Apê pequeno com muitos pets e viés artesanal

Nessa decoração, todos os detalhes traduzem o carinho do casal com seu lar

Entrar no apartamento dos arquitetos Raquel e Julio, sócios no escritório Sertão Arquitetos, é fazer também uma visita à sensibilidade do casal em sua forma mais pura. O espaço é como um casulo de memórias e afetos construído com muito cuidado e de modo quase artesanal.  Ali, eles vivem muito bem acompanhados por seus três gatos e um cachorro, que são a alma do lar. “São eles que fazem a nossa casa ser o maior refúgio de amor para nós”, os moradores contam. 

Os arquitetos já viviam juntos antes de se mudarem para o apê atual, mas aos poucos, o antigo espaço se tornou pequeno com todos os moradores felinos que foram adotados. Primeiro veio a Frida, que pertencia a uma amiga de Raquel que saiu do país; depois o Tamborim e o Gergelim para completar o time dos gatos. Com a família crescendo, eles sentiram a necessidade de trocar de endereço e o escolhido foi o apartamento atual, em um prédio pequeno e charmoso de Santa Cecília. E já que esse apê era um pouco mais amplo, eles puderam até mesmo adotar um cachorro. “A mudança foi juntinho com o casamento. Aliás, no dia em que casamos, nosso antigo apartamento era apenas caixas e mais caixas”, recordam. Para essa nova etapa, o casal encarou a mudança como uma forma de construir algo que fosse dos dois desde o começo – da busca pelo imóvel ideal até cada detalhe garimpado.

Como o apê estava recém-reformado, eles puderam ir direto para a decoração, que foi alinhada cautelosamente: Raquel abriu mão de ter paredes coloridas e Júlio concordou em deixar o minimalismo de lado. Com essa questão decidida, eles partiram para soluções no estilo ‘faça você mesmo’, como a prateleira alta, onde guardam livros e lembranças, e a estante da sala. Na mesma linha, até os objetos espalhados pelo lar seguem esse viés artesanal: 

“Eu e o Julio costumamos nos presentear com itens feitos por nós. O primeiro presente que ele me deu foi uma coleção de desenhos em aquarela das tantas mãozinhas que faço para me expressar. Elas estão na nossa galeria. Dei para ele um retrato em aquarela também, da nossa gatinha Gergelim. A galeria, inclusive, é totalmente parte do nosso tear de histórias. Ali tem as flores do buquê do casamento enquadradas; uma mão que fiz em arame; a poesia que ganhamos de presente do irmão do Julio…”, Raquel conta. Além disso, uma pitada de nostalgia torna o apê ainda mais cheio de memórias, com móveis e objetos herdados de familiares e pessoas especiais.

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Como trabalham em casa, o hall de entrada se transformou em um escritório perfeito, já que é separado do resto do apê por um corredor. Enquanto o quarto e a sala são integrados e favorecem os momentos de conforto e lazer, o trabalho se restringe a esse cômodo de entrada, ajudando a separar melhor as esferas pessoal e profissional.

Com tantas memórias e projetos sob o mesmo teto e a presença dos pets sempre trazendo aconchego, o apartamento da Raquel e do Julio reflete um carinho pelo passado e os braços abertos para o futuro e seus novos planos. “Nossa casa não foi um lar desde o primeiro momento em que nos mudamos. Leva um tempo para que a gente ocupe o espaço, se acostume com o novo. É um período importante, para nos fazer perceber que o lar real está mesmo é dentro da gente”, eles falam.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Gisele Rampazzo

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 55

  1. Que lar maravilhoso! Dá vontade de morar assim do jeito que está mesmo, sem mexer em nada! Parabéns aos envolvidos, dá pra ver que tem muito amor e carinho (L)

    Responder
    • Oi! Esse apto é um amor mesmo.
      Os moradores construíram um verdadeiro ninho de muito aconchego. 🙂

      Responder
  2. Linda casa! Puro charme! Gostaria de saber, por gentileza, se sabem da onde é aquela luminária de chão cinza, bem discretinha ao lado da mesa redonda. Obrigada!

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Esse apto é encantador mesmo. A luminária é da Leroy Merlin. 🙂
      Beijos

      Responder
  3. Que apezinho mais aconchegante e maissssss acolhedor!!!! 🙂 Amei tudo e todos os detalhes. Ameiiiiiii esse tom verde menta meio azul do quarto. Tudo lindooooo! Parabéns pela decoração!

    Responder
  4. Adorei! Super romântico! Gostaria de saber sobre a espreguiçadeira que tem na sala

    Responder
    • Oi Agnez, tudo bom?
      A moradora nos contou que comprou esse móvel de um amigo que estava desapegando, então ela não sabe a real origem. Mas comentou que já viu uma peça similar em uma das lojas da Rua Cardeal Arcoverde, em SP. Beijos

      Responder
    • Já vi esse divã nas fotos da loja Maria Jovem que fica na Vila Madalena 😉

      Responder
  5. Adorei a casa que condiz com o nome do escritório , “Sertão “ que lembra as pequenas lembranças que habitam as casas de brasileiros que cultuam nosso rico artesanato , a casa da gente , no fundo eu achei minimalista se pensarmos apenas no que importa rs o apreço às lembranças onde habitam pessoas. Parabéns !

