Ideias incríveis no studio de 29m² da Idea!Zarvos

Vem conferir como dá para viver com muito conforto e aconchego em espaços pequenos

Que os apartamentos pequenos vieram para ficar a gente sabe, mas você já parou pra pensar como seria morar em um studio de 30m²? Quando a Idea!Zarvos nos convidou para conhecer o apê decorado do empreendimento POP Grafite, adoramos a chance de ver de perto como os ambientes foram concebidos, e podemos dizer: dá para viver com muito conforto e praticidade em um imóvel compacto! Principalmente quando o projeto é todo pensado para otimizar cada centímetro e trazer bastante aconchego. E o POP Grafite é exatamente assim.

Vamos conhecer e descobrir várias ideias bacanas para pequenos espaços?

Além de ser um projeto Idea!Zarvos e ter arquitetura assinada pelo escritório franco-brasileiro Triptyque, esse novo prédio fica localizado entre a Vila Madalena e Pinheiros, dois dos bairros mais interessantes de São Paulo. Outra novidade é que o POP Grafite é o primeiro Idea!Zarvos voltado à habitação de mercado popular, destinado para quem ganha até 10 salários mínimos mensais. Nas opções de apartamentos disponíveis se encontram studios que variam entre 27m² e 36m², complementados por diversas áreas comuns, como academia e piscina (na cobertura), bicicletário, lavanderia, entre outros.

Para entender bem como os espaços são distribuídos, nada melhor do que visitar um dos studios pessoalmente e já se imaginar morando ali. Nesse caso, quem assina o projeto do decorado é o escritório de arquitetura Estúdio Penha, que criou um conceito acolhedor e funcional explorando ao máximo o potencial do apê. O projeto mostra que todas as necessidades pessoais dos moradores cabem dentro do studio e que as áreas comuns complementam tudo o que falta, como a área de serviço, por exemplo. Quanto às soluções arquitetônicas, o que não faltam são boas ideias para inspirar quem vai viver no POP Grafite. Veja as nossas dicas favoritas abaixo:

6 ideias do POP Grafite

Piso único em todo o apê: Ao invés de criar uma miscelânea de acabamentos, em um studio compacto o ideal é seguir uma cartela reduzida de materiais: com menos delimitações entre os pisos, o imóvel aparenta ser mais amplo e fica menos ‘recortado’. No decorado, o Estúdio Penha propôs um revestimento cerâmico que remete ao tijolo para trazer acolhimento e uma sensação de casa. O único ambiente com outro material no piso é o banheiro.

Divisórias de serralheria e vidro: Não é à toa que as divisórias de serralheria têm feito tanto sucesso. Além de delimitar os ambientes de forma mais leve, essa solução deixa a iluminação passar de um espaço para o outro sem bloqueios, amplificando a luz natural em todo o studio. Nesse apê elas foram usadas entre as bancadas da cozinha e do banheiro, e também para isolar a área do vaso sanitário e box.

Cuba para fora do banheiro: Pode parecer inusitado para algumas pessoas, mas deixar a área da cuba para fora do banheiro é uma maneira muito inteligente de otimizar os espaços. Dessa forma o Estúdio Penha conseguiu criar uma bancada mais confortável que funciona até como penteadeira, deixando a circulação mais livre na área onde ficam o box e o vaso.

Tubulação elétrica aparente: Uma das assinaturas do Estúdio Penha é expor as características originais das construções, como vigas e tubulações. No POP Grafite o escritório usou esse recurso pois ele facilita a criação de novos pontos de luz e energia de forma fácil e rápida, sem quebra-quebra. Pintadas de branco, as tubulações não chamam a atenção e deixam o visual mais clean.

Muitos armários, mas sem pesar no visual: Sempre que você pensa em apês pequenos te vem uma sensação de que faltaria espaços de armazenamento? O decorado POP Grafite mostra que é possível ter muitos armários e áreas para guardar as coisas e mesmo assim manter o visual leve. Para isso, entra em cena uma marcenaria bem pensada e nos mesmos tons da parede, o que ajuda a camuflar seu volume. A opção por não colocar armários na parede acima da cama também deixa a decoração mais suave.

Esquadrias enormes que trazem amplitude: Esse último detalhe na verdade é mais um dos atributos do projeto do prédio, e é importantíssimo na sensação de bem-estar de quem mora em um studio compacto. Para que a vida em espaços pequenos seja mais agradável, é essencial haver uma conexão maior com o mundo exterior, então as amplas janelas permitem que a paisagem do bairro também faça parte da rotina.

Deu para ver que o POP Grafite é realmente muito incrível, né? Se você quiser conhecer o decorado pessoalmente também, aproveita a chance!

O espaço pode ser visitado todos os dias, das 11h às 17h, na esquina das ruas Wisard com Fidalga, na Vila Madalena, em São Paulo. Veja também mais informações no site oficial do POP Grafite.

Fotos por Maura Mello

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 8

  1. Qual é o revestimento do piso?

    Responder
  2. Super!!! Já tirei muitas ideias para minha futura pequena casa ♥ Obrigada ♥ Eu pessoalmente acho estúdios um charme!!! E esse está lindo! Bem arejado *–* a decoração então … Ual ♥

    Responder
  3. A decoração é vistosa, acabamento bonito, mas o banheiro não tem janela, o vaso sanitário não tem privacidade, e não há divisória entre quarto e sala… além disso, 10 salários mínimos é valor para mercado popular??? O que se gastou nesse apto em armários e acessórios pode ser melhor utilizado para compra de apto com quarto separado (moro em apto com 28m2 e o quarto é separado da sala/cozinha, melhora muito a aparência e a rotina)

    Responder
  4. Amei demais!!! Espaço muito bem aproveitado!!

    Responder
  5. Que legal! Já havia visto este apto em vários outros sites, mas vcs mostraram mais alguns detalhes, legal ver por aqui tb!

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      É lindo esse projeto né? Achamos super bem resolvido e com ótimas ideias. 🙂

      Responder
  6. Paleta de cores lindinha e espaço beeem aconchegante. Espaço ideal para solteirxs. Na medida.
    Mas essa cuba fora do banheiro e mesa para dois, não faria jamais. Prefiro uma mesa para 4 pessoas (adoro me reunir com as amigas) e a cuba dentro do banheiro. Mas entendo que isso é muito pessoal. 🙂

    Responder