Garimpos de sobra em um apê alugado

Objetos antigos e muitos tapetes vintage dão personalidade ao lar da Mari e do Vila

Há um ano e meio, a gerente de produtos digitais Mari e o designer Vila se mudaram para um apartamento alugado com muito potencial para se tornar o lar perfeito para o casal. Um imóvel antigo, com cômodos e janelas amplos, piso de taco e uma sala espaçosa era tudo o que eles queriam, mas o apê tinha ainda mais encantos que também impactaram na decisão de viver ali, como a vizinhança cheia de opções de restaurantes e comércio, uma sacadinha deliciosa e a vista para a copa de uma figueira do lado de fora. “Tivemos sorte, pois este foi o segundo apartamento que visitamos. Sou muito sensitiva e assim que entrei na sala, sabia que tínhamos encontrado. Consegui imaginar nossos móveis e o lugar para colocar os livros…”, a moradora conta. Realmente, o espaço que eles descobriram pela imobiliária QuintoAndar parece ter sido feito sob medida para o casal.

Para completar, o apê estava em ótimo estado e o morador anterior havia feito uma reforma para integrar a área social, que agora possui as salas de estar e jantar juntas à uma cozinha americana, o que torna o convívio bem mais próximo. Na decoração, a Mari e o Vila apostaram em seus objetos e móveis, que foram todos escolhidos um a um ou garimpados em viagens, andanças pela cidade e na internet. “São tapetes, quadros, espelhos, vasos, esculturas… coisas que podemos levar conosco para compor qualquer espaço e deixar sempre com a nossa cara”, eles dizem. Aliás, a Mari ama tanto procurar peças em antiquários e brechós que recentemente até decidiu abrir uma loja especializada em tapetes vintage de segunda mão, a Tapilogie. “Pra mim, os tapetes orientais contam histórias e são como obras de arte na horizontal. Os que mais ganham meu coração são aqueles usados e com leves imperfeições”, ela completa. Apesar da paixão pelo assunto ser antiga, a ideia de tornar isso um negócio veio durante a quarentena e tem se mostrado promissora.

Enquanto Mari se considera mais romântica e garimpeira, Vila tem um estilo minimalista, mas também não abre mão de ver sua personalidade pelos cômodos. No fim, os gostos acabam se complementando e resultando em uma mistura bacana e aconchegante, mas ainda assim a preocupação em agradar aos dois moradores está sempre presente na dinâmica da decoração. Não à toa, o grande destaque do lar é a estante de trilhos, que eles mesmos montaram e povoaram com seus livros favoritos. “No fim, ficamos muito orgulhosos do nosso DIY e, pela primeira vez, juntamos nossos livros e percebemos que tínhamos vários iguais”, o casal lembra. As plantas também foram uma solução simples e acessível para dar vida aos espaços.

Como tanto Mari quanto Vila possuem famílias em outras cidades, era importante que o apartamento tivesse um quarto extra, onde eles pudessem receber visitas e criar um home office – o que acabou se mostrando uma parte essencial do lar durante os dias de quarentena. Com a necessidade de trabalhar em casa, eles deram ainda mais atenção para o espaço, que ganhou estantes, plantas, um tapete e até um cantinho com a guitarra e o violão, ambos à disposição para a hora de desconectar do serviço e aproveitar o fim do dia.

A dica dos moradores para quem também vive em apartamentos alugados e não abre mão de se identificar com a casa é investir em móveis e objetos especiais. Para eles, o segredo está em peças com personalidade, que sejam possíveis de carregar de um lugar pro outro e tragam vida e bossa para o espaço. No dia a dia, a decoração acaba se misturando com a rotina, e Mari e Vila confessam que em sua morada não pode faltar amor, tapetes, livros, música e a companhia um do outro: “Dividir a casa e a vida com uma pessoa especial, que compartilha dos mesmos valores que eu, e com o nosso cachorrinho Nelson, é o que faz do apê um verdadeiro lar”, ela fala.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Leila Viegas

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 15

  1. Queridos, sabem dizer de onde é a mesa de jantar?

    Responder
  2. Realmente esse apartamento transmite uma energia massa, que aconchego!
    Sabem de onde é o espelho da sala de jantar?

    Responder
  3. Olá, gostaria muito de saber quem é o autor da fotomontagem preto e branco da moça sobre o globo.

    Responder
  4. Lindo, perfeito! Da para sentir o aconchego do apartamento e a sinergia do casal na decoração.

    Responder
  5. Que charme de apartamento. Parabéns! Sou fã de garimpos e já estou seguindo a Tapilogie 🙂

    Responder
  6. Apartamento lindo e aconchegante. Parabéns!

    Responder
  7. Lindo demais! Mais uma prova que garimpar é uma excelente ideia!

    Responder
  8. Um apê apaixonante!

    Responder