    Responder
    • Essa casa é super especial mesmo. Incrível em sua simplicidade.
      Ficamos felizes que tenha curtido, bjs

      Responder
  6. Lindo! Amei!

    Responder
  7. Oie! Muito lindo! Amei! Onde compraram esta cadeira de ferro que está na varanda?

    Responder
  8. oi, tudo bem?
    vcs sabem de onde é a cadeira vinho/bordô na mesa de jantar?

    Responder
    • Oi, tudo bom e você?
      Puts, essa cadeira a moradora ganhou de presente e não sabe de que loja é. 🙁
      Bjs

      Responder
  9. Cada canto uma história, cada história em seu canto ! Lindo, charmoso, acolhedor, puro amor ! Adorei, parabéns, Deus realmente mora nos detalhes ! Super beijo, e que sejam felizes para sempre

    Responder
  10. Um encanto de apê ! só senti falta de conhecer a cozinha

    Responder
  11. É um apt lindo cheio de charme e amor

    Responder
  12. As vezes eu me pergunto o que é para vcs um apt pequeno?

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Às vezes a lente dos fotógrafos pode fazer os espaços parecerem maiores do que realmente são, vai ver é isso. Bjs

      Responder
  13. lindo! lindo! lindo! gostaria de detalhes da mesa de trabalho. é uma única tábua? tem algum apoio no meio ou só nas pontas? Gracias!

    Responder
    • Oi Mariana, tudo bom?
      Ficou bonito né? Não tínhamos muito recuo para fotografar ela toda, por isso não dá pra ver tanto a parte inferior. Dependendo da extensão da mesa, recomendamos um apoio central – é mais seguro. 🙂 Beijos

      Responder
  14. Perfeito!!!! Casa com cara de casa

    Responder
  15. Coisa mais linda! Cada cantinho cheio de amor e delicadeza! Que sejam muito muito muito felizes e transbordantes

    Responder
  16. Apaixonante !!!
    Nossa casa tem que ter a nossa cara, nossa energia e nossos valores .
    Amei Parabéns! !!

    Responder
  17. Q delícia de cantinho! Parabéns!

    Responder
  18. Lindo lindo…gostaria de saber aonde encontro a sombrinha com cabo de patinho.Obrigada!

    Responder
  19. demais! criatividade e bom gosto. só beleza!

    Responder
  20. Adorei sua casa e principalmente como foi a motivacao para a decoracao. Espero que seja muito felizes por muito tempo.

    Responder
  21. Apê super gracinha!! Jeitosa e acolhedora com detalhes sutis!!! Adorei o decor!!!

    Responder
  22. Dos mais acolhedores que já vi por aqui. Deliciei-me com cada detalhe, cada canto dessa casa. É linda demais!

    Responder
  23. Que lindeza!!! Os espaços estão muito bem decorados e aconchegantes. Vcs são ótimos profissionais. Agora os pets que fofura…realmente eles completam um verdadeiro lar.

    Responder
  24. Eu queria saber como sobrevivem os vasos e enfeites tão lindos em uma casa onde vivem 3 gatos #chocada Também tenho 3 gatos, mas não rola ter um vasinho, eles derrubam tudo, até cartela de ovos que estava em cima da geladeira eles já derrubaram de lá kkkkkkk. Acabo de crer que os meus são meio terroristas mesmo hahahaha.
    Lindo o apto, muito charmoso.

    Responder
    • Maíra que alegria, muito obrigado!! Tivemos um bom tempo de terrorismo por aqui, o tamborim sempre foi mestre em derrubar as coisas! Ultimamente tudo se acalmou por aqui, temos muitas peças que precisaram serem colocadas, mas acontece, o que faz tudo parecer mais vivo!!!

      Responder
  25. Que ap lindo!!! Alguém sabe de onde é aquela bandeira de olho?

    Responder
    • Olá Gabriel! muito obrigada! A bandeira é de uma marca chama Maru, segue o insta delas @Maru.loja

      Responder
  26. Adorei a solução de prateleira perto do teto, na primeira foto. Como foi feita a fixação? Não vejo mão francesa por baixo.

    Responder
    • Olá Adalberto!! Obrigada que bom que gostou! A intenção era realmente que a mão francesa não ficasse aparente para termos uma identidade mais limpa, para isso, invertemos e parafusamos ela na parte de cima da prateleira, de forma que a fixação é funcional e escondemos a mais francesa com os livros!!

      Responder
      • Que ideia ótima! A casa é muito linda. Amei os detalhes e tive boas ideias para dar novos usos a coisas que já tenho. Felicidades!!!!!!

        Responder
        • Oba, que demais! Adoramos quando vocês se inspiram nas histórias que contamos por aqui. 🙂

          Responder
    • Olá Adalberto!! Obrigada que bom que gostou! A intenção era realmente que a mão francesa não ficasse aparente para termos uma identidade mais limpa, para isso, invertemos e parafusamos ela na parte de cima da prateleira, de forma que a fixação é funcional e escondemos a mais francesa com os livros!!

      Responder