Um lar colorido para a família toda

Nesse apê antigo, a reforma renovou o clima da casa de um jeito leve e lúdico

Para contar a história do apartamento do arquiteto Rodrigo e da produtora Helena, é preciso voltar algumas décadas no tempo… O imóvel foi habitado pelos avós da moradora nos anos 70, e depois virou o lar de seus pais, onde ela foi criada desde que nasceu até os 12 anos de idade. Por um período, o apê ficou alugado para terceiros, até que em 2014 a notícia de que o espaço ficaria vago chegou na hora certa: a família de Helena e Rodrigo estava prestes a aumentar, com a descoberta de que a pequena Dora já estava a caminho. “Minha infância toda foi vivida nesse apartamento e hoje tenho a emoção de ver minha filha crescendo no mesmo lugar que eu cresci”, Helena conta.

Para receber e se adaptar às necessidades da família, o apê passou por duas reformas comandadas pelo escritório de arquitetura em que Rodrigo é um dos sócios, a Vapor Arquitetura. Na primeira delas, em meio a uma mudança de layout — com novos acabamentos e marcenaria também — o piso azul, feito com epóxi autonivelante, se tornou a marca registrada do lugar. “É o caráter lúdico do projeto. Ele marca as áreas sociais do apartamento como um grande ambiente integrado, como se fosse uma varanda, boa para ter plantas, molhar, sujar e limpar. Quando acabou a obra, a primeira coisa que fizemos ao entrar na casa foi deitar no chão azul e imaginar como seria morar aqui e como a nossa filha iria gostar de brincar nele. Quando a gente recebe outras crianças, sempre falamos que moramos numa piscina, falo pra elas deitarem no piso e imaginarem… é sempre uma delícia”, lembra o arquiteto. Já na segunda reforma, novos mobiliários e cores foram adicionados ao projeto.

Helena e Rodrigo se conhecem e namoram desde o colegial, então dá pra imaginar como o casal já passou por muitas fases durante a vida. Com a chegada da Dora, o apê ganhou a configuração de um espaço de família, trazendo experiências totalmente novas: “Há um amadurecimento, e junto uma alegria que se reflete na rotina da casa. Os ambientes mudam e se tornam mais leves: todo dia a sala fica uma zona, a gente arruma à noite, e no dia seguinte continuamos nesse movimento. É natural, uma forma de apropriação das brincadeiras pelo apartamento todo, mas ao mesmo tempo é super importante a parte do arrumar, mostrando o respeito e o cuidado com a casa”, conta o casal.

Com o espaço todo integrado, os moradores brincam que a cozinha funciona como uma passagem que sempre acaba os atraindo… O que pode começar como uma simples olhadinha na horta facilmente termina com a geladeira aberta e um aperitivo sendo descoberto.

Para a família, é sempre um prazer estar junto, e a disposição aberta dos ambientes facilita bastante esse convívio, que se intensificou em 2020, com a quarentena e a necessidade de ficar integralmente em casa. “Vivemos um momento de testar a máxima da conexão, dos respeitos, e isso nos trouxe novos saberes de relação entre nós”, diz o casal. Sempre que possível, os três moradores se sentam juntos à mesa para as refeições, que acontecem em meio a conversas sobre o dia de cada um e pausas para encenar passos de dança.

Desde a história até os detalhes dos acabamentos, tudo no apê se relaciona com a identidade de seus moradores, seja pelas memórias da família de Helena, pela reforma tão sensível comandada pela Vapor Arquitetura ou pelos novos significados que a rotina cria diariamente no espaço. “Lar é uma palavra linda. Está relacionada à lareira, lugar do conforto, do encontro. Toda casa deve ser um lar. Pelo menos é algo que eu persigo nos projetos de arquitetura. Aqui, nos sentimos confortáveis, acolhidos, e, de maneira geral, o apê tem a nossa identidade”, Rodrigo diz.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Felco

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 21

  1. muito obrigada 🙂

    Responder
  2. Olá! Qual o nome da cor rosa da parede? Obrigada!

    Responder
  3. Olá! De onde e qual é o diâmetro da luminária oriental? Obrigada 🙂

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Você encontra luminárias de papel assim na Liberdade, em São Paulo. Várias lojas por lá vendem.
      Essa deve ter uns 70 cm de diâmetro, não sabemos ao certo. Bjs

      Responder
  4. Lindo apê! Adorei o piso azul, os quadros, as plantas, os objetos! Adorei a decoração, super aconchegante, de muito bom gosto e bela história de família! Parabéns!

    Responder
    • Oba!! Essa casa é apaixonante, né?
      Muito lúdica e especial. Adoramos esse clima colorido e informal.

      Responder
  5. Essa foi uma das casas que mais gostei de ver aqui e eu meio que amo TODAS! hahahaha
    Vocês teriam informações de onde é a mesa e o sofá? Ou seria pedir demais? hahaha
    Amo o site! Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Responder
    • Oi Gabriela, tudo bom?
      Ah, que demais receber esse carinho! Ficamos super felizes. 🙂 Essa casa é bem especial e única, né?
      O sofá é um modelo bem antigo, dos anos 60, se chama Strips e a designer é a italiana Cini Boeri. Antigamente era vendido no Brasil, porém não sabemos se ainda é. Talvez você encontre no Mercado Livre com esse nome Strips. Vale sondar.
      Sobre a mesa, se não estamos enganadas foi desenhada pelo morador e feita sob medida, mas vamos checar com ele. rs
      Beijos

      Responder
    • Descobrimos!
      A mesa foi desenhada pelo morador mesmo, da @vapor_arquitetura.

      Responder
  6. Ameiiiii! Preciso desse escorredor de louças!!!

    Responder
  7. Amei o quadro com a receita de hummus na cozinha! Vocês têm o link? 🙂

    Responder
    • Oi Roberta, tudo bom?
      Se não estamos enganadas é da artista Inma Lorente: inma_lorente_illustration
      Beijos

      Responder
  8. Linda casa! De onde é o armarinho branco de bebidas?

    Responder
    • Super colorida né?? O armário foi desenhado sob medida pelo próprio morador, que é arquiteto.

      Responder
  9. Adorei.Bom gosto sem pretensão. Gostaria de saber onde encontro a luminária que está ao lado do sofá?Obrigada.Bjs!

    Responder
  10. Adorei o tapete. De onde é?

    Responder
  11. Bom dia, muito legal esses quadros coloridos, vasos… bonito apartamento e plantas, decoração legal!

    Responder