Last Updated on: 1st março 2022, 05:14 pm
Pra você, o que significa ter qualidade de vida em casa? Para o arquiteto Murilo, a resposta está na ponta da língua: ter um lar com o qual você se identifica. “A casa é uma extensão de nós mesmos, e cuidar dela é cuidar de si. Por isso busco criar espaços onde se possa relaxar depois de dias caóticos, receber pessoas queridas, cultivar o tempo…”, ele define. Esse foi o ponto de partida para o projeto de seu novo endereço – um apê de 50m² na República, uma das regiões mais movimentadas do centro de São Paulo.
E já que da porta pra fora a cidade tem esse ritmo frenético e imparável, no lado de dentro Murilo quis trazer uma sensação de leveza e respiro. Antes da mudança ele vivia de aluguel em um apartamento de 120m², então foi preciso se desfazer de algumas coisas durante esse processo: “Foi um desafio, mas isso se alinhou com minha intenção de ter uma vida mais prática e desapegada. Os itens centrais vieram comigo, como mesa, sofá, cadeiras e poltrona, porém o restante dos móveis eu fiz sob medida para aproveitar todo espaço possível, como por exemplo a peça onde organizo os discos. Sempre de uma maneira que criasse leveza, pois não gosto de me sentir cercado de móveis e armários. O respiro é importante para mim”, Murilo explica.
Além de arquiteto, o morador é um dos sócios do HM Food Café, em Pinheiros. Ele sempre adorou cozinhar e com os anos foi se aprimorando no assunto – daí surgiu a vontade de trabalhar na área e compartilhar essa paixão com seus clientes. Em casa, Murilo também cozinha diariamente, sobretudo de manhã, então desde o início da reforma ele já pretendia colocar a cozinha em um ponto de destaque no layout. Com a integração total da área social, o espaço ganhou o protagonismo que merecia e agora o morador pode receber os amigos com conforto. “Como o apartamento é compacto, tudo acontece junto. A sala-cozinha é o centro de tudo e onde mais fico. A mesa virou o ponto principal onde me sento com amigos rendendo altas histórias”, ele brinca.
Murilo é uma pessoa muito prática e isso se nota em suas escolhas no apê – tanto no projeto quanto na decoração, passando também pelos eletrodomésticos. “Igual a todos, tenho um dia cheio de tarefas, por isso conto com a ajuda de todo equipamento possível para facilitar a rotina e liberar meu tempo. Eletrodomésticos que facilitam o dia a dia são fundamentais na vida de todos!”, ele resume. Para valorizar ainda mais a cozinha com design e funcionalidade, o morador escolheu a geladeira Electrolux Black Inox, que conta com Tecnologia Autosense para controlar a temperatura automaticamente usando inteligência artificial, ajudando a prolongar a vida dos alimentos e mantendo tudo mais fresco.
Como Murilo é o primeiro morador desse apê, ele teve a oportunidade de deixar o espaço exatamente do seu jeito. Além da integração de cômodos, as principais alterações da reforma envolveram a colocação do piso (pois o imóvel foi entregue no contrapiso) e a remoção do forro existente, aumentando o pé-direito em 50cm – o que pra ele foi uma ótima surpresa. Outro ponto que atraiu Murilo para esse apartamento foi a varanda. Apesar de compacta, ela tem a medida ideal para que o morador possa descansar na rede e cultivar plantas e temperos – usados inclusive no preparo de suas receitas também.
“Meu apartamento tem cheiro, trilha sonora, luz! Isso tudo faz parte da atmosfera da casa que habito”, ele diz. Além de naturalmente encontrar referências na área de arquitetura, Murilo fala que todo tipo de vivência o inspira. Por ser muito observador, ele gosta de refletir sobre os espaços que frequenta, as pessoas com quem convive, a cidade ao redor… isso tudo contribui para suas criações enquanto arquiteto – e também para a forma como ele vivencia seu lar.
E se pra ele a relação com a casa já era importante antes, agora com toda a experiência durante a pandemia essa conexão só ficou ainda mais forte. “Esse processo me fez olhar mais para dentro de casa, querer mais espaço para acomodar o que realmente faz sentido. Busco hoje um lar com menos coisas e menos informação. Tudo muito fácil de limpar e organizar, porém sem perder o charme e o conforto”, ele conta. Faz apenas dois meses que Murilo se mudou para o novo apartamento, mas em pouco tempo ele conseguiu criar um lugar que o acolhe como um verdadeiro ninho.
Fotos por Leila Viegas
Podem informar de onde é a cabideiro laranja? Obrigado!
Oi Melissa, tudo bom?
Essa peça o morador comprou durante uma viagem para o exterior.
Se chama Peg Coat Stand e é do designer Tom Dixon.
Olá! De onde é a mesa dobrável branca da varanda?
Oi, td bem?
Se não estamos enganadas é da Leroy Merlin: https://www.leroymerlin.com.br/mesa-dobravel-aco-redonda-flora-origami-71x60x60cm-bege-naterial_90083140
Vc podem informar de onde é a mesa de centro oval que tem na sala de estar?
Oi Juliana, tudo bom?
Sim, é o modelo Surf do designer Fernando Jaeger: https://fj.fernandojaeger.com.br/produto/mesa-surf-centro/
Olá!! Muito lindo esse ape!! Gostaria de saber de onde é o futon cinza!! Obrigada!
Oi Nara, tudo bom?
É da marca Tamtum: https://www.instagram.com/tamtumtecidos/
Mas já é um pouco antigo. Bjs
Qual o piso usado e cor ?
Oi, td bem?
Foi o Porcelanato Interno Pedra Esmaltado Borda Reta Venissa Bianco 90x90cm, da marca Portobello.
Parabéns, Murilo: vc fez milagre com essa cozinha minúscula. Preciso aprender com vcs, homens, a deixar as paredes vazias, sem quadros. Vc pretende mesmo manter assim?
A sacola como cachepô da planta grande ficou um charme: super criativo! Amei e vou copiar, pode?
Muito bom gosto, adorei. Eu também estou nesse movimento, poucos objetos, menos informação, menos marcenaria planejada e revestimento somente nas areas molhadas. Abraços!
Um “ninho” aconchegante, tbm busco ambientes menores, a varanda ficou linda! Parabéns!
Top apt, mas os detalhes dos discos e quadros dizem muito a respeito do bom gosto do morador!!!
Faz dois meses…
Tem razão, obrigada 😉
Uma graça de apê!