreto, os arquitetos tiveram a ideia de embutir a marcenaria em um recorte na parede e aplicar a mesma textura rústica nas portas. Dessa maneira, quando elas estão fechadas o bar fica ‘oculto’.
Cozinha em aço inox como contraponto: Em um apartamento onde as texturas naturais tomam conta de praticamente todos os detalhes, a cozinha em aço inox entra para trazer um contraste importante. Desenhada praticamente como um volume único em U, ela acomoda armários com geladeira embutida, bancada de apoio com forno e cooktop e ainda uma mesa de jantar também em aço. O truque final é a pia, oculta dentro de um dos armários.
Banheira e cuba em pedra: Na área íntima, composta por um dormitório, closet e banheiro amplo, o principal elemento são os itens esculpidos em pedra bruta, como a banheira e a cuba. Essa textura, junto com o concreto, a madeira, as fibras e as cortinas leves, dão personalidade ao ambiente, além da sensação de contato com a natureza.
Visite o decorado do Melo Alves 121:
Todos os dias – das 10h às 19h
Rua Sampaio Vidal, 978 – Jardim Paulistano
E saiba mais sobre o Melo Alves 121 AQUI
Texto por Bruna Lourenço | Fotos por Felco
Árido demais, monocromático demais, quente demais, cansativo demais, monótono, falta vida, sobra tédio. Jamais conseguiria ficar aí por mais de 1 hora. Tomara que ela nunca tenha um pet, eles não merecem. Desculpe a franqueza.
Legal, mas cansativo…
Tbm gostei, mto chic!
Sou apenas observadora e gostei muito de tudo.