Sabe aqueles apartamentos padrão com corredores estreitos e escuros, cantos subutilizados e quartos apertados? Pode esquecer! No Nido, o mais novo empreendimento da Idea!Zarvos, a planta inteligente faz toda a diferença e deixa o apê com um clima de casa – com direito a janelas do piso ao teto e integração total com o lado de fora. Parece incrível? E é. Nós fomos convidadas a conhecer o apartamento decorado e vamos mostrar para você as ideias mais interessantes desse projeto da Mestisso Arquitetura, então vem com a gente fazer essa visita!

A inspiração para o layout sem áreas perdidas, com iluminação natural de sobra e livre circulação veio de um projeto muito especial: a casa no sítio de Otavio Zarvos, sócio fundador da Idea!Zarvos. Sua planta retangular com um quarto de cada lado concentra a sala e a cozinha no eixo do imóvel, evitando corredores e promovendo o convívio familiar ao mesmo tempo em que preserva a privacidade de cada morador. Após três anos usufruindo dessa casa no interior e percebendo o quão inteligente era sua distribuição de ambientes, Otavio decidiu aplicar o mesmo conceito no Nido – e pra isso ele convidou o escritório Brasil Arquitetura a idealizar o projeto do edifício.

Outra característica especial do Nido que contribui muito para o bem-estar dos moradores é a caixilharia do piso ao teto, o que permite a abertura quase completa do vão. Ao invés de uma janela pequena e convencional, já imaginou estar sentado no sofá e poder ficar admirando a vista da cidade sem nenhum obstáculo? Ou então cultivar plantas na jardineira ao longo de toda a extensão da sala? Com as portas de correr abertas, a sensação é a de realmente estar em uma casa – e o melhor: com vista para a Vila Ipojuca, um bairro tranquilo e arborizado da zona oeste de São Paulo.

É fácil se imaginar morando nesse apartamento com tanta luz natural, uma vista linda para a cidade e espaços muito bem resolvidos, né? E olha que as boas soluções de arquitetura não param por aí. Veja a seguir outros detalhes que amamos no Nido além da planta incrível:

5 soluções de arquitetura do Nido

.

Varanda totalmente aberta: Também por conta da caixilharia bem pensada, a varanda se abre por completo para a sala, fundindo as áreas externa e interna. Dessa forma é possível criar um pequeno jardim na varanda e ainda aproveitar a jardineira estreita que acompanha toda a extensão dos caixilhos de vidro para complementar o espaço com mais plantas.

Banheiro com duplo uso: Ao invés de criar um lavabo apertado e um banheiro pequeno que comprometeria a metragem do segundo quarto, o apartamento decorado propõe a solução de unir as duas funções num só cômodo. Com acesso tanto pela sala quanto pela suíte, o banheiro ganhou dimensões confortáveis e muita praticidade para o dia a dia.

Ilha central + estante: A planta do Nido já favorece a integração total entre sala e cozinha, porém para aumentar a área de bancada e criar uma divisão sutil entre os cômodos, os arquitetos projetaram uma ilha central que funciona também como estante. Sua estrutura vazada faz com que o móvel não pese no ambiente e possa ser utilizado de ambos os lados.

Portas camufladas em painel ripado: Já pensou que ao invés de ter muitas portas em uma mesma parede, é possível camuflá-las em painéis para deixar o visual mais minimalista? Foi essa a solução pensada para o apartamento decorado: tanto a entrada para o banheiro quanto a porta da segunda suíte ficam ocultas em um painel ripado branco, então elas se tornam parte da decoração.

Laje de concreto aparente: Outra solução interessante foi deixar a laje de concreto aparente na área da sala. A ausência de um forro convencional permite que o pé-direito do espaço fique mais alto, além de trazer o complemento da textura do concreto para a decoração.

Amou o apê e quer conhecê-lo de perto? Você pode agendar uma visita ao decorado para após o lockdown por meio do link a seguir: https://ideazarvos.com.br/empreendimento/nido/

Fotos por Leila Viegas

.